Sou Fã! E Agora?

Sou Fã! E Agora? Frini Georgakopoulos

Resenhas - Sou Fã! E Agora?

1 | 2 | 3 | 4

Paloma F. 12/07/2020

Esse livro é o tipo de livro justamente pra quem é fã de livros, a descrição dos sentimentos que a gente vive lendo é extremamente fácil de se identificar!

Milena.Miyazaki 08/07/2020

muito interessante! um guia muito útil para descobrir gêneros e o mundo literário.

Julia 29/06/2020

Um presente pro fã!
Esse livro, com uma leitura leve e despretensiosa, é recheado de diversos sentimentos e situações referentes ao ato se ser: fã.
É muito interessante e engraçada a forma como a autora fala sobre isso, fazendo com que role uma identificação durante todo o percurso.
O livro funciona como conversa/manual acerca do universo literário, desde referências a cultura pop, passando pela construção de fanfics e criação de eventos literários.
Se você gosta de ver referências a livros que você já leu, casais que você já shippou e de brinde ainda pegar recomendações de leituras, esse livro é pra você.
Só não espere uma história que vá mudar a sua vida, porque não é esse o propósito.
É pra ser uma leitura sem compromisso.

Danielle.Nasser 15/01/2021

Conheci o livro da Frini no clube do livro. E o curioso foi que a cada página eu era levada diretamente para lá, para o clube. É ótimo ver alguém falando e escrevendo sobre coisas que você gosta e se identifica. É ótimo sentir que tem uma turma. Apesar de ter muitos amigos, pouco são leitores, esse o livro faz vc se sentir como se estivesse com seu mais novo amigo leitor e fã igual você. Amei!

Maria.Vitória 02/05/2020

Sou fã! E agora?
Não tenho nada a falar além de, LEIAM.
Entender um pouco mais sobre é incrível.

Aldemir2 20/04/2021

Nhé
Não sei se foi porque tudo o que o livro vai explicar eu já sabia de cor e salteado ou se foi porque ele realmente não deu muito certo, mas pra mim não desceu muito. Esse livro vai explicar as coisas mais básicas de fãs e fandons de uma maneira bem simples e didática, caso você queira conhecer essas coisas e alguns termos (o que acho difícil alguém não conhecer ainda) ele vai funcionar bem pra você, se já conhece tudo e é mais aprofundado nesse universo, então ler ele seria uma perda de tempo.

@lendoaos30 15/04/2020

É um ótimo livro para o que se propõe. Frini é conhecida por quem acompanha eventos literários, seja em feiras, seja na Bienal do Livro, seja no Clube do Livro Saraiva, no Rio de Janeiro. Ela é declaradamente apaixonada por literatura YA, e é exatamente a esse público (mas não só) que ela se dirige neste livro. O que achei mais interessante é que acaba sendo um livro meio didático meio conversa entre amigos, e que traz, de uma forma muito simples e facilmente reconhecível e agradável para adolescentes (principalmente), a importância da leitura para a vida. Imagino meus alunos lendo esse livro e se divertindo, e curiosos para depois arriscar algumas das obras comentadas pela autora - dos quais conheço uma minoria, mas os poucos que li são muito bons - e, mais à frente, se tornarem leitores cada vez mais competentes e apaixonados. Achei apenas que algumas informações extras colocadas se tornam inacessíveis por serem de sites, livros ou vídeos em inglês, o que pode desanimar um pouco aqueles que não são familiarizados com o idioma. Mas isso não tira o mérito da obra, e, de certo modo, pode também abrir uma brecha para um interesse maior em aprender essa língua. A pergunta que gera esse livro poderia ser "Afinal, quem nunca foi fã de alguma coisa?" E ser fã é quase sinônimo de ser adolescente. Ter, então, um livro em que eles podem identificar esse sentimento, se sentirem abraçados e, melhor ainda, incentivados a ler e escrever mais e mais, só pode ser uma ótima ideia.

Raffafust 30/08/2016

Eu desenvolvi um medo muito recente de aviões. É só falar que eu vou entrar em um que já começo a sentir dor na barriga e o coração a bater forte, tudo culpa e uma turbulência de muitos longos minutos que peguei em fevereiro desse ano e que ainda fechou com o avião arremetendo antes de finalmente posar no aeroporto Santos Dumont. Se você está se perguntando que diabo de resenha é esta? Vou explicar melhor.
Desde o encontro de blogueiros da Companhia das Letras que ganhei Sou Fã! E Agora?, eu queria muito por 2 motivos: 1- sou amiga da autora; 2- tinha certeza que me identificaria com o livro. Dito e feito. Ao recebê-lo, ao folheá-lo me encantei, e para minha alegria o livro ainda conta com partes interativas que amei preencher.
Ao ver a Frini explicando um pouco do livro no encontro, percebi que seria uma leitura daquelas difíceis de largar, e não deu outra. Comecei timidamente, no sábado à noite ao chegar na Bienal de SP li algumas páginas antes de cair no sono. E logo de cara já tive uma aula de termos que falo mas que confesso a vocês não sou profunda conhecedora do assunto. Nunca sei rotular o que é YA ou não. Bom, não sabia, ao ler o livro agora já identifico os facilmente. Mas não é somente isso, é bem mais, parece um guia de fã, com a nossa cara. E ao ler no aeroporto e no voo o livro é que vi o como cada página tinha muito de mim.
Sempre sofri ao ouvir as pessoas falando - e julgando! - para mim: " Ai, sério que você tem ídolos? Para mim ídolo é Jesus!". Cara, ok, também sou fã dele, mas também quero ser fã do Stephen King, do Axl Rose, do Johnny Depp...e ainda tem aqueles malas que se acham porque nos acham bizarros porque somos fãs, que pessoas vazias essas ( ok, agora sou eu que estou julgando!) .
Não lembro quem foi meu primeiro ídolo mas deve ter sido a Xuxa, eu queria parar de ir à escola para ouvir Ilariê o dia inteiro, eu só queria me vestir de O Bicho Comeu, eu tinha que ter nascido loura para ser paquita...nossa, como eu era fã. E daí não parei mais, e como diz a Frini não devemos nos envergonhar de quem gostamos, já tive fases e ídolos para sempre.Exemplos? Fui fã de New Kids on The Block e até do É o Tchan...que fase trevas me imaginar dançando que o " o califa tá de olho no decote dela..."
Felizmente tenho outros ídolos e eles me motivam o tempo inteiro. É assim com os livros que lemos, e a autora passeia por gêneros, por clichês, por locais onde passam as histórias, por teorias de gatinhos e até por preconceito literário. Eu que sou fã de hot já tive nos primórdios preconceito com os livros desse tipo. Quem diria que hoje amaria Sylvia Day?
Ah claro, como não citar que tem capítulo especial para FanFics, gente, eu nunca entendo esse universo e em vários eventos da Menina já tentaram me explicar mas eu acabo boiando com tantos termos lá pela metade. Agora depois desse intensivão da Frini acho que já passaria na média em fanfiction.
O livro é uma delícia, é para pegar e não largar, e se vocês estão se perguntando porque falei de avião lá em cima, é porque eu entrei com ele e uma caneta no avião, o voo tremeu, e eu simplesmente não liguei. Meu marido disse que o segredo era um livro me entreter para esquecer todo o medo que deixei em algum lugar, mas que passou longe de mim nessa viagem de volta ao Rio.
A cada página lida eu imaginava a voz da Frini, coisas de alguém que já acompanha há tempos os eventos apresentados por ela aqui no Rio e que agora ainda mais tem um carinho imenso por essa moça que consegue passar exatamente o que sente quando lê um livro, é emoção pura e para quem ama ler como nós é sincero. E por isso mesmo, um livro que precisamos ter na estante.
Virei fã, e agora? ;)

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/08/resenha-sou-fa-e-agora-editoraseguinte.html

kethlyn 05/05/2022

Representação
É um livro divertido para quem é realmente fan da cultura POP.
Possui muitas referências e comentários sagazes a respeito de como todo fan se sente em relação as sensações e sentimentos que temos.

um olhar de boneca 25/03/2021

Este libro descreve como é a vida de um fã, de um leitor!
Real esse livro me escreveu, varias momentos dele eu falava ?NOSSA EU FAÇO MUITO ISSO, NOSSA É MUITO EU?
E livro bom é assim, quando vc se identifica e se encontra nele ?

Tha 26/04/2020

Resenha Sou Fã! E Agora?
Comecei esse livro esperando que ele fosse invocar a tão amada nostalgia, que nós Nerds tanto amos, ele até que tem alguns momentos assim, mas ele é basicamente um amnual pra epliccar sobre coisas do Famdom das quaias eu já tenho conhecimento há séculos, então ele não foi tão interessante pra mim quanto eu acho que séria pra alguém que está entrando nessa vida de fã agora e descobrindo a mágia de todas as coisas.

O que eu posso dizer sendo imparcial é que o livro ébem completo em descrever os elementos do fandom, e para fãs novos que estão meio perdidos nesse mndo pode ism ser um guia de grande ajuda.

site: https://www.instagram.com/thaystalendo/

emanuelly 07/07/2020

Deliciosamente divertido e gente como a gente
Fluído e descontraído, me prendeu a ponto de eu sentir uma dor no peito quando terminei.
O livro disserta sobre diversas alas do fandom, e partindo da experiência de fangirl da própria autora, dá dicas super legais de como se aventurar nessas empreitadas. Me conquistou completamente, e espero que conquiste outros leitores também.
Maria 07/07/2020minha estante
E essa foto linda cheirosa no perfil hein gatinha do deserto

Julie 14/07/2020

Quem nunca?
Além de compartilhar seus momentos como uma fã, mostrando que não é mico quando a gente curte e se diverte, dá altas dicas de como expressar seu amor pelas coisas/pessoas através de blogs, resenhas, vídeos e encontros.
Aquela leitura leve entre uma ressaca literária e outra.

Vic@ 21/06/2020

Você que é fã, alguma vez sentiu que queria fazer ainda mais a respeito desse algo que você admira tanto? Nesse livro interativo, Frini Georgakopoulos irá conversar com o leitor de uma maneira divertida enquanto dá diversas dicas para nós fãs, debate sobre alguns assuntos literários, indica diversos livros e ainda conta um pouco de suas experiências.

Sou fã! E agora? é um livro bem rapidinho, que dá para ler em poucas horas tranquilo. É muito bom ler algo que se assemelha a uma conversa com um amigo muito próximo, já que a própria Frini é uma fã e uma leitora como nós, que entende perfeitamente o que passamos e sentimos, então é certo que você irá se identificar em algum momento e irá gargalhar a beça.

Não tenho muito o que falar, já que não se trata de um livro com uma história progressiva e sim um livro dividido em tópicos, mas posso dizer que ele só melhora.

É um ótimo guia para se checar quando estiver pensando em criar um blog por exemplo. Ou talvez uma fanfic perfeita. E até mesmo organizar um evento literário inteiro! Há diversas dicas de ouro por aqui.

Frini também entra em assustos específicos, como gênero YA, clichês, romance e muuuuuitas outras coisas presentes na literatura onde irá debater sobre. Em cada página do livro minha cabeça já estava assentindo, concordando e rindo de tudo que a autora falava.

1 | 2 | 3 | 4