Conto de Dragões

Conto de Dragões Fabi Zambelli

Resenhas - Conto de Dragões

Ale Salvia @estantedaale 19/04/2017

Conto de Dragões no blog "Estante da Ale"
A história é sobre Mariane, uma garota aparentemente normal de 20 anos que frequenta a PUC de Campinas (pontos positivos por ser aqui no Brasil, Mari é de Jundiaí ♥) que começa a ter sonhos com dragões e um mundo fantástico. O que ela menos esperava, era que a presença de Andrey tornaria todos os sonhos uma realidade. Com uma ameça de serem exterminados, os humanos se unem aos dragões e a aventura começa!

Que eu amo dragões não é segredo, certo? O livro é recheado de ação e fantasia. Há um toque de romance, mas outros temas surgem também como família e amizade. O que me leva a dizer que há uma grande amplitude quanto aos personagens, o que possibilita agilidade no enredo. Tudo acontece rápido, os Giantz são vilões fortes e não existe enrolação.

Com 411 páginas e uma letra menor que o normal, percebemos o quanto a autora tem para nos contar. Particularmente, eu gosto mais de histórias em primeira pessoa, porém em "Conto de Dragões" fez sentido o uso da terceira pessoa na narrativa. O fato da autora abordar vários pontos de vista diferentes tornam a história completa. O mundo mágico criado por Fabi tem embasamento, sabe? Ela se preocupou em deixar tudo fechadinho.

A personagem que mais gostei foi a Mari, achei a garota natural e forte. E ela gosta de ler, como não se identificar? O Andrey é aquele garoto que de início achei meio stalker, confesso! Mas soube conquistar nossos corações. As cenas dele e de Mari são puro amorzinho e olha que ainda tem o Matheus nessa história para ser um crush super fofinho.

Ah, podem comemorar: é um livro único!!! Fabi, palmas para você! O final me agradou bastante, a forma como tudo finaliza, o fato de que nada será como antes é ótimo. Há a consciência em todos os personagens sobre a evolução de cada um e não tem como fingir que dá para voltar ao normal. Só o tempo dirá como as coisas seguem, certo Dona Fabiane Zambelli???

site: http://estante-da-ale.blogspot.com.br/2017/04/resenha-conto-de-dragoes.html

Vitoria 13/04/2017

Quando a fantasia vira realidade.
Mariane, uma garota no auge de seus 20 anos, universitária, estava no segundo ano de Jornalismo. Ela estudava com Matheus, que era um garoto extremamente introvertido, exceto com ela. Para ele, não importava ter muitos amigos, tendo Mariane como amiga já bastava. Mariane tinha outras amigas: Karen, Laura e Kelly.

Mariane sempre sonhava com criaturas sobrenaturais, porém esses sonhos começam a ter um aspecto completamente realístico.
Será que aquelas criaturas místicas que apareciam em seus sonhos poderiam realmente existir?

A pergunta é respondida no momento em que ela conhece Andrey, que inicialmente não fala pra ela, como é sua forma original, o que ele realmente é. (Mas depois ele abre o jogo!) Andrey sempre a encantou e logo, ela se apaixonou por ele. Ele era incrível, com seus cabelos castanho-escuros e olhos  verdes-escuros, que pareciam um oceano. 👀🌊

Quando Mariane descobre o que está acontecendo, seu mundo vira de cabeça para baixo, a descoberta de que há dragões, a provável guerra que poderá acontecer entre dragões e giants (criaturas até então desconhecidas), que consequentemente poderia envolver os humanos.

Os giants uma espécie maligna, que queria acabar com humanos, estavam ameaçando os dragões, pois eles estavam escondendo a "arma secreta" que iriam usar contra os giants.

E adivinhem quem era a arma secreta?! Sim, a Mariane. Mas, ela sabia que não estaria sozinha nessa, Andrey estaria ali do seu lado, sempre.

E não acaba por aí! Matheus, que sempre foi amigo de Mariane, começa a ficar incomodado quando a via com Andrey, mas não sabia o por quê, ainda não...

Pessoal, não irei da muitos detalhes porque não quero dá spoiler. 😁 Mas, pense numa história boa! 😍

Lina DC 12/02/2017

A trama é narrada em terceira pessoa e se passa em Jundiaí e Campinas. Conforme a sinopse explica, Mariane é uma jovem de 20 anos que sonha com dragões. Em seus sonhos, um dragão de olhos verdes brilhantes sempre chama a sua atenção. A jovem divide o seu tempo com a família, os estudos e seu trabalho como repórter no jornal de notícias de Jundiaí.
Após mais uma noite repleta de sonhos com dragões, Mariane recebe uma ligação anônima que mexe profundamente com ela. O que a jovem não pode imaginar é o quanto sua vida irá mudar...
A rotina de Mariane consiste em estudar com seus amigos Matheus, Karen, Laura e Kelly. Como toda jovem no início de seus vinte anos, a protagonista está envolvida em crises existenciais e românticas, com as amigas suspirando por rapazes e sofrendo por amores platônicos. Cursando o segundo ano de jornalismo na PUC de Campinas, a jovem irá se surpreender quando Andrey surge como um novo aluno no curso. Mariane é inteligente, amorosa e leal à família e aos amigos.
Andrey é um dragão que há muito tempo está observando Mariane e sente sua conexão com ela crescer cada vez mais. Obedecendo a ordem de seu pai de manter-se afastado não está sendo uma tarefa fácil, ainda mais agora que ele teve a oportunidade de conhecê-la pessoalmente. Seu pai Thadeu sofreu muitas perdas e carrega a responsabilidade de manter os dragões vivos; sua tia Maysa age como um amortecedor nas discussões entre pai e filho e Pandora, sua prima, é uma jovem que precisa amadurecer muito e entender o perigo que os rodeia. Andrey tem uma personalidade um pouco mais arrogante e sabe que o seu sorriso é capaz de mover montanhas. Mas ao mesmo tempo é um rapaz protetor, intenso e que luta pelo que defende e acredita.
Giulian é o rei dos Giants, uma criatura vil e sádica que tem como passatempo causar dor aos seus subordinados, Telonius e Cacio. A única giant que consegue ver um lado mais amável dele é Luara, que o ama incondicionalmente e o conhece desde pequena. O objetivo de Giulian é derrotar os dragões de uma vez por todas e adquirir o máximo de poder possível dos terráqueos.
Temos outro núcleo na trama, que é o núcleo militar, representado inicialmente pelo Tenente Nunes. Quando percebem que objetos não identificados estão surgindo, um grupo de soldados terá um papel importante na grande batalha...
A trama é uma mistura de aventura com romance e tem vários elementos que encantam o leitor durante a leitura. Um dos maiores destaques do enredo é inserir criaturas míticas no Brasil (a própria autora nasceu em Jundiaí). A autora descreveu de maneira esplendorosa o cenário, dando ainda mais veracidade ao enredo.
O enredo fala de amor, mas também de amizade e família. Trabalha com temas como integridade e os riscos que corremos por aqueles que amamos.
Alguns detalhes e situações poderiam ter sido mais desenvolvidas, como por exemplo, a origem dos dragões e dos giants, assim como a grande guerra que aconteceu entre eles. Alguns núcleos poderiam ter sido mais sintetizados, assim como a história de um ou outro personagem. Porém, vale ressaltar que essas são observações pessoais.
"Conto de Dragões" é uma ótima indicação para os fãs do gênero, com o bônus de se passar em território nacional.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina muito bem com o conteúdo e chama a atenção.

Super Ci 17/12/2016

Resenha do Elefante Voador
Imaginem que, a Terra está prestes a ser invadida por Giantz (uma raça alienígena dominadora que espalha morte e destruição por onde passa) e que a segurança do planeta depende de Dragões. Calma aí… Dragões?

Sim, Dragões. Os Dragões tiveram seu planeta de origem devastado pelos Giantz e, os poucos sobreviventes se esconderam na Terra para aguardar uma oportunidade de vingança, além é claro, de proteger o planeta de um futuro ataque dos Giantz. E não pensem vocês que os Dragões ficam escondidos em montanhas… Eles estão camuflados como seres humanos. É neste cenário que a história de Conto de Dragões se desenrola.

Logo no início da leitura, somos apresentados a Mariane, uma jovem estudante de jornalismo que leva uma vida completamente normal até que Andrey, um garoto misterioso, aparece em sua vida. A partir desse momento Mariane se vê envolvida diretamente na guerra e descobre que tem um papel importante para decidir o desfecho dessa história.

Os Giantz planejam dominar o planeta e sugar toda a energia dos seres humanos. Para isso, eles precisam colocar em prática um plano para expor os Dragões e fazer com que as pessoas se virem contra eles.

Paralelo a todo esse caos sobrenatural, Mariane e Andrey começam a viver um romance intenso e cheio de emoções, reviravoltas e provações. Confesso que essa parte me lembrou um pouco a fórmula Crepúsculo onde uma garota se apaixona por um cara sobrenatural e precisa guardar o segredo da natureza dele para não colocar em risco a segurança de toda a espécie.

A história demorou um pouco para me prender. No início eu gostava muito das partes do romance e queria pular as partes que falavam sobre os Giantz. Depois da metade do livro, quando sentimos que a guerra está prestes a acontecer, aí sim a coisa realmente fica boa. Sem falar que o final foi a melhor parte.

O mais engraçado, é que a julgar pela capa, pensamos que vamos cair em uma história medieval com princesas e dragões, quando na verdade, tudo se passa na atualidade e mais próximo do que se imagina: no interior de São Paulo! Fabi criou personagens com personalidades bem marcantes. Desde a protagonista Mariane até os Giantz. Meu preferido é Andrey.

No geral, é uma história divertida. Tem seus momentos cômicos, tem uns momentos mais pesados, tem seus momentos românticos. Acredito que, quem gosta do gênero Young Adult mais voltado para fantasia vá curtir a leitura.

Resenha completa no Elefante Voador

site: www.elefantevoador.com

Pâm Possani 14/11/2016

Muitíssimo bem escrito
Conto de Dragões é o livro de estreia na literatura nacional da Fabi Zambelli. A Fabi sempre organiza eventos literários aqui na cidade de Jundiaí e conheci a moça em um desses eventos. Mal sabia eu que ela já tinha várias obras prontinhas para serem publicadas e cerca de dois anos depois, na Bienal do Livro de São Paulo de 2016 ela publicaria sua primeira obra pela Novo Século. Uma história de dragões. E romance. E drama. E amizade. E MAIS DRAGÕES!
Mas isso parece ser improvável numa história? Ainda mais aqui na cidade interiorana de São Paulo, ó terra querida, Jundiaí? Pois a srta. Zambelli faz isso surgir aos poucos diante de nossos olhos em uma narrativa em terceira pessoa muito bem escrita e revisada, devo acrescentar. Poucos foram os errinhos ortográficos encontrados durante a leitura.

Será que era possível se apaixonar por alguém somente ouvindo a sua voz?
pág. 16

Em Conto de Dragões, basicamente, conhecemos a jovem Mariane, futura jornalista que mora em Jundiaí, pega o fretado pra ir para Campinas estudar na PUC Campinas juntamente com seu amigo Matheus. Uma vida normal, com ambições normais, amigas loucas por compra normais e nada fora do comum. Talvez nada além dos seus sonhos, sempre tomados por criaturas voadoras, que agora se tornaram cada vez mais frequentes e reais... E um telefonema, uma voz e um garoto novo entram em sua vida e reviram completamente tudo que Mari achava ser real. E é real? E se tudo que você sempre acreditou que fosse mentira, se mostrasse como uma verdade? E dependesse de você em uma guerra entre o bem e o mal? Você seria capaz de esconder isso da sua família e amigos? Você seria capaz de lutar?

Continua no blog Interrupted Dreamer

site: http://www.interruptedreamer.com/2016/11/conto-de-dragoes-fabi-zambelli.html#more