Como ser as duas coisas

Resenhas - Como Ser As Duas Coisas

RafaCarta 04/03/2020

Cansativo e complexo.

Camila Faria 19/01/2018

De um lado: George, uma adolescente de 16 anos que viaja com a mãe para Ferrara, na Itália, para ver os afrescos do pintor renascentista Francesco del Cossa. Do outro: o próprio Francesco, imaginado pela autora como uma menina, que assume a identidade masculina para desenvolver melhor o seu talento no século XV. Uma história espelhada, de duplos, em que gênero, realidade e ficção se dissovem e se misturam. Difícil explicar o jogo genial que Ali Smith criou, histórias originais permeadas pelo universo da arte e do luto, que se conectam e se completam. O livro pode ser lido de duas formas: metade da tiragem começa com a narrativa OLHOS e a outra metade começa com a narrativa CÂMERA. Os livros foram encadernados intencionalmente das duas formas, para que os leitores tenham aleatoriamente experiências diferentes, lendo o mesmo livro. Gostei muito e pretendo ler outros livros da autora escocesa.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-18/

Ana Aymoré 24/02/2019

Irredutível
Toda boa história deve ser - parafraseando Alice Munro com uma boa dose de liberdade - pelo menos duas histórias. Sob a superfície do texto sempre há outras narrativas que se insinuam. Como ser as duas coisas - o primeiro livro da Ali Smith que eu li, e que me abriu as portas para seu fascinante puzzle literário - opera essa passagem entre a escritura e seu outro lado de forma difícil de descrever numa resenha de dimensões tão reduzidas. Mas vamos lá:
O romance é composto de duas partes denominadas "um", encadernadas aleatoriamente, portanto intercambiáveis. Como ser as duas coisas: no presente e no passado, prospectiva ou retrospectivamente, histórias que se conectam através da perenidade da pintura. Mas não é só isso.
As personagens carregam em si o seu duplo, que se rebate sob o fundo da ambiguidade ou da transição de gênero. Como ser as duas coisas: George/Georgie, a adolescente andrógina e voluntariosa; Francesco del Cossa, o pintor de afrescos do Renascimento que Smith imagina como nascido menina e transmasculinizado-se de modo a realizar, numa sociedade misógina, seu talento artístico. Sendo que ambos/as são também, por sua vez, duplo um/a do/a outro/a. Mas não é só isso.
Um livro composto como um afresco, tinta que (mal) encobre a cal viva entrevista sob as ranhuras. Como ser as duas coisas: esse livro-afresco é como o corpo do sátiro Mársias, marcado pela transgressão, e cuja sina é justamente a pele esfolada, a carne dolorosamente exposta à crueldade do mundo. Mas não é só isso.
Olhar com ambos os olhos, ou seja, olhar em perspectiva para realmente ver. Como ser as duas coisas: com os olhos fora da cara, como pétalas que podem, se quisermos, testemunhar uma verdade superior. Como o duplo ramo de Santa Lucia. Mas não é só isso.
O mistério que reside em cada vida, que nunca se explica ou se desvenda ou (mesmo através do voyeurismo explícito da leitura) se monitora. Ou se minotaura, como diria Georgie.
Mas não é só isso. É, acima de tudo, incrivelmente belo. E irredutível a um, apenas.

Flávio 03/08/2022

A primeira parte muito boa e instigante com uma voz que apesar de parecer acima da idade da personagem, muito envolvente. A segunda parte, por vezes confusa como é uma fluxo de pensamento me distanciou um pouco

VitAria540 02/01/2024

Um flop de respeito
Eu amo a escrita da ali smith!!!!

Foi mt interessante as histórias interconectadas entre uma adolescente moderna lidando com o luto e um pintor italiano da época do renascimento.

A tradução foi genial também. Queria que esse livro fosse mais conhecido entre os jovens leitores?