Enclausurado

Enclausurado Ian McEwan

Resenhas - Enclausurado

Gabriel.Meira 14/03/2024

O que um narrador-feto teria a nos contar sobre seus pais?
O narrador, que nesse caso é um feto, conhece o mundo como ele é sem antes mesmo se deparar com a sua luz. Conta em detalhes os planos sórdidos de sua mãe perante um casamento fracassado.

gaspargabriela 09/03/2024

A perspectiva do livro é bem diferente de tudo que já li, então é interessante. Mas a história não me pegou e do meio pro final fica muito maçante.

Laishvenvs 28/02/2024

Condenado antes do nascimento
Se você, assim como eu, também gosta de um livro bem ?viajadão?, já começo indicando esse livro aqui.

Todas as histórias e memórias póstumas conhecidas da literatura me entretém bastante em infinitas possibilidades sobre o desconhecido: o que vem após a m0rt3.

Mas o que esperar quando o narrador ainda está para nascer mas faz parte do plano de
assass1n4t0 de seu pai, pela mulher que te carrega no ventre? No mínimo intrigante, ein?!

Com um ?quê? de Chuck Palahniuck em ?Condenada? e ?Maldita, McEwan tem uma linguagem muito divertida, sarcástica e provocativa. Capaz de nos ?enclausurar? enquanto participamos juntos de todos os acontecimentos.

?? Nota pessoal: meu primeiro livro do autor e uma leitura super descontraída, de linguagem fácil e fluída!

#ciadasletras #editoracompanhiadasletras #ianmcewan #enclausurado #nutshell #ianmcewanbooks #bookstagram

Mylena 27/02/2024

Narrador inusitado
Leitura coletiva do Literatalk, mês de fevereiro.
Se tem uma coisa que me resta dizer sobre esse livro é que o autor foi genial em trazer um narrador de certa forma inusitado. A trama em si não teve nada de surpreendente para mim, mas a narração toma a frente e faz o livro ser muito bom. Na minha opinião, apenas o final poderia ter sido um pouco diferente, mas entendo a concepção do autor.

Marcio.Caldas 08/02/2024

Inesperado
Quando iniciei, achei q seria uma leitura pesada, monótona e reflexiva....tinha apenas a esperança de conhecer a escrita de um autor bem falado. Após o início, me deparei com uma história leve , q consegue ser reflexiva na medida certa, sem perder o ritmo e prendendo leitor até seu final. Valeu muito a pena ler um dos narradores mais improváveis da escrita atual.

Wanessa_Gabriela 07/02/2024

Uma narrativa que tinha tudo pra ser uma simples história de suspense, se tornou uma obra poética e bem ?cabeça?, repleta de reflexões sobre os problemas do mundo, vinhos e relacionamentos amorosos, fraternais e de pais e filhos.
Ter como narrador um feto foi fenomenal! Incrível a capacidade do autor de trazer essa personagem à consciência total e plena, com senso crítico e bom caráter, toda uma personalidade forte e já formada que traz opinião e certeza durante todo o livro.

Um elogio extra pra editora que fez uma capa linda demais!

brigitte4 25/01/2024

Enclausurado
Livro rápido, diferente e divertido! a narrativa me deixou irritada algumas vezes mas vale a pena a leitura!

Geovani.Moreno 20/01/2024

Que bebê é esse?
Enclausurado, do Ian McEwan, parte de uma premissa pra lá de original. O narrador é um bebê ainda enclausurado no útero de sua mãe, que com muito humor e sarcasmo relata as desventuras que está vivendo. Através da degustação de sua mãe se torna um profundo conhecedor de vinhos, não poupando de críticas e observações daqueles que vivem ao seu redor.
O autor já bem conhecido e dos mais lidos na contemporaneidade nos apresenta uma obra curta, leve e agradável de ler. Longe de ser um texto denso, aproveita dessa leveza para tecer muitas críticas a moral e comportamento humanos. Com um desenlace previsível mas que não tira o brilho e divertimento da leitura. Por isso, recomendado.

Gabriel.Milli 03/01/2024

Decepção
Infelizmente me decepcionou, será que foi muito expectativa?! Não sei, mas um bebê com um fluxo de consciência sem sentido, divagando sobre assuntos que nao me prenderam e personagens esquecíveis e sem desenvolvimento nenhum. Uma pena.

Carol749 21/12/2023

Como pode um feto ser mais inteligente do que todos nós? O livro é interessante justamente por trazer um ser inanimado, um feto com tantas questões existenciais sendo que a existência dele ainda nem foi iniciada.
Acompanhar os planos assassinos de uma mãe diretamente dos ouvidos do filho dentro do útero dela é uma experiência que eu não sonharia nem em meus sonhos mais doidos! E não é um feto qualquer é um feto sommelier de vinho consciente de política.
Em alguns momentos achei o autor um tanto capacistista e esse foi o único motivo pro livro não ser cinco estrelas

May | @vidadaleitora 17/12/2023

Olá, queridos leitores! Aqui é a May, com mais uma leitura nada típica.
"Enclausurado" tem um enredo muito bem escrito por um bebê no último estágio da gestação. Sim, um bebê que sabe mais cultura que eu e você, e que ainda se gaba de não saber muita coisa (quanta humildade!). Na verdade, ele sabe diferenciar bem um vinho branco de outras bebidas, sabe as roupas que a mãe usa e das estampas, diferencia vozes com exatidão ainda que abafadas por um útero, e até tenta suicídio, porém prefere conhecer esse mundo cruel, mesmo que seja dentro da cadeia.
Ele já se prepara para esse ambiente tão hostil pois sua mãe e seu amante estão planejando assassinar seu pai biológico, e ele tenta evitar o evento dentro das suas limitações. A forma como esse bebê discorre me obrigou a lembrar que no mundo literário, nada é absurdo. Um bebê pode entender tudo o que os adultos estão dizendo do outro lado da barriga, julgá-los e intrometer-se com um chute, uma bolsa estourada e uma abertura violenta no colo do útero (eu não gostaria de gestar essa criatura). Esse livro é uma viagem e tanto, mas gostei de iniciar minha experiência com McEwan por essa história.
Fica aqui então minha breve recomendação e me digam se acreditam que deu certo o plano dos amantes!

Gi 13/12/2023

Tem gente ouvindo
Mais um livro com um ponto de vista bem inusitado. Um bebê dentro do útero da sua mãe narra essa história.
Tudo começa pela ambição, o desejo de se apossar de uma casa.
E o bebê vai nos mostrando que a maldade humana não precisa de muito esforço para acontecer.
Ele presencia a traição, um assassinato e a mentira. E sua preocupação é de como será sua vida após o nascimento.
Os pensamentos deste bebê vai muito além do ventre de sua mãe, até de política ele entende.
O final já era o esperado e é perfeito.
Um livro incrível.
Recomendo.