O Fio Dourado

O Fio Dourado Cornelia Maria Funke

Resenhas - O Fio Dourado

Jaqueline Martins 17/01/2024

Um livro que deixa o coração quentinho e onde os personagens são bem trabalhados e as motivações nos deixa ansiosos pra eles conseguirem o que querem.

Rosie 28/05/2023

Bom, até que fim terminei esse viu!

Já estava 6 meses lendo esse livro. Peguei, li alguns meses, abandonei, peguei de novo, abandonei. Finalmente terminei.

A história em si não é ruim, o 1° e 2° volumes são espetaculares! Eu li eles como se comesse meu doce favorito. Entretanto este 3° volume foi um pouco mais difícil. A história perdeu um pouco o ritmo, os personagens não estavam em sintonia, já tínhamos muitos pontos de vistas e neste volume ficou pior entender cada um deles. Enfim, foi um amontoado de várias informações, que não chegavam a um desfecho. Entretanto, não deixa de ser um livro ruim.

É triste saber que o 4° volume ainda não foi (ou não vai) ser publicado no Brasil, queria muito saber o que acontece com os personagens de fato.

O mundo que foi apresentado dentro do espelho é muito cativante, muitos elementos juntos e fantasiosos, temos absurdamente de tudo um pouco!

Faltam somente +2 livros da Cornélia para eu finalizar todos os livros lidos dela publicados em português. Ela sabe como escrever uma fantasia, mesmo que de forma lenta e detalhada, ela é muito boa nisso. É uma ótima autora de livros infantis também. Sou apaixonada por todos os universos da autora que me foram apresentados, até mesmo com seus defeitos.

A questão das 3 estrelas para esse volume, foi só por motivos de que eu não consegui me conectar com os personagens e seus dramas, mas recomendo a trilogia para todos.

"Não se prenda aos seus pensamentos. Eles cegam e ensurdecem."

obrigada por ler até aqui, se cuide :)

brendasnb 21/06/2022

Fantástico
Cornelia Funke é fantástica, que história, meus amigos. O único problema é que o livro inteiro parece uma transição para um grand finale. Ou seja, tô aqui surtando pra ler o próximo livro (pois é, não são uma trilogia).

Fer 24/06/2021

Esperava um desfecho
O livro é uma maravilha para quem gosta de fantasia, mas considerando toda a história deixa a desejar.
O início é um pouco lento e cria-se expectativas para que haja um desfecho no final de pelo menos dos problemas principais descritos nesse livro, mas não é o que acontece.
Achei que Will ficou mal desenvolvido e algumas atitudes no final ficaram incoerentes.
Mas o que me deixou nervosa foi descobrir que ainda faltam 2 livros para terminar essa série.

Maryana.MenRi 22/10/2020

Jacob descobriu que não há só uma porta para o mundo dos espelhos. Depois de sua última missão, ele e Fux acabaram atravessando para seu mundo, mas algo dentro dele anseia por voltar logo ao mundo dos espelhos, mesmo sabendo que metade de seus habitantes quer caçá-lo. Mas o Jogador tem outros planos para Jacob e o principal deles inclui não deixá-lo retornar...

O terceiro livro da série Reckless não me decepcionou em nada. A história cresceu, os personagens estão cada vez mais maduros e conhecemos lados deles que ainda não tinham sido abordados nos volumes anteriores. Às vezes, alguns vilões são apenas incompreendidos...

O volume tem a tão esperada ligação com a trilogia Mundo de Tinta, apresentando a principal origem dos poderes que permitem aos personagens serem tirados de seus livros e trazidos ao mundo real.

Feh (@library.of.the.witch) 14/04/2020

Gostei bastante do livro, foi um bom desfecho para a trilogia.

AndyinhA 02/09/2018

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Esta é uma série que me apaixonei logo nas primeiras páginas do livro 1, a autora conseguiu criar um mundo de fantasia e aventura que seria muito digna de iria parar nas telas da TV como uma série, fico imaginando os detalhes, as mil possibilidades que poderia se estender, bem como as múltiplas temporadas, mas isso é para divagar em casa.

Neste livro continuamos no dilema de Jacob, pois apesar de tentar fazer o certo, as coisas simplesmente parecem não dar certo com ele, tem todo o drama do irmão, uma maldição, sentimentos conflitantes, problemas com o pai e com os habitantes do mundo do espelho, a vida de Jacob pode ser cheia de aventuras, mas tem um lado B cheio de problemas.

Cornelia consegue em todos seus livros criar histórias dentro da história principal e não deixa que isso se torne chato ou repetitivo. Na verdade, acaba sendo um a mais, pois queremos saber tudo que se passa nesse mundo complexo, bem como conhecer os novos personagens apresentados, bem como rever alguns que já apareceram nas edições anteriores.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2017/02/FioDouradoPoison.html

Inlectus 07/01/2018

Bela.
Linda fantasia!

Lina DC 14/02/2017

"O Fio Dourado" é o terceiro livro da série Reckless e é composto por 73 capítulos curtos que irão contar a história de Jacob e Will Reckless. A trama é narrada em terceira pessoa e apresenta inicialmente vários núcleos de personagens que irão convergir na trama principal.

Tudo começa com a Imperatriz Amália de 21 anos dando a luz ao filho de Kami'en, o rei de pedra. Tudo o que Kami'en deseja é um filho e até mesmo a Fada Escura está disposta a ajudá-lo a realizar seu sonho. Infelizmente, quando algo terrível acontece e a Fada Escura é acusada por todos, ela percebe que nem mesmo o rei de pedra a defende, fazendo-a começar uma jornada que mudará o rumo de muitas vidas.

Em Lorena, John Reckless, pai de Jacob e Will, que agora usa o nome Isambard Brunel está tentando fixar uma aliança entre Álbion e Lorena. Porém ele não imagina que irá se tornar uma peça em um complexo jogo de xadrez.

Jacob e Fux estão no mundo real fazendo companhia a Clara e Will. Após os acontecimentos de "Sombras Vivas", Jacob deseja que seu irmão volte a normalidade, mas também tem como objetivo vender a balestra, uma arma feita pelos elfos amieiros. A balestra é uma arma muito perigosa que fez muitos estragos no segundo livro da série.

Normalidade não é algo que Clara e Will conseguem alcançar com facilidade, pois ambos sentem-se deslocados após a aventura que tiveram. Porém, existe um personagem que usará isso como vantagem: o Jogador. Jacob fez um acordo perigoso para salvar Will e bem, ele está sendo cobrado.

O que ninguém imaginava era que o Jogador está no mundo real e vai usar os irmãos Reckless para alcançar seus objetivos. Após alguns acontecimentos Will se vê forçado a retornar ao mundo atrás do espelho para cumprir uma missão perigosa.

Ao saber que seu irmão retornou ao mundo atrás do espelho, Jacob não tem alternativa a não ser tentar encontrá-lo antes de que algo terrível aconteça com Will. E para essa nova aventura ele vai contar com a ajuda da Fux, do Albert Chanute seu mentor e velho caçador de tesouros e um habitante do mundo real: Sylvain Caleb Fowler.

O quarteto irá viajar por diversos locais extravagantes como Ucrainia e Moskva e conhecer personalidades importantes como príncipes, mas também irão se deparar com figuras perigosas como baba yagas.

Nesse terceiro livro da série os protagonistas irão demonstrar um grande amadurecimento e finalmente irão encarar seus sentimentos. Fux é uma personagem que está em crescimento constante; sua lealdade inquestionável por Jacob e os sentimentos que nutrem por ele são expostos de forma visceral e Jacob também acaba admitindo para si mesmo os seus sentimentos em relação à Fux. Infelizmente nem tudo são flores e em muitos momentos Fux é magoada por Jacob, mas enfrenta as situações de cabeça erguida.

"Sempre desejara aquilo mais do que o amor. O amor lhe dava medo. Deixava-o tolerante e vulnerável demais". (p. 215)

Na verdade, as mulheres ganham um grande destaque nesse terceiro livro. A Fada Escura é uma personagem que amamos odiar por conta de suas ações, mas em "O Fio Dourado" somos capazes de enxergar sua verdadeira vulnerabilidade e todos os sacrifícios que realizou em troca do amor. É impossível não sentir compaixão por ela nesse livro. Até mesmo Amália, que no livro anterior era um pouco sem sal, finalmente mostra seu verdadeiro eu. E é claro, a Fux, uma personagem amada desde o início e que começa a florescer e ganhar seu próprio espaço.

"Fux jamais imaginaria que um dia sentiria compaixão pela Fada Escura, mas as palavras de Orlando lhe lembraram a dor que vira no rosto dela nas Bodas Sangrentas - e os dias em que ela mesma se sentira tão ferida por todo o amor em vão por Jacob que quase se pusera em busca de La Tisseuse". (p. 233)

O livro conta com novos personagens como 16 e 17, personagens que são reflexos de seu criador, mas que conforme são obrigados a cumprir a missão, começam a prosperar, mas também temos o retorno de velhos conhecidos, como o Bastardo, o goyl de ônix que irá ter um papel importante no livro.

Apesar do título diferente, "O Fio Dourado" é a síntese perfeita do âmago da história. Após entendermos a importância de tal fio, é impossível não compreender o peso dele nos acontecimentos.

As ilustrações do livro são maravilhosas e enriquecem ainda mais a escrita de Cornelia Funke, auxiliando os leitores a imaginar as criações fantásticas desse outro mundo. Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. A capa combina perfeitamente com as capas dos livros anteriores.

"-Amor verdadeiro, desinteressado e mais profundo do que o oceano em seus pontos insondáveis". (p. 233)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

PorEssasPáginas 30/01/2017

Nesse volume encontramos Jacob e Fux primeiramente no mundo “real”, visitando Will e sua namorada. E descobrimos que também no nosso mundo os perigos do “mundo do espelho” são muito reais. Tanto que Will se vê forçado a atravessar o portal para salvar sua namorada. Quando Jacob descobre, ciente do risco que Will corre, ainda mais por estar em companhia de um inimigo declarado de Jacob, ele parte em busca do irmão com Fux.

É interessante que essa série mostra uma história, dentro de outra história e dentro de outra história para, no final, tudo se intercalar, mesmo que alguns personagens sequer tenham encontrado outros. Complicado? Nem tanto, ainda mais porque a escrita de Cornelia Funke é cativante demais para deixar a história toda para lá. Inclusive, um fato interessante é ela mencionar sua outra série, Coração de Tinta (que ainda não li, mas já tenho aqui) em um dos capítulos. Eu cheguei a publicar uma foto no instagram sobre isso.

Aqui novamente o destaque vai para Fux, uma personagem que cresce cada vez mais e que influencia também o desenvolvimento do próprio Jacob. Eu gostei muito da interação dos dois nesse livro, fiquei de coração partido em várias partes – pelos dois personagens – e, de certo modo, fiquei satisfeita com o que a autora fez.

Outro ponto interessante é que no segundo livro não temos sinal de Will na história, então achei que a participação dele se resumiria ao primeiro livro. Mas, nesse terceiro, ele volta com tudo. E, se antes achei que Will era… fraco, talvez, nesse livro eu percebo ele muito mais em conflito consigo mesmo, porém não mais um fraco. Ele também tem a necessidade de se provar forte e útil. Interessante também a influência que ele exerce no Bastardo, o goil inimigo de Jacob e que o acompanha em sua caçada.

***Resenha completa no blog!***

site: http://migre.me/vXTzp