O Segredo

O Segredo Joseph Delaney

Resenhas - O Segredo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Camilla.Steban 04/01/2024

Um pouco menos emocionante que os últimos, mas essencial para a narrativa
O Segredo é o terceiro livro da saga "As aventuras do caça-feitiço" e, nele, acompanhamos Alice, Tom e o Sr. Gregory até a charneca de Anglezarke, um lugar sombrio e gelado onde as trevas estão em vantagem. Lá conhecemos a feiticeira lâmia e namorada do Sr Gregory, Meg, e presenciamos o confronto com o ex-aprendiz do Caça-feitiço, o mago Morgan, que está tentando ressuscitar o deus do inverno, Golgoth.
Nesse livro, Joseph Delaney nos traz um pouco do passado tanto do Sr. Gregory quanto da mãe de Tom, o que é extremamente necessário para a narrativa geral da saga, já que explica certos eventos dos livros anteriores, deixando algumas indagações em aberto para serem respondidas em livros posteriores. Contudo, por esse ser o maior foco da obra, isso desequilibra o balanço entre momentos explicativos e momentos de ação, tornando a obra ainda mais lenta, com as cenas de tensão exprimidas no meio e sem causarem grandes impactos na narrativa.
Apesar disso, Joseph Delaney, mais uma vez, demonstra que domina o subgênero de ficção do "herói em aprendizado", visto também em outros como Harry Potter e Percy Jackson. O autor sabe utilizar o clichê ao seu favor e cria uma narrativa divertida e um protagonista cativante com quem o público infantojuvenil facilmente consegue se identificar. Embora não se destaque dentro da saga, nem por isso O Segredo deve ser deixado de lado.

Jeff.Jammer 03/01/2024

Como não amar isso!
Entendo quando dizem que é o mais fraco da série até aqui. Tem um andamento mais lento, explicativo. Mas achei por isso mesmo, mais estruturado. E por mais moroso que seja, não deixa de ter ritma, de ser fluido. Foi um dos livros com o desafio mais sério e intenso. Misturando símbolos conhecidos por nós, de rituais muito sérios. Thom é maravilhoso. A personalidade desse garoto é admirável. Sempre disciplinado, e ao mesmo tempo levado pela sensibilidade das emoções. Destemido e amedrontado. E ele a cada livro cresce mais no seu ofício. Alice vem nos conquistando, nem nós sabemos se acreditamos nela, somos igual o velho, mas dessa vez acho que preciso dar o braço a torcer. E ela? E ela? A mãe, mds! Que cena! são tão poucas páginas, mas ela entregou tanto, mas tanto, que é impossível não imaginar o que virá. Enfim, amo em doses cavalares.

liz 14/12/2023

Tudo muito rápido, tudo muito raso
Não é uma história com grandes impactos, muito menos de acontecimentos, embora haja movimentação da trama, não é significativa o bastante para haver qualquer comoção além de apatia. O desfecho é tão veloz que não há nada além do sentimento que fica de: Acabou? Então tá bom.

Matheus656 10/12/2023

O segredo narrativa previsível e personagens secundários fra
No livro "O Segredo", terceiro volume da série "As Aventuras do Caça-Feitiço" de Joseph Delaney, destaca-se a habilidade do autor em explorar os antagonistas e oferecer uma perspectiva mais aprofundada do passado do caça-feitiço. A introdução dos casos amorosos com Lamia Meg e Emilly é bem trabalhada, destacando a complexidade das relações.

A trama se enriquece ao explorar a relação do caça-feitiço com Meg, criando interessantes paralelos com a relação entre Tom e Alice. O vilão do livro, Morgam, como a terceira geração de sétimo filho, traz um novo conceito, revelando-se como ex-aprendiz do caça-feitiço que busca poder no lado sombrio. A dinâmica entre o caça-feitiço e Morgam evidencia a constante preparação do mentor para enfrentar o pior, utilizando sua astúcia para superar o mal.

No entanto, ao concluir a leitura, nota-se uma falha na caracterização dos personagens secundários. A previsibilidade em relação a quem morrerá ou desaparecerá compromete parte do impacto emocional. Além disso, ao final, a sensação de determinismo narrativo surge, onde as ações de Tom parecem ter pouco impacto no desfecho da história, diminuindo o sentido da jornada.

Essa tendência ao determinismo narrativo pode prejudicar a sensação de que a aventura valeu a pena, dando ao leitor a impressão de que os esforços do protagonista foram em vão. Esses elementos, somados, contribuem para uma avaliação mais crítica, refletida em uma nota de 3,5, posicionando "O Segredo" entre os volumes mais fracos da série, lado a lado com "O Aprendiz", o primeiro livro da coleção.

Jeremias 18/11/2023

Fantástico
Como sempre, livro maravilhoso. Bem estruturado, letra confortável, bem diagramado e principalmente, história cativantes, capítulos um pouco longos, mas que valem a pena e também enredo mantendo o mesmo nível de qualidade dos livros anteriores!

Debs.Lima 26/09/2023

Um livro constante, assim como minha opinião
Estou maravilhada pela constância da escrita do Delaney. Só tenho sei que troquei de livro porque cada diário de Tom Ward é um livros e eles são finalizados com uma assinatura (o que é muito legal, diga-se de passagem, porque faz a gente se imergir mais, como se fosse uma parte da ficção na nossa mão, já que os diários fazem parte da rotina do caça-feitiço). Eu destaco isso porque quando a eu leio uma série, normalmente eu vejo certa diferença da narrativa, na forma de escrita ao longo da evolução dos livros e não senti isso nele.. pode ser que seja eu, ao invés dos livros que tô lendo, sim.. porém.. ahhaha
Mantenho minha opinião de que as aventuras e os conflitos com os monstros têm sempre um desfecho muito rápido, principalmente porque há toda uma construção do cenário, do perigo daquela situação, páginas e páginas conceituando e que se resolve de maneira simples. Essa questão, pra mim, não fica ruim pelo fato de ser tudo bem amarrado e justificado, não tem um a do início do livro que não seja explicado em algum momento e o que fica de suspense sobre a história, da a entender que serão coisas explicadas "na hora certa" como palavras nos próprios personagens.
E acho que daí que vem o meu gosto é vontade de ler esse livro: o ponto forte dele não são os monstros em si, ou o medo que deveríamos ter deles, mas os dramas entre os personagens e as histórias cheias de suspense do passado do John e da mãe de Tom que geram muita curiosidade e influenciam 100% da construção do personagem principal. Além também das descrições muito ricas das cenas e dos sentimentos envolvidos.

Ninolocoloco 03/09/2023

O necromante
O terceiro livro nos apresenta um pouco a privacidade do Sr. Gregory. Na medida que conhecemos um pouco mais sobre o mestre de Tom, uma ameaça com poderes perigosos começa a crescer. Alice, a fiel amiga e protetora, mostra que mesmo não completando seu aprendizado de feiticeira, é extremamente forte e inteligente.

Igor Rocha 24/08/2023

Uma aventura muito boa de ser acompanhada
Em “O Segredo”, a ambientação é toda nova, enquanto antes era focado em Chipeden, neste volume vamos para uma nova localidade. Os mistérios e os problemas só aumentam e finalmente começamos a conhecer o passado de John Gregory e sua relação direta com feiticeiras e uma ameaçadora presença de Morgan, outro ser que acredita ser um grande feiticeiro.

LAvia 10/08/2023

O segredo
III livro de VII, estou simplesmente amando, se pudesse não parava de ler. Uma história empolgante a cada capítulo, fala sobre o livro anterior se ser cansativo.
Lendo cada livro em média de 5 dias, se pudesse leria mais rápido .
Amores impossível, traições, mentiras e sempre muitos segredos.
Partindo para o próximo A Batalha.

Lay 12/07/2023

A história não para de nos surpreender.
Nesse livro, Tom acaba descobrindo muitas coisas a respeito da própria família e da vida do Caça-Feitiço, coisas que podem colocar todos em perigo.
Com a chegada do inverno eles precisam se mudar para uma cidade repleta de segredos. Uma noite, Tom descobre a existência de Morgan, um ex-aprendiz de Caça-Feitiço, que está disposto a tudo para se vingar de John Gregory.

Ótima leitura. Recomendo.

starseaws 21/06/2023

Sinto o cheiro do inverno...
Esse foi o terceiro livro da saga, e que com certeza foi melhor que o segundo. Gostei dos desenvolvimentos dos personagens e suas relações, chorei com elas também, eu amo a escrita do Joseph e vou sentir falta de muitas das coisas que acabaram nesse livro. E assim se encerra um ciclo na vida de Tom Ward, e na minha também.

Ana 06/06/2023

O Segredo
O Segredo, o terceiro livro da série Aprendiz de caça feitiço. Todo livro é um perigo diferente dessa vez começa com uma visita inesperada, para lá de estranha, que deixou Tom com os pelos do corpo arrepiados. Uma carta, um trabalho, um inverno terrível, uma morte e alguns segredos do passado que tornou esse livro uma aventura e tanto.

Tom mais uma vez quase morre, e acredito que isso vai acontecer mais vezes, sempre contanto com os ensinamentos do mago, e a ajuda de Alice. Ele acaba se envolvendo em segredos e mistérios sobre o passado do mago e se vendo na obrigação de esconder coisas dele.

O vilão dessa vez é humano, mas com um desejo de poder tão sombrio capaz de trazer uma terrível criatura ao mundo se isso fosse preciso. Confesso que esperava que em algum livro da história fossem criados personagens que não agregam em nada. Mas até o momento todos eles vêm cumprindo a sua função e quando a função é cumprida eles vão embora, podendo voltar em algum outro livro quando necessário.

A narrativa foi envolvente, embora eu tenha achado que o enredo tenha sido um pouco arrastado, demorou um pouco mais do que o necessário para ter o embate empolgante e quando aconteceu, algumas coisas que eu esperava não se realizou, mas isso pode acontecer sempre né?

A perda do pai, o adeus da mãe, e os segredos que eles deixaram para trás ainda serão revelados no próximo livro, mas acho que já posso dizer que minha teoria estava certa.

Tiago 06/04/2023

Segredos sempre vem à tona...
Mais uma vez é quase impossível parar de ler, sempre que um capítulo acaba o outro parece que nos chama e puxa pra o ler. Nessa terceira aventura, Tom começa a descobrir que seu mestre assim como todos nós, possuímos segredos e muitas vezes relacionados ao coração. Agora ameaçados por Morgan que exige que algo lhe seja devolvido, sua crueldade perpassa os limites vivos e chega até mesmo ao domínio dos mortos. Alice permanece ajudando ou quem sabe atrapalhando, para tentar cair um pouco nas graças do John Gregory. O caça-feitiço já não é mais o mesmo, sua chama está se apagando, há um cheiro de flores no ar e a cada dia que passa as trevas se aproximam com mais força. Na nossa jornada, seja quando a infância vai embora ou antes disso, é preciso dizer adeus algumas vezes e aqui há muitas despedidas...
Tainateixeira92 06/04/2023minha estante
Gostei da resenha