Uma história desagradável

Resenhas - Uma história desagradável

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Beatriz Briggs 09/04/2024

Excelente!
Esse ano já consegui ler 3 livros dos meus 3 autores favoritos da literatura russa:

Dois Hussardos, de Tolstoi;

Diário de um Homem Supérfluo, de Turguêniev; e

Uma história desagradável, de Dostoiévski.

Tolstoi sempre foi meu favorito dos três e Dostoievski o que menos tive conexão. Mas, analisando essas três obras, surpreendentemente, eu amei ?Uma História Desagradável? e não gostei de ?Dois Hussardos?.

Eu achei a narrativa muito fluida e a história, mesmo que talvez não tenha sido a intenção de Dosto, bem divertida. Acredito que o objetivo dele, potencialmente, fosse uma crítica à hierarquia existente na sociedade russa na época em que vivia.

Basicamente, o livro conta a história de dois personagens centrais: Pralínski e Pseldonímov. Pralínski é chefe de Pseudonímov e é um nobre aristocrata russo. Enquanto Pseldonímov é um trabalhador russo comum, que sempre viveu na pobreza.

A história desagradável é o vexame que Pralínski presta no casamento de Pseldonímov. Suas atitudes esdrúxulas e ridículas se tornam uma vergonha insuportável, mas quem arca essas consequências nem é ele mesmo, mas seu subordinado, Pseldonímov.

Achei a escrita desse conto diferente das outras novelas que li do autor que foram ?Noites Brancas? e ?Notas do Subsolo?. Mais limpa e envolvente.

Recomendo bastante!

Luis.Henrique 05/04/2024

Dostoiévski nos apresenta uma narrativa curta e em.alguns momentos, chega a classifica-la como conto. Narrativa muito datada e exige do leitor comum algum nível de referências da história e do período russo retratados. Leitura difícil.

Bookster Pedro Pacifico 29/03/2024

Uma história desagradável, de Fiódor Dostoiévski
Diferentemente do seus romances mais densos, que se aprofundam nos conflitos e angústias dos personagens, “Uma história desagradável” é uma obra curta e que revela um Dostoiévski mais cômico e menos psicológico. E o que começa com uma premissa bem humorada, acaba levando para um desenvolvimento desagradável – para não dizer caótico.

No dia da festa de seu casamento, Pseldonímov recebe uma visita um tanto quanto inusitada: o seu chefe, Ivan Pralínski aparece de surpresa e sem ter sido convidado – até porque não há uma relação próxima entre os funcionários de cargos hierárquicos tão distantes. A ideia surge em Pralínski depois de tomar algumas taças de champanhe, mesclando um ato altruísta com uma certa curiosidade de conhecer uma festividade de um nível social muito abaixo do seu.

E não bastasse a surpresa gerada pelo (não) convidado incomum, Pseldonímov precisa lidar com um chefe embriagado e dono de um ego maior do que sua residência. Pralínski fará de tudo para conquistar aqueles a sua volta e mostrar que está acima de todos: afinal, como poderiam não ficar impressionados com ele?

Publicado em 1862, a novela é uma leitura muito interessante e que de forma muito acessível se aprofunda em questões sociais, diferenças de classes e a ideia do ridículo. Não há como se deparar com a situação e não sentir constrangimento por todos os envolvidos. Por ser uma leitura fácil, “Uma história desagradável” pode ser uma boa opção para quem nunca leu nada do autor.

Nota: 9/10

Para mais resenhas, acesse o @book.ster no Instagram.

Post: https://www.instagram.com/p/C4b0PAbrPNo/
Site: https://booksterpp.com.br/

Lucas.Silva 28/03/2024

Esse conto é maravilhoso! Por um tempo achei que seria apenas mediano, mas a construção da história tornou tudo muito interessante. A hipocrisia de um personagem que se sentia tão progressista, enquanto via seus colegas mais velhos como conservadores, mas que ele mesmo é visto como um conservador por outros olhares. Acho muito perspicaz a forma como Dostoiévski apresenta diversas contradições através da projeção de futuro de seu protagonista, seus sonhos e como as coisas acontecem na realidade. É tratada também a forma como muitas vezes enxergamos a realidade. Costumamos pensar, quando passamos por alguma vergonha, que todo o mundo fosse lembrar disso e nos julgar. No entanto, é apenas mais um dia comum para as pessoas, e a vida corre normalmente.

Enfim, são trazidas muitos pontos interessantíssimos sobre a sociedade russa do século XIX (e que muitos desses padrões se mantêm até os dias atuais em nossa sociedade ocidental), como a bajulação por pessoas de alta hierarquia, assim como a percepção dos indivíduos desta categoria, os quais se enxergam efetivamente como superiores ao ponto de acreditar que sua mera presença irá tornar todas as pessoas agradecidas.

Ricardo 14/03/2024

Uma história desagradável, Fiódor Dostoiévski
Um conselheiro efetivo de Estado, Ivan Ilitch Pralínski, homem respeitado e que julga amar e se preocupar com o povo - embora o despreze e se sinta imensamente superior - está bêbado, andando na rua, e resolve entrar de penetra no casamento de um subordinado de seu departamento.

No casamento, ele causa muito constrangimento, prejuízos além do que o anfitrião poderia cobrir, e inclusive termina dormindo no leito nupcial, bêbado e vomitado, fazendo os recém casados dormirem sobre cadeiras.

O homem que casou era Pseldonímov, empregado subalterno de Ivan que passou muita dificuldade na vida, uma pobreza extrema, mas sempre perseverou, mesmo com seu comportamento passivo, com a companhia de sua mãe. Sua nova mulher o odeia.

Em uma clara crítica ao tipo representado por Ivan Ilitch, do progressista defensor dos oprimidos, Dostoiévski expõe as hipocrisias desse discurso, defendendo o uso da prudência e do ceticismo ao analisar o impacto que grandes reformas podem causar, intencionalmente ou não, em uma sociedade.

A história é extremamente desagradável e constrangedora, porém interessante. Em alguns momentos, triste; em outros, engraçada.

Wyndissa 25/02/2024

Uma história desagradável
Sou suspeita para falar de literatura russa, eu simplesmente amo literatura russa, e como todo livro de Dostoiévski, esse não é diferente, causa incômodo e te faz pensar sobre o assunto e MT mais além, uma história desagradável é realmente, uma história desagradável, a leitura é rápida e fácil, quem ainda não leu Dostoiévski e quer começar de algum lugar, só para saber como é uma amostra do autor, pode começar por esse livro ??

liagato 22/02/2024

Minha introdução aos escritos de Fyodor não poderia ser melhor.

É muito interessante como a mente dos personagens tem voltas e reviravoltas de pensamento que são destrinchados de uma forma que conseguimos acompanhar e entender como os personagens chegaram a conclusão de que seria ideal tomar aquela atitude desagradável e vexatória.

Outra coisa que também me cativou muito foi a ironia da narração.

A vergonha alheia é tão forte que isso poderia ser um episódio de The Office.

(acabei comprando mais dois livros do Fyodor no meio dessa leitura porque fiquei fascinada)

diegoviegasss 12/02/2024

Que obra!
Dostoiévski mostrando mais uma vez que era uma pessoa muito à frente do seu tempo. Apesar de Uma História Desagradável ser um livro curto, é espetacular. Personagens interessantíssimos, o que é de se esperar vindo de Dostoiévski. Coloca a gente pra pensar sobre se nossas atitudes correspondem com os nossos discursos. Que livro bom, meu Deus. Ansioso para ler mais obras dele.

brunomathiasss 31/01/2024

Gostei
Retornando ao Dostoievski com esse livro. Achei um bom livro pra ler antes dos mais densos do autor. E é impressionante como ele constrói esses personagens, que escancaram o que há de mais constrangedor. Gostei, li em um fôlego só.

Claudia.livros 22/01/2024

Mais um Dostoiévski concluído.
Uma narrativa para lá de irreverente. Sarcástico e levemente cruel, o narrador nos leva para um pequeno trecho da vida de Ivan Ilitch Pralinsky.

Um senhor distinto, de alto cargo público, que numa noite infeliz em sua vida, acha por bem participar da festa de casamento de seu funcionário, sem ao menos ter sido convidado.

Completamente bêbado e mortalmente irritado com pecuinhas, Ivan vê sua vida revirada por causa dessa infeliz escolha, em que, por se achar de bom coração, quis dar de si para "o povo". Para toda a humanidade.

Dostoiévski nos mostra uns tipos que existiam na Rússia em seu tempo, niilistas e socialistas com um viés populista (que são diferentes daqueles niilistas dos anos 1840) que, mesmo sem terem qualquer relação com as massas camponesas, diziam estar lutando por elas.

Livrinho pequeno, repleto de reflexões e referências, muito bem humorado, mas que, apesar da aparência de leveza e humor, nos leva diretamente ao caos que se instala nas vidas de Pralinsky (o chefe penetra da festa) e Pseldonímov (o noivo, funcionário de Pralinsky) à partir de suas decisões.

Tem um narrador irônico e sagaz, que transforma a leitura numa experiência maravilhosa. Apesar da vergonha alheia ?

jackpveras 04/01/2024

Vergonha alheia total
Quando li o título deste livro, pela primeira vez, eu não imaginava que a História Desagradável em questão fosse algo tão humilhante, vexatório e inacreditável. Dostoiévski mostra, inclusive nesta narrativa, que o mal planejado contra alguém volta um bilhão de vezes mais cruel, intenso e implacável.
Uma senhora lição de vida, uma significativa amostra das ironias do destino e das reviravoltas infalíveis em que os caminhos nobres de uns se esbarram com as caminhadas decadentes de outros.

Com este livro, eu me lembrei de uma frase muito famosa:
"Se você pensa que os homens fortes são perigosos, espere só pra ver do que os homens fracos são capazes" (Jordan B. Peterson).

Sofia 03/01/2024

Eu adoro como Dostoiévski descreve o pânico dos personagens. Acho muito interessante como os cargos são importantes e afetam todas as relações dos personagens.

jullia.0 03/01/2024

"dostoiévski está fora do alcance do teatro, e toda tentativa teatral de representar dostoiévski equivale a depenar um pássaro. afinal, dostoiévski é dostoiévski porque tudo nele se concentra em uma ação muito complexa, encoberta, rumo ao excepcional: não se vê com os olhos nem se beija com a boca."

Karime 22/12/2023

Dostoiévski ?
A crueldade em sua forma mais complexa e encontrada na narrativa de Uma História Desagradável, nós mostrando como o tormento de uma consciência rebaixada pelo qual passa um chefe se convidar para o casamento de seu subordinado, se embebedando e tendo um comportamento vergonhoso e tornando um tormento o casamento do pobre funcionário.

Raquel Marina 09/11/2023

O título não falha: um personagem principal desagradável que se coloca em uma situação desagradável e faz o leitor ter vergonha alheia. Dostoiévski vai no ponto ao mostrar como a arrogância pode ser desagradável e inadequada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5