Fibromialgia

Fibromialgia Branca Lescher

Resenhas - Fibromialgia

Krishnamurti 13/08/2016

Fibromialgia um livro de Branca Lescher
A Editora Benfazeja acaba de editar “Fibromialgia”, livro de estreia na literatura de Branca Lescher. O que caracteriza a poesia dessa autora, é uma nítida preocupação existencial, sem descuidar de uma fidelidade ao seu universo íntimo/lírico que se espraia sem derramamentos tempestuosos, porém com uma suavidade poética tocante.
O coloquial irmanado ao sentimento são as instâncias em que sua poética prescindi de rodeios formais de linguagem para falar da geografia afetiva, das dores e dilemas do ser contemporâneo invadido por um sistema interno de cisões e fraturas. A palavra substantiva, fala tanto pelo insinuado quanto pelos silêncios (vide os poemas Branca manhã, Outros dias e Fotografias e Fibromialgia especialmente). Não obstante a contenção e economia de meios, sua poesia reverbera uma voz múltipla, intensa, com uma sutil carga metafórica, que comunica um peculiar sentimento do mundo. O humano em seus labirintos. Arte portanto.
A autora que também é cantora e compositora, e por isso mesmo habituada com outras paragens do sentir, sabe que o mundo da poesia é o mundo dos sentimentos, porque representa o que há de mais íntimo, mais indizível e mais misterioso na alma. Revela a essência íntima de seu mundo, como se cantasse uma suave canção que sua razão soube apreender para nosso deleite.

“Minha música
Quando canto o meu canto
volto pra casa
a música só minha
é
meu quarto bonito
minha cama macia”

Em tempo: A autora estará hoje, às 19:00 horas no Quintal da Mariana. Rua Dep. Lacerda Franco nº 344 em Sampa, ocasião em que será lançado o livro, e de quebra, fará show musical. Dá tempo!