Quando Tudo Muda

Quando Tudo Muda Regina Drummond...

Resenhas - Quando Tudo Muda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Eloysa 02/11/2021

Quando Tudo Muda.
Para diversificar minha leituraa, escolhi um livro nacional... É praticamente uma crônica, e está contando um pouco sobre as mudanças na vida de Vanessa...
O que me incomodou um pouco foi o fato dela ter apenas treze anos e já estar namorando e saindo pela Alemanha para lá e para cá (minha opinião.).
Mas gostei deste livro, achei-o bem interessante e de uma boa leitura.
É de se ler mais rapidinho mesmo...
Heloisa_S2 04/05/2022minha estante
estou lendo agora e isso também me incomodou um pouco esperava que a Vanessa tivesse pelo menos 15 anos :/

Maria.ingridi 24/07/2022minha estante
Eu amei esse livro ,e essa questão da idade tbm fiquei meio assim tbm

Beatriz 14/08/2022

É uma leitura bem leve e gostosinha, consegui ler em um dia.
Mas, por parecer bastante uma fanfic, eu acho que poderia melhorar em alguns aspectos.
A Vanessa me irritava bastante em alguns momentos. O que é tolerável por conta da idade dela. Mas, fico chocada com uma criança andando sozinha pela cidade...
Amei a descrição dos cenários, me fez sentir como se fizesse parte da história. E me fez querer ler cada vez mais. Inclusive acho que merecia uma continuação.
Carolina 01/09/2022minha estante
aaaaaaaah pode me fazer um favor? Eu tenho um trabalho pra semana que vem que tem q ser sobre esse livro e não consigo terminar de ler ele de jeito nenhum, pode me dar um resuminho do q vc achou?? Por favooor??

valadão 25/06/2020

o livro é bom, mas a forma com que foi escrito me deixou um pouco irritada. mesmo assim, eu me identifiquei com a personagem principal e senti a dor dela algumas vezes, por isso acho que merece 3 estrelas.
Clara 28/09/2021minha estante
Entao se fode

Brenda.Ferreira.1 12/12/2021

Na força do odio....
Se você deseja embarcar em uma viagem pra Alemanha;super recomendo essa obra. É cheia de drama,aventuras,sonhos misteriosos,lágrimas e muito mais.
Porém Vanessa é uma personagem um pouco complicada e que não me agradou muito. Senti falta de desenvolvimento ao longo dos acontecimentos e aprofundamento de alguns assuntos. A cada pagina eu esperava que algo acontecesse ou que me surpreendesse mais infelizmente não aconteceu...

Letícia 10/10/2022

É um livro muito bom.
Gostei da narrativa do livro, ele é bem fácil de ser lido.
Algumas vezes a Vanessa era bem chatinha e não entendia algumas coisas. Algo que não gostei muito foi pelo fato de ela ter 13 anos e andar sozinha (e algumas vezes com suas amigas) pelas ruas de um país completamente novo e diferente para ela.
Mas no geral, o livro é muito bom e é uma leitura bem leve.

Lu Fernandes 29/08/2021

Sinopse:
Após o recente divórcio dos pais, Vanessa precisará lidar com uma mudança muito maior em sua vida: deixar para trás os amigos, a escola, a casa em que nasceu e ir morar em outro país. A vida na Alemanha será cheia de desafios, pois a garota terá que aprender uma nova língua e se adaptar a uma cultura diferente da sua.

mandy 14/03/2021

quando tudo muda
Particularmente, não gostei muito, porém trata de assuntos interessantes como a xenofobia, mudanças e culturas diferentes.

Ester 09/10/2021

Foi muito bom ler esse livro
Amei os personagens a Vanessa é uma graça e José e amorzinho e o Miguel e o Carlos são muito fofos
Amei conhecer um pouco a Alemanha
Foi uma experiência muito bom ler esse livro

Yuri Santana 17/03/2022

Poderia ser melhor, mas legalzinho
O livro é legal, bem fácil e rápido de ler, as vezes a Vanessa me irritava, mas faz parte, o livro me divertiu bastante e os assuntos que ele aborda são bem legais, a xenofobia, preconceito com estrangeiros etc..., não é um livro 5 estrelas poderia ser melhor, mas valeu a leitura.

Mariana 12/10/2022

Clichê de sessão da tarde
Aos 13 anos, depois de ter a vida virada de "pernas para o ar" ao se apaixonar e pais se divorciarem, a mãe decide que elas irão se mudar para a Alemanha, contra a vontade de Vanessa.

A ambientação da Alemanha é boa, com descrições ótimas. Mas, infelizmente, esse é um dos únicos pontos positivos que posso mencionar do livro.

A personagem age e pensa como uma garota de 13 anos, existe uma coerência com a idade nisso, mas o fato de ela andar pelo país inteiro, desconhecido, sozinha, sem saber nem sequer a língua, é pouco verossímil. Mesmo no Brasil, quando os pais ainda eram casados, ela saia desacompanhada para todos os lugares e todos os outros personagens também faziam isso constantemente.

Poderiam ter sido abordados mais profundamente temas como xenofobia que, além de superficial, ainda foi "passado um pano" para certas "opiniões" da protagonista.

A mãe é uma desnaturada que, além de não tomar conta NENHUMA da filha, abandonando-a em casa em um país desconhecido, prefere reconstruir a vida com um cara que acabou de conhecer, ignorando que a filha também precisa de atenção.
O pai é outro desalmado sem noção que ficou super feliz que a filha não iria mais "atrapalhar" a reconstrução de sua vida, por esta ser apenas obrigação da mãe e estar do outro lado do mundo.

A história não tem profundidade. Eu até entendo ter sido escrita para o público infanto-juvenil, mas os personagens não são aprofundados e os conflitos carecem de desenvolvimento.
Os problemas foram resolvidos muito facilmente e muitos "rabos" ficaram soltos.
O final foi extremamente corrido e faltou muita coisa para dizer que foi "bom"

A obra toda me lembra um filme de sessão da tarde de 1h, com roteiro fraco e tudo ?magicamente se resolvendo ?.

É um livro fácil de se ler, com uma leitura razoavelmente fluída, mas eu não o recomendaria, a não ser para um leitor iniciante que procura exatamente esse tipo de clichê.

A partir daqui, comentários que contém spoilers:

SPOILERS
O pai ainda negou auxílio quando a filha dele disse que estava sendo negligenciada, simplesmente porque "não achava que ela ia se dar bem com a nova namorada dele".

Outra, o José não é primo de segundo grau dela, já que a mãe dela é prima da mãe dele? Esse romance não se torna um pouco... problemático por conta disso? Principalmente se for considerado que todos os personagens sabiam disso e não deram a mínima?
Se eles não tiverem parentesco, as autoras deveriam revisar o livro inteiro, pq ficou bem confuso.

Ally 29/08/2021

Foi uma leitura rápida, sem muito a acrescentar.
A protagonista Vanessa vive em São Paulo e vê sua vida mudar trasticamente quando seus pais a avisam sobre o divórcio. Após o episódio, ela e a mãe mudam-se para a Alemanha.
A partir daí acompanhamos as mudanças da vida dela e o relacionamento com a mãe.

O livro tem uma escrita um pouco preguiçosa, não há como negar, mas é um bom livro para entreter, a sinopse é muito boa, a proposta é incrível! Se a autora houvesse desenvolvido a história de outra maneira o livro seria incrível, mas ele é "água com açúcar", uma leitura doce mas insípida.
Mas não há só coisas negativas, aprendi várias coisas sobre a Alemanha, e algumas palavras do Deutsch, há informações bem úteis também.
Bom, minha opinião foi essa, mas outra pessoa pode ter uma opinião diferente.
Ally 29/08/2021minha estante
**drasticamente**

Ssauros 24/07/2021

Van
Representatividade e assuntos importantes ? 0,0

Por ser um livro para o público adolescente seria ótimo era falar de diversidade porém quando eles falam sobre xenofobia e outras culturas... parecia tão profundo quanto o texto de um adolescente na internet.
O jeito que o livro tratou o uso do véu da mãe da personagem mulçumana me pareceu ofensivo e a única fala dela é sobre um governo que tortura.

Narração e diálogos ? 0,5

A narração não é das mais poéticas mas deu para levar.
Os diálogos me incomodaram.Quando a Vanessa falava com as amigas sobre algum costume de determinado lugar não era nem um pouco natural.

Os personagens e os seus relacionamentos ? 0,5

Eu não consegui me indentificar com a personagem principal que foi extremamente mimada e birrenta a metade do livro.
Os outros personagens são tão marcantes que eu não consiguiria diferenciar um do outro se não soubesse o nome.
Os relacionamentos dela são basicamente os de uma garota de treze anos então não tenho muito o que dizer.

Envolvente e cativante ? 0,5

Apesar dos apesares a rotina dela é interessante de acompanhar e me deu vontade de mudar.
Daria 5 estrelas se tivesse lido com 12-13

Enredo e conclusão ? 1,0

Não é a trama mais bem bolada do mundo mas eu gostei bastante de como elas fizeram o sonho de veneza acontecer.
Eu sabia que ela ia ficar com ele no final hehe. 0 surpresas mas foi bom ver acontecer.

1 | 2 | 3 | 4 | 5