Mulheres, raça e classe

Mulheres, raça e classe Angela Davis

Resenhas - Mulheres, Raça e Classe

Larissa4200 17/04/2024

Esse livro mudou tudo, toda percepção que tinha sobre existir enquanto ser social. Não é um livro ?apenas? sobre gênero, é um livro sobre existir em uma sociedade que foi adoecendo, é uma aula do porque chegamos aqui. Leitura sensacional e marcante.

Lu_Augusto 20/03/2024

É um livro fundamental para a teoria feminista e nos estudos interseccionais. É um livro poderoso e que continua a influenciar debates e movimentos sociais até hoje.

Temos um panorama histórico das lutas das mulheres negras nos Estados Unidos, desde a escravidao até o século XX, destacando algumas figuras fundamentais para essa luta.

É uma dura critica ao feminismo branco ao afirmar que esse feminismo ignora as especificidades da opressão racial, falhando em compreender as necessidades das mulheres negras.

O livro não se limita a teoria, mas oferece ferramentas para a ação politica, incentivando a organização e a luta coletiva.

Recomendo demais para quem quer buscar uma compreensão mais profunda das desigualdades de gênero, raça e classe; para quem quer analisar o mesmo tema, mas com foco no Brasil, leia Lélia Gonzalez.

Ana 01/03/2024

Todo mundo deveria ler Angela Davis, por mais que ela foque no racismo & sexismo dos EUA, tem muita coisa que da pra trazer pra realidade brasileira.

E, a cada passagem, ela consegue ainda trazer o impacto do capitalismo em todas as lutas sociais que são latentes até hoje.

Daira.Himawari 01/03/2024

Carregado de informações
Livro muito bom, nos dá um tapa na cara e nos mostra como as pautas de gênero, de classe social e raciais se cruzam. Precisamos nos unir e lutar pelo nosso inimigo em comum, o sistema!

Alessandra.Lantimant 27/02/2024

Gostei do livro mas é uma leitura bastante densa. Fatos históricos narram a luta da mulher e principalmente da mulher negra para conseguir seus direitos básicos. Essa luta infelizmente ainda está longe de acabar.

Tamiris.Isabeli 26/02/2024

Bruto, real e necessário
Meudeus esse livro alterou a química do meu cérebro. As discussões sobre as sufragistas, sobre os direitos reprodutivos e sobre as tarefas domésticas marcaram muito mesmo a minha mente. Simplesmente incrível!

mariaeduardqa 24/02/2024

Um dos melhores livros que li em minha vida, acho que todos deveriam lê-lo. com certeza mudou minha perspectiva e opinião sobre diversos temas.

Isa 21/02/2024

Eita livrinho que me deu raiva!!!!! Raiva das injustiças, do capitalismo, de dinheiro, DOS HOMENS e até do feminismo!! Raiva raiva raiva!
Ótimo pra estourar nossa bolha social com um canhão! Só me perdi um pouco nas diversas passagens e citações que Davis traz pra ilustrar sua narrativa, mas, sendo uma defesa de tese, fez sentido.

Patricia Peres 20/02/2024

Didático e esclarecedor!
O livro traz muitos dados concretos e citações de estudiosos sobre o racismo, principalmente no caso das mulheres. Apesar de trazer a experiência dos EUA, acho que muitos dos esclarecimentos e estudos se aplicam ao Brasil. Recomendo a leitura para quem busca conhecimento e luta contra a opressão do racismo.

Rafael.Camozzato 19/02/2024

Sensacional
Que livro sensacional. Não me aprofundarei em nada aqui na resenha pois não sou eu quem deve falar, só gostaria de ressaltar que bela didática tem a Angela Davis

ileticix 17/02/2024

Sem palavras
Que livraço... pqp recomendo muito para quem está nos estudos sobre feminismo por um viés antiracisista e de classe

DAborah 09/02/2024

Muito bom, essa mulher trás dados extremamente importantes e fala sobre assunto que as pessoas inda discutem, provando que a história apenas se repete.

meneghelis 31/01/2024

Que livro sensacional. É incrível como a leitura flui bem, a escrita não deixa passar nada. Para quem tem interesse de conhecer e estudar o feminismo marxista e além disso, de entender melhor as falhas do sistema capitalista, não deve deixar de ler esse livro.

barbaragabriela 31/01/2024

Conhecimento prévio das relações sociais dos Estados Unidos
Esse é o meu primeiro livro político e achei bem fácil de compreender os pontos da autora. Apesar dos Estados Unidos ter particularidades que o Brasil não tem (e vice-versa), é quase impossível você não trazer certas premissas para a realidade brasileira. O livro pouquíssimas vezes deixa a desejar, como por exemplo ela leva a crer que a realidade feminina é menos opressora em sociedades socialistas, mas não demonstra isso com dados, porém creio que não era a sua intenção nesse livro em específico.

Angela Davis é gigante.