Sermao da Montanha

Sermao da Montanha Huberto Rohden

Resenhas - O Sermão da Montanha

Manu 22/11/2021

Uma das mais belas mensagens do mundo cristão, O Sermão da Montanha surpreende pela simplicidade com que enumera as bases da doutrina cristã.

Le Pacheco - amante dos livros 25/01/2021

Essa foi uma leitura totalmente diferente do que eu estou acostumada a ler. Podemos dizer que saí completamente da minha zona de conforto. No entanto, fiquei encantada com tamanha grandeza desse livro. Me fez refletir sobre muitíssimas coisas. Recomendo!

Biau books 04/01/2021

Li esse livro quando era nova, preciso reler, porém me lembro de ser um bom livro

AndrA374 05/12/2020

Leitura Obrigatória !
"Se se perdessem todos os livros sacros da humanidade e só se salvasse "O sermão da montanha", nada estaria perdido." Mahatma Gandhi.
Uma obra com ensinamentos profundos e simples. Faz o leitor refletir sobre o que realmente importa NA VIDA.

Henrique Fendrich 04/02/2020

Uma visão encantadora do Sermão da Montanha, que me parece bem mais fiel à essência dessa mensagem do que a visão que costuma ser apresentada pelas igrejas cristãs em geral (de fato, o que as igrejas costumam apresentar sobre o sermão é um eterno morde-e-assopra que, no fim das contas, acaba inutilizando toda a mensagem). Embora eu tenha dado mentalmente aplausos entusiastas para o que lia, não deixei de pensar que, se é preciso fazer tudo isso que o autor diz, quem ainda poderá ser chamado de cristão?

Achei que Rohden deveria insistir no comentário sobre o “não julgueis”, pois este é um dos mandamentos que mais controvérsias têm causado no meio cristão, já que muitos acham que não julgar em hipótese alguma seria ser conivente com o pecado, e que, portanto, não seria apenas aceitável, mas altamente recomendável que se julgasse em determinadas situações. Mais uma vez, as igrejas se esforçam para negar o comando dado pelo próprio Cristo.

A questão do dízimo abordada nesse livro é também uma baita solapada na visão mantida por praticamente todas as igrejas, já que subverte toda aquela mensagem do 10%, dando conta de que 100%, a integralidade de tudo o que existe, é que pertence a esse poder divino, e que nós meramente emprestamos uma parte para a nossa sobrevivência.

Ricardo 15/06/2012

Trata-se de uma resenha sobre o filósofo brasileiro Huberto Ro, tão subestimado e desconhecido
Huberto Rohden é um filósofo brasileiro, catarinense, que escreve com brutal genialidade sobre filosofia e religião, desdogmatizando os textos sagrados, sejam do Cristianismo, sejam do Budismo ou do Hinduísmo. Autor extremamente subestimado e desconhecido, mas que enaltece nossa alma aos cimos mais elevados da inteligência e da sensibilidade, fazendo-nos refletir com leveza de espírito.

Suas obras são para serem lidas, refletidas, meditadas e relidas.

Segue um trecho excepcional de outra obra de Rohden, "Agostinho - Um Drama de Humana Miséria e Divina Misericórdia", que engrandece nossos corações:

[Entretanto, não era a poesia o conteúdo único do programa escolar de Madaura. Era cultivada também, e com grande esmero, a arte da oratória. Exprimir em forma graciosa os seus pensamentos e por meio deles arrebatar o público passava por um ideal digno dos melhores esforços.

Em sua autobiografia caracteriza Agostinho, não sem ironia, um desses mestres de eloquência, pondo-lhe na boca as seguintes palavras"Aqui aprendem-se palavras! Aqui se adquire a arte de falar, arte indispensável quando se trata de violentar a verdade e adulterar o sentido dos conceitos!"]

E assim segue a narrativa, de forma magistral e cativante. Nosso grande filósofo brasileiro merece um pouco mais de atenção de nossa parte, leitores desbravadores e ávidos por leitura digna, que edifica, ilumina e enaltece nossos corações.
Clau 15/03/2018minha estante
Fazia tempo q não ficava tão impactada com uma leitura! Maravilhoso!