Minha Formação

Minha Formação Joaquim Nabuco

Resenhas - Minha Formação

Ogaiht 02/05/2021

A Formação de um Intelectual
Joaquim Nabuco foi umas das figuras mais renomadas durante o Segundo Reinado. Advogado, historiador, político e diplomata, foi talvez o mais popular defensor da causa abolicionista. Neste livro, Nabuco escreve algumas das memórias mais importantes e que o moldaram a ser quem foi: A infância em um engenho de açúcar, sua viagem aos Estados Unidos e à Europa, a descoberta de seus autores favoritos, a relação com o pai Nabuco de Araújo e as pazes que faz com a religião no final da vida. É um belo documento e testemunho da formação de um intelectual e homem público brasileiro.

Carlos_e_Bianca 04/04/2021

O abolicionista
A obra é uma autobiografia da formação política de Joaquim Nabuco, um deputado e diplomata brasileiro da época do Império.

Nabuco mostra que desde muito cedo, sentado nos degraus de Massangana, um escravo implora de joelhos para um menino de sete anos. Desde desse fato ele se torna o abolicionista que se conhece. Usou o espírito antiescravagista para concretizar esse sonho que se viu realizar pelas mãos da princesa imperial.

Nabuco infelizmente não é lembrado o quanto se merece. Não aprendemos na escola sobre ele e nem quem era os outros abolicionistas. Que o Brasil se converta intelectualmente para se lembrar dos grandes heróis de sua história.

Recomendo para todos os amantes de história e política.

Kênio 08/04/2014

Vale a pena ler, mas Nabuco tem o estilo um pouco prolixo.
Vale a pena ler, mas Nabuco tem o estilo um pouco prolixo.

Talvez por ter sido escrito lá pelos idos de 1900´s. Tal estilo faz a leitura, às vezes, um pouco lenta, arrastada.

O prêmio para quem ler até o fim: um clássico que dá uma panorâmica dos bastidores da política no Brasil Imperial, em especial na campanha abolicionista, vistos pelos olhos privilegiados de um grande político da época. Há muito mais coisas como detalhes da formação moral, política e literária do autor Joaquim Nabuco.

Kleiton 01/04/2018

Na verdade eu li o PDF da obra através do KINDLE. Mas como não tinha o ebook eu escolhi esta edição para fazer o acompanhmento no skoob. Esperava um pouco mais da obra, como por exemplo que ele falasse mais de livros que leu etc. Não que ele não fale. Mas a obra é basicamente uma biografia do autor. Talvez eu é que tenha tido uma expectativa incorreta sobre o livro. Mas está lido!!

@Cb.victorpi. 16/06/2021

Apesar de curtinho, é um livro bem denso. JN defende a monarquia [local, principalmente], faz análises sociológicas dos Estados Unidos e da Inglaterra com suas respectivas sociedades, e ainda fala bastante do movimento abolicionista, embora isso tenha lhe custado a carreira política. Concordo com o GF quando este diz que faltou leveza ao livro. Mas, enfim, é um ótimo retrato de um dos maiores intelectuais que já tivemos no nosso país.

@bibliotecagrimoria 24/09/2021

Um polímata, de fato
Autobiografia de Joaquim Nabuco, o livro retrata sua jornada intelectual, política e literária. Figura proeminente da causa abolicionista, Joaquim Nabuco, cuja carreira se mescla a períodos importantes da História do Brasil no século XIX, expõe como as influências que sofreu nas suas viagens pelo mundo, Inglaterra, França, Estados Unidos e até o Vaticano (onde conseguiu o apoio do Papa Leão XIII para a causa abolicionista), bem como a infância no engenho Massangana, em Pernambuco,o tornaram a personalidade que foi e o encorajaram a defender a causa abolicionista, a qual ele considerava a mais nobre.
Minha crítica se diz só a passagens do autor onde se refere aos negros como dignos de serem resgatados da barbárie de "sua raça maldita". Sei que deve se compreender um homem em sua época, mas ainda assim incomoda um pouco. Mesmo que suas idéias (auxílio ao negro pós abolição para sua integração a sociedade brasileira como cidadão e a reforma agrária) fossem tão revolucionárias que até hoje não se conseguiu realizá-las direito (ou de forma alguma em outros casos), ele não escapou (como nós também não escapamos) aos paradigmas da época, e em certos pontos é difícil não se incomodar com certas falas.

Eloisa 23/11/2021

Talvez você não saiba quem foi Joaquim Nabuco. Infelizmente, quando aprendemos sobre a abolição nas aulas de História, pouco ouvimos sobre os principais nomes que tornaram a liberdade de milhões de brasileiros realidade.

Filho de um dos estadistas mais importante do nosso Império, Joaquim Nabuco ultrapassou a fama do pai cumprindo um papel semelhante e atuando a favor da abolição no país.

Em Minha Formação acompanhamos Nabuco tratando das principais experiências que o formaram como político, intelectual e ser humano. O que faz essa narrativa tão especial é que essas lembranças se confundem com a própria formação da história nacional.

A narrativa não segue uma ordem cronológica, o que mostra como alguns aprendizados são semeados em experiências da tenra idade e só são efetivamente apreendidos anos depois. Não são esquecidos, mas florescem em seu tempo determinado.

Se você desejar dicas de literatura e escrita de um imortal da ABL, entender os caminhos de um bacharel para se tornar um jurista competente, passear por Paris e Londres, conhecer virtudes e vícios da monarquia e da república, ter uma visão do Estados Unidos da América em pleno século XIX, ou como dirigir uma audiência privada com o Papa pode recorrer à Minha Formação.

Além de tudo isso, um grande prazer nessa leitura foi acompanhar os caminhos do autor como abolicionista. Desde a experiência lindamente narrada em ?Massangana? (um dos textos mais lindos que já li) até sua análise do pós 13 de maio, ainda é inspirador saber que nesse país tivemos estadistas como Nabuco, homens competentes e que mostravam seu amor ao país e ao nosso povo de maneira concreta e efetiva.

Certamente, esse foi um dos melhores e mais belos livros que li nesse ano. Façam um favor a vocês mesmos e conheçam Joaquim Nabuco.

Mariana Correa 19/01/2012

Tédio!
Com certeza o livro mais chato e enfadonho que já li! Só terminei porque fez parte da literatura exigida do meu vestibular, mas minha vontade era isolar esse livro pela janela! O único livro até hoje que eu realmente quis desistir de ler. Tem insônia??? Seus problemas se acabaram!
Tiago675 19/10/2013minha estante
É que ele está muito além do teu intelecto. kkkk

Kleiton 15/04/2018minha estante
Acho que não é pra tanto, Mariana. kkkkk mas opinião é opinião né? :)

Lucas 05/06/2020minha estante
talvez o momento ou as condições em que você leu não fossem as mais apropriadas.

Gleisson 01/10/2020

Política, Política, Política
Aos interessados recomendo que leia para ontem o pensamento de Joaquim Nabuco. A ideia de ler este livro não é, acredito, mergulhar dentro do contexto político histórico e emergir conceitos que não são bem vindos, que embora sejam aplicáveis. Mas para caracterzar uma consciência política no sentido de como olhar o passado, a vida e a obra de Joaquim Nabuco, e inteligir o tempo dos contextos políticos