Dagon

Dagon H P Lovecraft

Resenhas - Dagon

JP_Felix 28/07/2023

Dagon
Conto curto, sem uma trama grande ou mirabolante, mas já pode-se ter noção do início do terror cósmico. Se fosse algo atual, seria deplorável, algo qualquer, mas considerando que foi um dos primeiros contos que Lovecraft escreveu na vida adulta, quase um século atrás, e lendo as notas sobre a defesa, eu considero um conto importante e corajoso, com uma boa ideia e uma boa execução.

É estranho pensar que algo assim foi criticado negativamente por ser irrealista e nada crível na época. Hoje, o fascínio pelo terror do desconhecido é louvado. Jogos, filmes, livros, desde os já clássicos até os que foram lançados ontem já tem certa predileção do público quando se trata de despertar sentimentos fortes.

Medo de uma maquiagem? De um boneco digital? De um design de criatura em um jogo? Não. Dificilmente se tem isso hoje em dia. O maior medo é aquele despertado pelo que não se conhece, não se entende e não se vê. É uma regra concreta, não mostre demais, faça o espectador sentir. Construa, mostre o medo, não o motivo do medo.

Como pai desse conceito, Lovecraft é um cara importante para a literatura. Como um conto com essa ideia tão a frente de seu tempo e que valoriza a escrita (já que em um livro você não vê), esta é uma história a ser admirada como um relato histórico.

sharline 15/02/2021

meu primeiro contato com o h.p. lovecraft
nossa eu não entendi 100% da história porque algumas coisas ficaram confusas pra mim, mas eu simplesmente AMEI a escrita, o vocabulário que ele usa para descrever as situações é lindo.

João Vitor Schulte 21/09/2021

O mar e seus mistérios.
Monstros marinhos, possíveis alienígenas são a especialidade da casa. Estória curtinha de um soldado que conseguiu escapar dia inimigos entretanto ser viu a deriva em alto mar e presenciou fatos fantásticos que ninguém acreditaria.

Matheus 13/10/2021

simples
uma leitura simples e bem introdutória a H.P Lovecraft tem uma escrita rápida e com bastante detalhes do horror como o próprio Dagon e vai direto ao ponto sem muita enrolação e suspense.

Jaque 25/03/2022

Conto rápido com entendimento profundo
Amei!
Acredito que o final esteja aberto pra interpretações, e isso me fez imaginar e mergulhar na história.

Ouvi esse livro e a dramaturgia foi ótima... A narradora tem uma pronúncia INCRIVEL!! (Canal Leitura de Ouvido)

Douglas 06/11/2017

Interessante conto do mestre Lovecraft.
Bem curto e bem direto, coloca um Marinheiro perdido numa terra estranha, encontrando com Dagon, o Deus Peixe.

Cristina Henriques 07/02/2018

"Escrevo essa história sob uma pressão mental considerável, uma vez que hoje à noite me apago. Sem dinheiro, com o estoque da droga que torna a vida suportável próximo do fim, não aguento mais essa tortura; estou prestes a me atirar pela janela da água-furtada na desolação da rua lá embaixo. Não entenda minha dependência da morfina como uma fraqueza ou uma perversão. Quando o senhor ler essas páginas rabiscadas às pressas poderá entender, ainda que não por completo, a minha ânsia pelo esquecimento ou pela morte."