Mônica: Força

Mônica: Força Bianca Pinheiro

Resenhas - Mônica: Força

DAN LIMA 23/08/2020

Uma HQ que me surpreendeu profundamente. Emocionante do início, no meio e no fim! :-)))))))))))...
A história te pega pelas mãos e simplesmente leva o leitor a diversas reflexões. Com uma sensibilidade ímpar. Impressionante!!!
Um cenário psicológico que nos prende e que ao iniciar a leitura se torna difícil parar de ler, sinceramente. Terminei numa tacada só! ;-)
Absurdamente excepcional!!! ;-)))))))))))))))))))))))))))))))))...

Aline.Deodato 16/05/2020

Sobre ser Forte na fragilidade
Aqui temos a mônica lidando com um problema muito delicado, onde ela não poderá usar sua "força" na brutalidade.
Estória linda, e altamente recomendada.

Tico Menezes 05/09/2020

Simples, sensível e certeiro!
A abordagem escolhida para a Mônica nessa Graphic MSP foi a da sensibilidade no olhar e no não-dito.
Sentimos o clima e o peso do momento vivido pela pequena dona da rua dentro de sua casa, o que conversa diretamente com medos e inseguranças da infância.

Há um momento em que, acredito eu, todos que têm crianças em casa se perceberam agradecendo pelos sorrisos e pela bagunça dos pequenos. Uma criança triste, que anda com a cabeça baixa e não se anima para contar algo ou comer está claramente passando por alguma questão delicada que merece toda a atenção. E isso foi captado pela autora.

É simples, desenvolve essa questão e nada mais. E é o suficiente.

Luh (@imagineso.se) 04/06/2020

Fascinante
É ótimo. Fala de um assunto importante de modo sensível e com um visual sensacional.

Helo 19/02/2020

Forte
Chorei, refleti sobre a importância do bom relacionamento familiar

Blog MDL 04/02/2018

Depois de tanto ouvir falar da nova história da Mônica - e de Bianca Pinheiro, que a desenhou - decidi conferir o trabalho dessa moça. Sábia decisão: que traço lindo e que delicadeza em narrar!

Mônica: Força, traz o selo Graphic MSP (Mauricio de Souza Produções), no qual diversos autores nacionais fazem releituras dos personagens e das narrativas do universo da Turma da Mônica. É complicado fazer essa resenha sem entregar toda a trama... então me perdoem se sentirem que eu deveria ser mais específica (e leiam essa Graphic se ficarem curiosos para saber mais!).

Nossa querida baixinha dentuça é conhecida por não ter medo e enfrentar a tudo e a todos junto com seu inseparável Sansão. Mas nessa nova história, acompanhamos um drama em que sua força física não pode ajudá-la. Mônica tem sete anos e passa por um momento muito difícil e delicado, - fica constantemente calada, introspectiva e triste - está impotente com a nova realidade em sua família.

Sabemos que algumas situações na vida, por mais que esse seja o nosso desejo, não podem ser modificadas por nosso esforço ou vontade... e é de partir o coração o desespero silencioso da Mônica diante dessa percepção. Nem o traço fofo e a paleta de cores maravilhosa da Bianca Pinheiro amenizam isso. Pelo contrário, a diagramação das páginas, o jogo de sombras e a abundância de cenas mudas reforçam a fragilidade e o estado de espírito de Mônica nesse momento.

Tudo nessa HQ entrega uma grande sensibilidade, do desenho ao roteiro. Mais do que nunca Mônica é uma criança, e uma criança que vê o seu mundo desmoronar sem poder fazer realmente nada para impedir o que parece indetenível. Impossível não sofrer junto com ela e não sentir seu medo a cada página.

Revemos os amigos de Mônica ao longo da história - Magali, Denise, Cebolinha, Cascão - além do seu cãozinho Monicão, mas a interação e os papeis que desempenham são completamente secundários ao drama pessoal da colega dentuça.

Mônica: Força narra, sob a perspectiva de uma criança, o que acontece e poderia acontecer com qualquer família. A história é contada com muito tato e inteligência no aproveitamento dos recursos gráficos. Impressionante a quantidade de sentimentos que Bianca Pinheiro consegue nos fazer sentir em tão poucas páginas. Sem dúvida honrou a personagem, leitura indispensável!

P.S.: Devo avisar, ninjas cortadores de cebola habitam algumas páginas dessa HQ.

site: http://www.mundodoslivros.com/2017/01/comic-resenha-monica-forca-por-bianca.html

Cris 31/10/2020

Da vulnerabilidade e força faz-se o amadurecimento.
Uma HQ linda em termos de qualidade do material impresso, assim como, o roteiro e traços utilizados pela autora. Bianca Pinheiro honrou a maior personagem criada por Maurício de Souza. Com um roteiro sobre os conflitos familiares que Mônica passou a enfrentar, onde ela não poderia mais resolver com a sua principal arma: A Força. Uma história linda, delicada e emocionante que nos mostrou a maturidade que toda criança precisará desenvolver com o decorrer da vida. Bianca conseguiu transmitir, em traços delicados, muitas vezes pesados, a vulnerabilidade e a força da personagem, assim como, o retrato da mudança de humor e climax que o roteiro exigiu. O trabalho foi magnífico e emocionate e honrou o mestre Maurício.

Elisangela 27/08/2020

Lindo!
Chorei. Quanta sensibilidade e que forma linda de descrever os sentimentos de uma criança diante do problema apresentado. Cada vez mais apaixonada pelas graphic novels da MSP.

regifreitas 15/09/2016

Nota: 3,5/5,0
A arte e o traço de Bianca Pinheiro são belíssimos, mas a história em si merecia um pouquinho mais de aprofundamento, por conta do tema tratado. Talvez a limitação do número de páginas, meio padronizada nesta coleção, tenha interferido nesse sentido. Percebi esse mesmo problema em outros números também. Mesmo assim valeu a leitura!

Rai 26/04/2020

Eu amo a Bianca
Essa graphic podia ter mais umas cinquenta páginas. Queria um pouco mais de espaço pra Mônica resolver seu problema, porque passou uma leve sensação de "se o problema se resolveu de forma tão simples, então não era um grande problema, no final das contas", e nós sabemos (sim) quão grave e quão pertubador na vida de uma criança de 7 anos esse problema é.
Mas a Bianca tem um jeito muito especial de transmitir os sentimentos. Sigo a quadrinista há bastante tempo e tenho (e amo) várias outras obras dela. Ela fez de Mônica Força uma HQ incrível, bonita e me deixou a beira das lágrimas (quem leu e não quis dar um abraço na Mônica? Impossível).

Luiz 16/09/2020

Um novo olhar sobre o conceito de força
O que dizer de uma obra com tanta sensibilidade? É possível observar o carinho com que a obra foi construída. Usar a Mônica para contar uma história desse tipo é simplesmente uma ideia genial. O título da obra resume tudo: Força! Uma nova abordagem sobre essa palavra que vai além de uma mera questão física.
Acho até que poderiam ter ido além na história e deixado a obra ainda mais dramática. No entanto, entendo que eles queriam atingir diferentes públicos e optaram por algo menos denso.

João Felipe 09/10/2016

Lindo Enredo
Poético, profundo e om um arte que fala pelos detalhes. Mas um lindo trabalho da Bianca.

Flavinha 22/08/2020

Muito fofo!!
Gostei da forma que fora abordada situações tão difíceis como o desentendimento familiar e a solução encontra para novamente fortalecer os laços familiares.

umbbespecial 29/06/2020

"Uma história que nenhum Sansão resolve"
Mônica - Força, foi a primeira graphic novel da turma da Mônica (que por sinal eu amo) que eu li. Ela vai então falar sobre um momento problemático no casamento dos pais da Mônica e o impacto que isso terá na personagem.