Mônica: Força

Mônica: Força Bianca Pinheiro

Resenhas - Mônica: Força

oariellucas 09/07/2023

Quando a força necessária é outra
Essa aqui eu devo confessar que tocou na ferida. Cresci em um ambiente familiar que condiz muito com o relatado e meus primeiros anos de casado também foram difíceis, entendo tanto o lado da mônica quanto o dos pais (e eu nem tenho filhos) mas as vezes é muito complicado lidar com a frustração do outro e pra uma criança ver tudo isso é difícil e quase incompreensível. Essa aqui realmente me tocou muito principalmente por toda a sensibilidade. Não posso deixar de mencionar como a arte é linda e amei o fato dela ter colocado nas fotos coisas que aconteceram nas outras MSP's. Foi uma sacada muito boa!

jhullia 28/08/2022

minha msp favorita até o momento. o traço é a coisinha mais linda e a história é contada muito bem. um quadrinho muito lindo

tamyreiss 06/02/2024

Um olhar fala mais do que tudo
Toda Graphic MSP sempre carrega muito mais do que uma simples releitura dos personagens da Turma da Mônica, e com ?Força? não foi diferente.
Inclusive me arrancou lágrimas!!
A sensibilidade de uma história que realmente não precisa de palavras pra ser sentida, me tocou muito!! O traço de Bianca tbm traz essa coisa mais lúdica, mais do imaginário infantil que me fez realmente sentir o que a Mônica estava sentindo!
É uma história que é linda, só que sempre me faz refletir como é no dia a dia e como a criança realmente precisa ter força.

É realmente muito lindo!

Blog MDL 04/02/2018

Depois de tanto ouvir falar da nova história da Mônica - e de Bianca Pinheiro, que a desenhou - decidi conferir o trabalho dessa moça. Sábia decisão: que traço lindo e que delicadeza em narrar!

Mônica: Força, traz o selo Graphic MSP (Mauricio de Souza Produções), no qual diversos autores nacionais fazem releituras dos personagens e das narrativas do universo da Turma da Mônica. É complicado fazer essa resenha sem entregar toda a trama... então me perdoem se sentirem que eu deveria ser mais específica (e leiam essa Graphic se ficarem curiosos para saber mais!).

Nossa querida baixinha dentuça é conhecida por não ter medo e enfrentar a tudo e a todos junto com seu inseparável Sansão. Mas nessa nova história, acompanhamos um drama em que sua força física não pode ajudá-la. Mônica tem sete anos e passa por um momento muito difícil e delicado, - fica constantemente calada, introspectiva e triste - está impotente com a nova realidade em sua família.

Sabemos que algumas situações na vida, por mais que esse seja o nosso desejo, não podem ser modificadas por nosso esforço ou vontade... e é de partir o coração o desespero silencioso da Mônica diante dessa percepção. Nem o traço fofo e a paleta de cores maravilhosa da Bianca Pinheiro amenizam isso. Pelo contrário, a diagramação das páginas, o jogo de sombras e a abundância de cenas mudas reforçam a fragilidade e o estado de espírito de Mônica nesse momento.

Tudo nessa HQ entrega uma grande sensibilidade, do desenho ao roteiro. Mais do que nunca Mônica é uma criança, e uma criança que vê o seu mundo desmoronar sem poder fazer realmente nada para impedir o que parece indetenível. Impossível não sofrer junto com ela e não sentir seu medo a cada página.

Revemos os amigos de Mônica ao longo da história - Magali, Denise, Cebolinha, Cascão - além do seu cãozinho Monicão, mas a interação e os papeis que desempenham são completamente secundários ao drama pessoal da colega dentuça.

Mônica: Força narra, sob a perspectiva de uma criança, o que acontece e poderia acontecer com qualquer família. A história é contada com muito tato e inteligência no aproveitamento dos recursos gráficos. Impressionante a quantidade de sentimentos que Bianca Pinheiro consegue nos fazer sentir em tão poucas páginas. Sem dúvida honrou a personagem, leitura indispensável!

P.S.: Devo avisar, ninjas cortadores de cebola habitam algumas páginas dessa HQ.

site: http://www.mundodoslivros.com/2017/01/comic-resenha-monica-forca-por-bianca.html

Natalia Oliveira 18/09/2022

Gostei... Com um tema bem importante, a parte dos desenhos é linda... O livro em si é lindo...
Me animei para comprar todos que já foram lançados.....

Elisangela 27/08/2020

Lindo!
Chorei. Quanta sensibilidade e que forma linda de descrever os sentimentos de uma criança diante do problema apresentado. Cada vez mais apaixonada pelas graphic novels da MSP.

regifreitas 15/09/2016

Nota: 3,5/5,0
A arte e o traço de Bianca Pinheiro são belíssimos, mas a história em si merecia um pouquinho mais de aprofundamento, por conta do tema tratado. Talvez a limitação do número de páginas, meio padronizada nesta coleção, tenha interferido nesse sentido. Percebi esse mesmo problema em outros números também. Mesmo assim valeu a leitura!

@somaisumparagrafo 21/01/2022

@somaisumparagrafo
Os pais de Mônica estão brigando além da conta, deixando-a em meio a muitas discussões e silêncios pesados. Acostumada a resolver as coisas na pancadaria a pequena se encontra em um grande dilema, como ajudar os pais a resolverem essa situação?

Nessa HQ temos uma abordagem mais intimista da Mônica, que terá que enfrentar uma situação difícil e dolorosa, expondo seu lado mais frágil e vulnerável. De um jeito tocante, vemos essa mocinha encontrar força e coragem no amor a sua família para lutar por seus pais.

Leticia.Vitoria 12/03/2022

Leitura super rápida, mas muito profunda traz várias reflexões.
Mônica num dilema como resolver o problema dos pais sem usar o sansão.

Cris 31/10/2020

Da vulnerabilidade e força faz-se o amadurecimento.
Uma HQ linda em termos de qualidade do material impresso, assim como, o roteiro e traços utilizados pela autora. Bianca Pinheiro honrou a maior personagem criada por Maurício de Souza. Com um roteiro sobre os conflitos familiares que Mônica passou a enfrentar, onde ela não poderia mais resolver com a sua principal arma: A Força. Uma história linda, delicada e emocionante que nos mostrou a maturidade que toda criança precisará desenvolver com o decorrer da vida. Bianca conseguiu transmitir, em traços delicados, muitas vezes pesados, a vulnerabilidade e a força da personagem, assim como, o retrato da mudança de humor e climax que o roteiro exigiu. O trabalho foi magnífico e emocionate e honrou o mestre Maurício.

Alê | @adagaliteraria 06/10/2020

Graphic Novel: Mônica ? Força
Autor: Turma da Mônica
?: 4,7
Sinopse: Sempre que é preciso, a Mônica usa sua força para resolver os problemas. Agora, terá que enfrentar o maior deles. E não poderá ser na base da coelhada. Em Força, Bianca Pinheiro faz a principal personagem de Mauricio de Sousa (e do quadrinho brasileiro) encarar o grande desafio de sua vida, numa história tão dolorida quanto emocionante.
A história fala basicamente de uma família em que os pais não conseguem parar de brigar, pensando até em separação, e a forma que isso impacta na vida de sua filha. Eu me emocionei em muitos momentos. A Mônica realmente mostrou força nessa HQ, ela tentou unir os pais, ficou triste por muitos momentos e se segurou, e quando não conseguiu mais, ela foi e tentou, do jeitinho dela, resolver o ?problema? que ela acreditava que fosse. É uma história encantadora.

Mônica B. Lopes 14/03/2022

Amorzinho
Que fofura! A história é bem comovente e que fala com você.
A identificação vem mesmo que não tenha acontecido com você certamente você já conheceu alguém que passou ou passa por isso.
É bem tocante e dá vontade de ir lá abraçar a Mônica e dizer que tudo vai dar certo.