Paraíso & Inferno

Paraíso & Inferno Jón Kalman Stefánsson

Resenhas - Paraíso & Inferno

skuser02844 19/09/2023

Perfeito... pra quem busca legenda para o instagram
Fiquei em dúvida se realmente iria comentar sobre este livro aqui, peguei o ebook dele e da continuação (A Tristeza dos Anjos) porque quando vi me despertou uma memória... achava eu ter visto um vídeo recente da Tatiana Feltrin falando maravilhas desse livro... Depois da leitura concluída fui rever o tal vídeo do qual lembrei e percebi que ele na realidade não existe... a Tati até tem um vídeo sobre essa obra, mas muito antigo, onde ela nem fala muito bem dele... e com razão.
Aqui vamos acompanhar um jovem protagonista que vive da pesca na gélida Islândia, esse protagonista não tem nome, mas seu melhor amigo tem, chama-se Badur, ou Baldur... alguma coisa assim, mas com aquele d cortado das línguas nórdicas... Esse amigo do protagonista é fissurado no livro Paraíso Perdido, de John Milton, tanto que tão imerso no livro acaba esquecendo seu casaco ao sair para pescar nos fiordes, o que acaba fazendo com que morra de frio, em frente a tripulação que mesmo com escassez de opções bem que poderia ter feito alguma coisa.
A edição que Baldur estava lendo lhe foi emprestada por um velho capitão cego, e nosso protagonista então resolve devolver o livro ao seu legítimo dono e se suicidar depois disso, ele culpa o dono do livro pela morte do amigo, e até pela sua própria que ele está planejando causar. E o capitão será apenas um dos vários personagens com quem nosso protagonista sem nome irá se encontrar.
Esses encontros do protagonista serve para que o autor nos apresente personagens, todos sem muito aprofundamento, com fashbacks formados por parágrafos e frases intermináveis... a escrita é bonita e é um ótimo livro para você retirar legendas para o instagram, raras delas parecem realmente forçadas, em sua maioria funcionam e tornam a história que beira o maçante, agradável e bela... apesar do clima super deprê do livro todo.
A ambientação é bem feita, as descrições, também longas e em sua maioria, poéticas, são bem feitas e conseguem transmitir bem a imagem que o autor quer passar, mas o que poderia ser uma vantagem faz o livro parecer a página aberta do google imagens.
A narrativa do livro parece se perder em alguns momentos, piorando conforme se aproxima do fim, somos apresentados a uma galeria de personagens nos cenário gélido e melancólico que só sevem para falar do cenário gélido e melancólico... a história em si não transmite um real propósito, com algum esforço você até consegue atribuir algumas reflexões a história, mas isso tem mais a ver com a determinação do leitor do que com a competência do autor.
No vídeo que falei no começo a Tati comenta que há semelhanças entre este livro e A Desumanização, do Valter Hugo Mãe (que já li, mas não falei sobre por aqui porque achei um porre) mas a única semelhança que encontrei foi que ambos são livros melancólicos, presunçosos e cheios de frases que parecem ter sido criadas antes do livro em si... a diferença é que A Desumanização falha mais do que este na hora de encaixar essas frases...
Apesar de tudo que falei, não considero que o livro seja de todo ruim, ele é meio incompetente, sim... mas não chega a ser uma ofensa ao leitor. Mas acho que vou ignorar os outros livros do autor.

site: https://hiattos.blogspot.com/2023/08/opiniao-paraiso-e-inferno-jon-kalman.html

regifreitas 13/07/2023

PARAÍSO & INFERNO (Himnaríki og helvíti, 2007), de Jón Kalman Stefánsson; tradução João Reis.

Considero o papel dos tradutores dos mais importantes e relevantes dentro da literatura, ou mesmo de qualquer área do conhecimento humano. Por isso sempre credito aqui nos meus comentários o nome do tradutor ao lado do escritor. São eles que nos dão a possibilidade de descobrir histórias e visões de mundo tão diversas, de lugares que talvez nunca sonhássemos em conhecer, como a Islândia, por exemplo.

Desse pequeno país insular nórdico, com menos de um milhão de habitantes, chega este PARAÍSO & INFERNO. Trata-se do primeiro volume de uma trilogia. O segundo, A TRISTEZA DOS ANJOS, já foi lançado por aqui. Pelo que pude apurar, são obras que podem ser lidas de forma independente.

A história gira em torno de um jovem protagonista, cujo nome não é revelado, e suas experiências de vida como pescador em uma pequena vila remota, no início do século XX (?). Entretanto, o enredo fragmenta-se a partir das histórias de outros personagens que acabam cruzando o caminho desse jovem. Nesse sentido, Stefánsson insere muitas digressões e flashbacks para contar essas histórias paralelas, o que acaba prejudicando um pouco o ritmo da narrativa. Também por conta disso, os personagens não são muito aprofundados. Consegue-se vislumbrar suas motivações e anseios, mas não suficientemente, tornando difícil ao leitor se conectar emocionalmente com eles.

Estruturalmente as frases e parágrafos são longos e elaborados, o que pode ser cansativo para muitos leitores. Mas algumas passagens e imagens construídas pelo autor são carregadas de lirismo e poeticidade, mesmo descrevendo a brutalidade da vida naquela região.

O ponto forte do romance de Stefánsson é sua rica ambientação, descrevendo paisagens gélidas e melancólicas. Essa atmosfera sombria acaba se sobrepondo à própria trama e construção dos personagens.

Gostei bastante do resultado final. É sempre bom conhecer narrativas de lugares que fogem dos tradicionais eixos das literaturas que inundam o mercado brasileiro, sobretudo as de língua inglesa.

Jão.Silver 19/03/2022

Paraíso e inferno
Livro *extremamente* melancólico, o autor faz você entrar muito no universo do personagem principal, suas motivações e sentimentos. A narrativa é muito profunda e de forma corrida.
É um livro teoricamente curto, mas tive que fracionar minha leitura, relendo diversos trechos mais de uma vez. Primeiro contato com essa realidade pesqueira da Islândia, o livro é cheio de referência, abordando uma paixão pela leitura, conhecimento e por continuar vivo maravilhosa.
Sei que é uma triologia, apesar de sentir que funciona bem sozinho, tenho interesse em ler os próximos.

Fernando Lafaiete 02/01/2020

Paraíso & Inferno: A poesia externalizada da literatura islandesa.
******************************NÃO contém spoiler******************************

"As montanhas erguem-se acima da vida e da morte e dessas casas que se amontoam na ponta arenosa... Vivemos no funco de uma taça, o dia passa, transforma-se em noite, e enche-se com a  serenidade da escuridão e, depois, as estrelas iluminam-se. Elas brilham eternamente acima de nós como se tivessem uma mensagem urgente, mas que mensagem e de quem? O que querem de nós ou, talvez, o mais importante: o que queremos delas?"

Nascemos, vivemos e morremos. Como encarar o enigma chamado vida? Como viver e como entender os mistérios que nos cercam? Como encarar a morte de alguém querido como um fato incontrolável aos aspectos da vida? Abordando o luto como o cerne de sua obra, Jón Kalman Stefánsson nos apresenta personagens que encaram a morte como um fato irremediável e indiferente, com a única exceção do protagonista "o menino", como é chamado pelos demais personagens da história. Com uma escrita lírica, repleta de sonoridade que a aproxima da poesia, o autor nos leva a uma jornada de descobertas e superações emocionais, tendo como pano de fundo a cultura Islandesa e a literatura universal.

"O que você é vida? Talvez a resposta  esteja na pergunta, o espanto implícito nela. A luz da vida treme e se transforma em escuridão assim que paramos de perguntar, assim que deixamos de questionar, e encaramos a vida como outra coisa qualquer?"

Ao iniciar a leitura de Paraíso & Inferno, me vi encantado com a escrita e com a forma do autor de tecer uma narrativa com um tema tão difícil de ser digerido por muitos leitores. A construção narrativa é muito bem arquitetada pelo autor e nos envolve de forma apaixonante, nos fazendo mergulhar na escrita poética repleta de metáforas e simbolismos culturais que brincam com a ideia empregada no título, e que também remete ao clássico Paraíso Perdido de John Milton. Mas a  leitura vale de fato a pena? Como um dos aspectos fundamentais da literatura no geral é nos fazer refletir sobre as questões que compõe a obra em si, posso dizer que pelo menos este pilar é muito bem sustentado pelo autor. Mas não posso deixar de dizer que diversas outras questões são apenas pinceladas e o desenvolvimento narrativo deixa a desejar. Com nomes muito parecidos, a interação entre os personagens se torna confusa, assim como a identificação de gênero dos mesmos. Por diversos momentos senti durante a leitura que a única preocupação de Stefánsson era em deixar tudo sonoramente lindo. Mas ele deve ter se esquecido que uma obra literária deve ser muito mais que apenas linda e reflexiva.

O plot é quase nulo e as situações e questionamentos do protagonista são repetitivas. Os personagens são muitas vezes unilaterais e alguns estereotipados. Mas as descrições  são excelentes e a Islândia me parece ter sido bem retratada. Devo salientar que Paraíso & Inferno é o primeiro livro de uma trilogia a qual ainda não me decidi se darei continuidade. Muitas questões a serem pensadas e muitas ideias a serem alimentadas. Focado em Amizade, a significação de família e luto, Paraíso & Inferno é uma obra para ser lida e digerida ainda  muito tempo depois de ser lida. Uma obra que nos desafia a externalizar nossos sentimentos sobre aquilo que tanto tememos... A Morte.

"As lágrimas aliviam a dor e são boas, mas, ainda assim, não são o suficiente. Não é possível unir as lágrimas e depois deixá-las afundarem como uma corda brilhante na profundeza escura e puxar para fora aqueles que morreram mas que deveriam viver."

Nota:

Muitos afirmam que Paraíso & Inferno se assemelha e muito com A Desumanização de Valter Hugo Mãe. Infelizmente não li tal livro e por isso não pude fazer uma análise comparativa.

A edição da editora Companhia das Letras está muito bem revisada. Nenhuma ressalva quanto a este ponto.
Diego361 17/07/2020minha estante
Olá, pela sua resenha, entendi que é uma leitura que você gostou e que vale a pena, porém não entendi sua dúvida se vai continuar com a trilogia (em rápida pesquisa, vi que ainda não foi lançada no Brasil a continuação). Obs: Não li esse livro.

skuser02844 19/09/2023minha estante
Eu achei que o autor escreve muito bem, mas o livro é bastante presunçoso... eu li A Desumanização e é um livro ainda mais presunçoso, que parece ter sido feito para as frases estilo legenda de Instagram... pelo menos nesse as frases são mais bem colocadas