Demontale

Demontale André C. S. dos Santos...

Resenhas - Demontale

Helena Dias 03/01/2017

Poderia ter sido melhor...
Demontale é um antologia nacional de contos fantásticos que se passa em um mundo mágico dominado por um senhor das trevas chamado Mefisto. Após um pacto com uma rainha má, o demônico decide agir sozinho, possuindo príncipes e os transformando em generais das trevas. A única esperança dos reinos encantados são suas princesas. Cada conto presente nesse livro narra a história de uma princesa diferente e como ela destruiu e baniu Mefisto dos reinos dos contos de fadas.

Assim que li a premissa com a qual os autores teriam que trabalhar fiquei bastante empolgada. O tema escolhido é muito interessante e, além disso, o foco em personagens femininas fortes, chama muito a minha atenção. Por isso, assim que surgiu uma oportunidade, solicitei o livro para a editora. Em adicional, os contos são curtos (de 3 a 5 páginas apenas), deixando a leitura bem rápida e tranquila.

Diferente de um livro com apenas um autor, as escritas são dos mais diversos estilos. Podemos passear entre o rebuscado e o simples apenas virando a página. Apesar de ser algo bem excitante e divertido, algumas maneiras de relatar a história não me agradaram e, por coincidência, os respectivos contos também não conseguiram me encantar, sendo, por vezes, sem qualquer emoção, envolvimento ou até mesmo um tanto infantis. Alguns autores com mais de um conto na obra tinham a primeira história muito boa, mas as demais não tinham o mesmo nível, e isso é meio decepcionante.

A diagramação do livro é linda. Arrisco dizer que é uma das mais bonitas que já vi da editora. A capa também não fica atrás. Talvez a única coisa que me incomodou foi o uso da mesma tipografia no título e subtítulo. Dá a impressão de que tem muita informação, o que não é o caso. Outra coisa que deixou a desejar foi a revisão. Tem muitos erros de ortografia e pontuação, além de palavras faltando. Isso atrapalhou um pouco a leitura, uma vez que eu tinha que reler a mesma frase algumas vezes para poder entender melhor.

Não me entendam mal, achando que eu não gostei do livro. Porque eu gostei, principalmente porque muitos dos contos fogem do padrão que já conhecemos, dos esteriótipos, do que a sociedade julga correto e essas coisas. Temos até uma mulher pirata, não uma pirata qualquer, mas a capitã do Maçã Envenenada. Olha só que f***! E a princesa exorcista?! Pois é, gente, tem muita coisa bem interessante nesses contos. E, mesmo que eu não tenha morrido de amores pelo livro, achei uma leitura muito boa e agradável. Também curtir a leveza nas histórias, apesar do tema mais dark.

Enfim... Os contos cumprem o que foi proposto, mas senti muita falta de tempero na maioria das histórias. Algumas são ótimas e prendem o leitor, mas, no geral, são bons. Consequentemente, o livro é bom. E só.

site: http://www.cafecomlivroo.com

Lilian 16/05/2017

Cheio de ação e coragem!
Como estamos na vibe de contos, resolvi trazer outro conto para vocês da autora parceira Amanda Ághata Costa, desta vez o conto é integrante do livro Demontale, onde estão reunidos mais de 15 contos de autores diversos. O conto chama-se vestido vermelho de sangue e é bem curto, mas cheio de ação e coragem!

A personagem deste conto é Elisa, uma princesa diferente, que busca mais do que somente seguir ordens e escolher roupas, ela se interessa por livros e coisas sobrenaturais. Logicamente sua família é contra, mas algo lá no fundo faz Elisa acreditar que sua vida não é só aquilo.

Estou farta das constantes instruções para a forma que devo agir, as roupas que devo vestir, as pessoas com quem devo me relacionar. Tenho direito às minhas próprias escolhas e dessa vez escolho ser livre, bem longe dos julgamentos alheios.

É durante um baile que Elisa acaba descobrindo que o mundo traz mais segredos do que os humanos acreditaram, eis que o local acaba sendo atacado por demônios. Elisa teve a sensação de que algo aconteceria e as coisas ficaram ainda mais diferentes quando seu tio lhe entrega uma espada e lhe diz que ela é a única que pode derrotar a ameaça.

Diferente de muitas princesas que fugiriam para longe, os instintos me levam exatamente para perto daquilo.

Apesar de ser um conto curto, a narrativa foi bem descrita e não temos nada apressado, a cena de ação é muito bem narrada e ficamos vidrados no decorrer dos acontecimentos. Como sempre, por ser curto, acabou nos deixando uma infinidade de possibilidades sobre a continuação da história.

A personagem em si é bem definida também, ela possui uma personalidade forte e desde o começo já tem uma opinião formada sobre seu destino, ainda que ela mesma não soubesse de algumas coisas, gostei bastante. Não temos romance, mas em nada interfere o conto, eis que ele é mais voltado para ação e o sobrenatural, o que me chamou bastante atenção.

Preciso ficar mais forte e estar ciente das artimanhas que os habitantes do submundo vierem a usar contra a gente, pois a guerra não cessou hoje.

Recomendo o conto para os amantes de romances sobrenaturais, com um toque de ação e aventura, é a escolha perfeita para aquela tarde de domingo, garanto que não se arrependerão.

site: http://www.leitorasvorazes.com.br/2017/04/resenha-111-vestido-vermelho-de-sangue.html

hanny.saraiva 06/03/2018

Um garimpo e algumas pérolas
Coletânea de contos com algumas pérolas vindas da escrita de Leandro Zapata, Viviani Xanthakos, Amanda Agatha e André Mafra: destaques em termos de reinvenção e originalidade.

Yara 16/03/2024

Gostei muito, parecem contos na verdade, são curtos aí vc vai pro próximo capítulo achando que tem mais e já é outra história