Sulco

Sulco São Josemaria Escrivá

Resenhas - Sulco

Chico Jr 22/01/2021

Leitura e Meditação
Vamos lá: gostei do livro; é uma obra excelente e bastante atual, pois São Josemaria Escrivá trata de pegar o dia a dia e colocar cada ação/atitude na presença de Deus. Confesso que em dado momento achei a leitura pesada, pois o livro é dividido por pequenos temas espirituais e, os temas por sua vez, divididos em pequenos pensamentos, pequenas frases. Acredito ser uma obra mais de cabeceira, ler um pensamento ou dois antes de dormir ou ao acordar, não um livro para se pegar e ler de uma vez...
De todo jeito, recomendo! Espiritualidade de uma forma ou de outra, nunca será desperdício de tempo a leitura...

phlavius 24/04/2021

Um companheiro diário
Assim como "Caminho", Sulco é um livro para te acompanhar nos minutos de meditação diária. Com reflexões certeiras para te auxiliar no crescimento da vida espiritual.
Fernando 24/04/2021minha estante
Interessante!

Jailma Eulália 10/02/2022minha estante
Marquei para ler. Com certeza deve ser excelente. De São Josemaría Escrivá sempre se pode esperar muito

Marcio 06/04/2023

Leitura orante
Levei 7 meses para terminar o livro e chego a conclusão que li muito rápido. Assim como os outros livros dessa Trilogia (Caminho, Sulco e Forja) traz pequenos pontos (1000 no total) de reflexão escritos como em pequenos parágrafos que têm melhor proveito se lidos aos poucos e refletidos diariamente.

Cams 16/08/2021

Escrivá é perfeito na orientação: super objetivo, passos concretos e linguagem super acessível. Os livros dele são livros pra ter na cabeceira.

Ana Paula 19/04/2021

Sulco: uma leitura diferente
Esse foi o primeiro livro de São Josemaría Escrivá que li. Ele é um compilados de frases/pensamentos divididos por temáticas, que podem nos ajudar a refletir sobre vários aspectos da nossa vida cotidiana. Alguns desses pensamentos foram marcados no livro, pois me identifiquei bastante, outros simplesmente passaram - algo esperado, pois são 1000 frases! É provável que numa segunda leitura, seja possível aprender mais.

Recomendo a leitura para quem gostar de meditar, pensar e analisar situações. Recomendo também que a leitura seja feita de forma sistemática, de acordo com os temas apresentados, pois assim a leitura se torna mais proveitosa. Boa leitura!

pedelaranjalima 22/07/2021

Maravilhoso
Finalmente fechei a tríade de livros de São José Maria Escrivá! Li caminho, forja, e, agora, sulco. Todos os livros são maravilhoso!

Eryka 23/08/2022

A santidade no pequeno
Um grande livro de um grande homem que fez-se pequeno para pregar o evangelho aos pequenos.
Usando uma linguagem de simples compreensão, São Josemaria Escrivá escreve sobre como viver a santidade na nossa simplicidade e pequenez.
O santo do cotidiano ensina aos seus filhos espirituais a como perseverar firme no caminho, mesmo com suas falhas.
Um santo de grande humildade e sabedoria que toca muitos corações.

''Tanto a paz como a guerra estão dentro de nós. - Não se pode chegar ao
triunfo, à paz, se faltam a lealdade e a decisão de vencer no combate.''

samucacn 27/02/2023

"O que aparece nestas páginas é a própria vida do cristão, na qual - ao passo de Cristo - o divino e o humano se entrelaçam sem confusão, mas sem solução de continuidade" (D. Álvaro del Portillo, Apresentação).

Tal como Caminho, Sulco é fruto da vida interior e da experiência de almas de São Josemaría Escrivá. Composto também por pontos de meditação, apresenta uma visão atraente das virtude humanas. "Sulco,/i> quer alcançar a pessoa inteira do cristão - corpo e alma, natureza e graça -, e não apenas a inteligência", escreveu D. Álvaro del Portillo.

São Josemaría havia deixado o livro preparado para a publicação, faltando apenas a revisão final, que não teve tempo de fazer. A primeira edição, póstuma, é de 1986. Desde então já foram publicados cerca de 500.000 exemplares em diversos idiomas.