O Morcego

O Morcego Jo Nesbo

Resenhas - O Morcego

Maria.Bandeira 30/12/2023

Uma jovem norueguesa é encontrada morta no fundo de um penhasco porém tudo indica que ela foi estuprada e estrangulada. Por se tratar de um crime Brutal que intriga a polícia de Sydiney, a Divisão de Homicídios de Oslo manda um de seus agentes, Harry Hole para observar o rumo que as investigações estão tomando. Contudo ele acaba se envolvendo muito na procura do assassino por conta de não se tratar de um crime isolado como como no início das investigações parecia. Na verdade é apenas mais um de uma série de assassinatos que vêm ocorrendo em todo país. Esse livro não se resume somente desvendar quem é o assassino mas trata de questões raciais, de gênero e drogas. É um livro cheio de reviravoltas. Recomendo.

Levovitch 12/12/2023

Um suspense investigativo interessante com bons personagens, o autor conduz bem o leitor pela trama, mas peca em alguns momentos, deixando a história um pouco lenta em algumas horas, posso dizer que faltou mais manejo da trama no terceiro ato, porém o primeiro e segundo ato é bom e a história te instiga a continuar a leitura.

O protagonista é bom de se acompanhar, com seu humor diferente e sua perspicácia, espero ver como Harry Hole será desenvolvido ao longo dessa série de livros.

Ana Paula 16/11/2023

Livro chato,leitura cansativa e enredo com muuuuuita enrolação. Suspense sem que nada chame tanta atenção. O que chamou atenção mesmo,foi a cultura aborígene.

Eduardoow 15/10/2023

Começou tão bem e se perdeu tão fácil...
Uma história de mistério começou a ser bem desenvolvida logo no início, mas umas páginas depois parecia que não era mais um livro de suspense e que o "mistério" e o caso da trama não eram mais o foco, gostei, mas poderia ter sido bem melhor.

Leonardo.Campos 17/09/2023

O primeiro livro com o detetive Harry Hole
Não curti a escrita do autor. A construção dos personagens, motivações, diálogos, tudo muito inverossímil. Sei que é o primeiro livro do autor, e darei nova chance a ele, porém lendo um título mais recente. O morcego não funcionou para mim.

Keize1 24/08/2023

Harry Holly
Conhecendo o começo das histórias de Harry Hole. Jo Nesbo sempre com a escrita envolvente mas dá para identificar a evolução do mistério desse primeiro livro da série para os últimos.

Camila 15/08/2023

Uma saga que irei continuar
?A natureza humana é uma floresta vasta e impenetrável, que ninguém é capaz de conhecer sua totalidade.?
Não sei dizer ao certo o que eu achei deste livro, sem dúvidas me colocou numa ressaca literária inexplicável mas ao mesmo tempo conteve tramas realmente interessantes. Vale ressaltar que achei o livro bem tedioso em algumas partes, com muitos diálogos e textos desnecessários ao desenrolar das história.
Portanto, continuarei a saga de livros do autor, já tendo concluído anteriormente Boneco de Neve.

quinzesx 14/08/2023

Harry Hole ou Batman?
Considero " O morcego" um bom livro que nos apresenta um suspense investigativo, contando com personagens interessantes, sendo o grande destaque, Harry Holy (como é chamado nesse livro).
Gosto de ver o preconceito sendo abordado de maneira clara e como a cultura australiana nativa também contribui para o nosso entendimento.
Os personagens não são perfeitos, principalmente o Harry que tem um passado envolvendo o álcool. É prazeroso ver problemas reais na trama.
No entanto, eu acho que o arco final foi apressado e um tanto desconexo e isso tira um pouco da experiência.

silvana 31/07/2023

O morcego ?
Não é um livro maravilhoso, para ser sincera, em algumas parte quase desisti kkk.
Tem tantas partes sobre as lendas dos animais da Austrália que chega ser cansativo, e não gostei do final.
Mas como fiquei sabendo que os livros desse autor vão melhorando, vou dar mais uma chance...

Janaina 24/07/2023

Achei interessante utilizar a história dos povos nativos da Austrália pra traçar um paralelo com a história principal.

Como um todo, gostei do livro, mas tem umas partes bem arrastadas, desnecessárias, só serviram pra dar volume. E o final foi bem curto e rápido se comparado ao tamanho do livro.

O motivo dos assassinatos pareceu um pouco bem nada a ver, esperava mais.

dreyce0 24/07/2023

Interessante
Estou na maratona de ler os livros do autor , comecei a ler por boneco de neve achei esse livro um pouco fraco porém gostei . Apenas achei a leitura lenta só peguei o ritmo no meio do livro

Laylis 20/06/2023

Chato
Entendi mais sobre a histórias dos nativos australianos do que sobre o suspense do livro
inclusive suspense esse deixado de lado
achei enrolação e historia demais com coisa que não tinha nada a ver
levando a pessoas sem motivação.
Demorou pra pegar um ritmo agradável

Loios 14/06/2023

Uma investigação para quem não sabe o que quer ler...
Um livro que começa intrigante, fazendo correlações com a cultura australiana e colocando confrontos internos aos vícios do detetive com sua investigação.

Entretanto, acaba se tornando monótono no meio mas surpreendendo no final quando o detetive e o suspeito finalizam seu confronto.

Gabs. A 01/06/2023

Baby Shark, doo-doo doo-doo
A prática leva a perfeição?
No caso do Jo Nesbø, podemos afirmar que sim.

O primeiro de uma série antológica.

Comecei extremamente errado com Harry Hole, meu primeiro contato com a escrita de Jo Nesbø foi em seu sétimo livro: Boneco de Neve, que é próximo ao ápice em termos de suspense.

O mesmo não pode ser dito de O morcego, dá pra sentir as engrenagens ainda começando a esquentar, a evolução da decadência típica do personagem que ainda não está presente - o que é bem normal, a culpa foi minha, Harry - te conheci no futuro e não te reconheci no passado.

Uma fama em construção, uma boa jornada, mas não a melhor.

Um pouco diferente dos outros livros do Jo Nesbø, que parecem pegar fogo nas nossas mãos, aqui as coisas começam bastante glaciais e só lá para o fim que a coisa deslancha de verdade.

De saída, eu quase abandonei esse livro, de tantos rodeios que o autor dá - coisa que acabou se mostrando talvez um vício inicial de escrita - afinal, foi o primeiro livro do homem, então vamos dar um desconto rsrs.

Fui surpreendida com a introdução cultural aborígene australiana, não só aquela parte dos animais tensos que todo mundo já sabe, Jo Nesbø trás uma sensibilidade de visão aos nos contar o outro lado da Austrália, com respeito a ancestralidade e ao povos originários daquela região (Mas não dá pra olhar para o lado, em algumas situações ele dá umas escorregadas bem ao estilo branco salvador anos 2000, com esteriótipos raciais mega desnecessários).

Quanto ao desenvolvimento do suspense, a resenha de capa diz: "sobe como uma montanha russa, para te jogar toda a adrenalina da maneira que a história é contada" ou seja, demora pra esquentar, mas o final é bem eletrizante.