O Morcego

O Morcego Jo Nesbo

Resenhas - O Morcego

resenhasdajulia 21/10/2021

"A natureza humana é uma floresta vasta e impenetrável."
Após o corpo de uma jovem norueguesa, de 23 anos, chamada Inger Holter, ser encontrado no fundo de um penhasco, com sinais de estupro e estrangulamento, a Divisão de Homicídios de Oslo envia o detetive Harry Hole à Austrália, para ajudar nas investigações, já que, na cena do crime, não há vestígio de DNA ou impressão digital do criminoso.

Junto com Andrew, um investigador de origem aborígene, Harry perceberá que o caso não é um assassinato isolado, e que há um serial killer à solta.

O primeiro livro que li do Jo Nesbø, há alguns anos, foi Boneco de Neve, porque eu não sabia que era o sétimo volume de uma série. Agora decidi pegar na ordem para ler.

Gostei bastante desse livro! O Harry é um personagem que me agrada muito e, como livro inicial da série, aqui o protagonista ainda está em formação, e foi importante saber mais sobre seu passado e o que o levou ao alcoolismo.

O único ponto negativo para mim foram as inúmeras referências aos costumes e lendas locais, o que tornou a leitura um pouco lenta, demorando para desvendar o caso.

Mas, como primeiro livro da série, achei um começo muito bom!

Jéssica | @jehbreda 23/06/2020

Suspense regular
Não sei se é porque já li livros "do futuro" da saga deste detetive, mas este não flui. Há reviravoltas, há ação, já coisas a deduzir, mas não é meu favorito do autor.

Porém, é muito válida está leitura para compreendemos um pouco mais de Harry Hole.
potumati 08/01/2021minha estante
Qual o melhor dele? Cada livro é um caso, não precisa ler na sequência, certo?

Jéssica | @jehbreda 09/01/2021minha estante
Estão, eu comecei por Boneco de Neve. Depois que eu descobri que havia outros livros antes e resolvi ir na ordem. Morcego é o primeiro livro do inspetor Harry Hole, o personagem principal.

jessicalimao 10/08/2021minha estante
Bem mal escrito, ainda bem q ele evoluiu kkkkkk

Caroline.Martins 07/05/2021

Eu gostei muito desse livro e foi um afago pra minha alma thrilerza que estava a um bom tempo sem ler. Porém, não é um dos mais fortes e da pra perceber que ele desliza muito em alguns momentos, nada que te afete na leitura. Fiquei querendo que ele desenvolvessem mais o personagens principais pra fazer a gente se importar mais com eles. O plot foi muito bom e eu não suspeitei de forma alguma da pessoa.

Gustavo Kamenach 30/01/2022

O primeiro caso de Harry Hole
Finalmente, depois de tanto adiar e cogitar se iniciava por Boneco de Neve ou se começava desde o início da série, resolvi começar pelo começo literalmente. De primeira impressão, nota-se que Jo Nesbø tem uma escrita envolvente e pesquisou bastente sobre a Austrália e a cultura aborígene, o que foi bastante interessante. Porém demorou engrenar a história. Lá pelo metade que me prendi aos personagens e então fluiu bastante a leitura.
Gostei bastante do Harry Hole, com seu background e suas fraquezas e acima de tudo não é daqueles protagonistas perfeitos e que tem todas as soluções prontas. Ele me passou bastante realidade na construção desse personagem. Pelo que já ouvi dizer sobre a série, a maioria concorda que a qualidade só aumenta, portanto deu muita vontade de seguir para os outros 11 livros da série. Assim o farei e seguir esse detetive perspicaz e que luta contra criminosos e contra seus próprios demônios.

juumilk 26/12/2022

Que livrooo
Pra quem gosta de investigações e *crime brutal* vai amar, esse é o primeiro livro da série de 12 livros do Jo Nesbø sobre os casos do investigador Harry Hole. O livro é incrível e como eu disse precisa gostar de crimes brutais, pois as coisas são bem explicadinhas!!!

EU SIMPLESMENTE AMEI. Já quero terminar a trilogia :)
Malaquias1 26/12/2022minha estante
Tentei ler boneco de neve e fiquei sem ler por 5 mês e nem terminei

juumilk 26/12/2022minha estante
Acredito que você precisaria começar lendo desde o primeiro (O Morcego) para entender a história.

Bru_souza 26/12/2022minha estante
Quem quer começar a ler livros desse gênero, qual você recomendaria?

Malaquias1 26/12/2022minha estante
Pelo que vi todas as histórias são independentes mas pelo menos detetive Harry buraco

Gabriel 01/03/2022

Em meio a muito racismo, misoginia e homofobia, um suspense fraco
Vou começar pelos pontos bons, que são poucos. Gostei bastante da ambientação e dos conhecimentos da cultura australiana/aborígene que o livro trouxe. Além disso, a história flui muito bem, apesar dos vários pesares.

Pontos negativos:
-É evidente que o autor estava começando a escrever quando publicou esse livro porque tem muitos efeitos e acontecimentos amadores de mais. O Harry desse livro não se parece em nada com o de "Boneco de Neve" (lá, personagem e autor já estão muito mais maduros).
-O livro começa e termina sendo extremamente racista. De forma direta a indireta o autor fica o tempo todo fazendo comentários "bem humorados" sobre clichês e estereótipos de pessoas negras/aborígenes. Comentários como "apesar de..., fulano gostava muito dos negros", "eles são todos tão parecidos", "de crime eles entendem" e afins me incomodaram primeiro pela existência dos mesmos, é claro, mas também pela repetição. Além dessas bombas que o autor jogava de vez em quando, achei o plot do assassino de péssimo tom (principalmente nesse livro).
-Comentários bem trouxas sobre as personagens femininas também não faltaram. Todas elas, sem exceção, só serviram para terem relações sexuais com personagens homens ou para serem ofendidas pela sua aparência. Sobre os comentários homofóbicos prefiro nem comentar.
-O motivo dos personagens ficarem fazendo [*****] doce para contar o que sabiam é muito fraco. Depois de um determinado ponto a história ficou andando em círculos e demorou de mais para entregar o final (que foi, por sinal, bem podre). Alguns capítulos ficaram muito confusos e mal explicados devido a ideia que o autor teve de narrar os acontecimentos sob a perspectiva de um personagem drogado/bêbado.

Enfim, sei que o livro foi publicado em 1997, mas foi difícil de engolir muita coisa. Além de bastante preconceito, o livro é escrito de uma forma quase amadora. Se não fosse pela fluidez da narrativa eu teria abandonado. Vou continuar a série lendo "Baratas", mas se for próximo do que foi esse primeiro, vou desistir da série.

Eduardoow 15/10/2023

Começou tão bem e se perdeu tão fácil...
Uma história de mistério começou a ser bem desenvolvida logo no início, mas umas páginas depois parecia que não era mais um livro de suspense e que o "mistério" e o caso da trama não eram mais o foco, gostei, mas poderia ter sido bem melhor.

Caio 09/04/2024

Sempre quis ler este autor. Então resolvi começar pelo primeiro livro do detetive Harry Hole. Gostei bastante da escrita do Jo Nesbo. A história conseguiu me prender, porém o assassino foi colocado na minha lista de suspeitos logo no começo e nenhum momento saiu dela. Então foi meio que óbvio pra mim. Depois de anos lendo Poirot, você começa a colocar as células cinzentas para trabalhar.O que me incomodou foram algumas mancadas por parte da polícia... não sei se por autor ser ruim ou se for proposital. Vou conceder o benefício da dúvida e ler um segundo livro do detetive futuramente. O livro é bom, mas a ação por parte da polícia foi quase amadora. Portanto não posso dar mais que três estrelas. Recomendo com ressalvas.

Aione 08/12/2016

O Morcego é o primeiro livro da série de Jo Nesbo protagonizada pelo investigador Harry Hole. A editora Record já havia publicado do terceiro ao oitavo volumes, tendo sido os dois últimos, Boneco de Neve e O Leopardo, lançados com o mesmo padrão de capa. Agora, tanto o primeiro quanto o segundo livros chegaram às livrarias, e provavelmente os volumes de número três a seis serão relançados com o novo design. E então restarão os nono e décimo livros serem traduzidos, sendo que há previsão de publicação do 11º na Noruega em 2017.

Aqui não só acompanhamos o primeiro caso de Harry Hole narrado ao leitor como também conhecemos mais de seu passado, a fim de compreender seus traumas e o que o levou ao alcoolismo. Em O Morcego, Hole vai à Austrália investigar o assassinato de uma jovem norueguesa, e acaba descobrindo que o caso é muito mais complexo do que inicialmente aparentava.

Em terceira pessoa, a história é narrada pela perspectiva de Hole, mas também assume a visão de outras personagens. Ainda, senti uma maior agilidade na narrativa, principalmente em decorrência do número de diálogos e de frases mais curtas, algo que suavemente foi se alterando no transcorrer da série. Por tê-la iniciado do sétimo livro, conheci uma escrita mais amadurecida de Jo Nesbo, bem como também amadureceu seu domínio narrativo e capacidade de criação da trama.

Com isso, quero dizer que tive uma experiência bastante diferente das demais dessa vez. Ao invés de uma leitura frenética, que me cativou desde o início, tive dificuldade de me prender às páginas, e não senti aquela angústia característica de tramas do gênero, provocada principalmente pela curiosidade na resolução. O caso é apresentado ao leitor sem algum elemento extra que provoque suspense, então todos os fatos iniciais são dados com relativa calma, e sem a atmosfera de um thriller. Contudo, devo acrescentar que fiz a leitura em um momento de cansaço, então muito provavelmente meu sono também prejudicou meu envolvimento.

Ainda que os elementos como um todo tenham um ar um pouco mais superficiais, se comparados ao grau de complexidade narrativa e do enredo em si atingido por Jo Nesbo em Boneco de Neve e O Leopardo, outros fatores característicos da série já estavam presentes em O Morcego, mesmo que de maneira mais singela. Entre eles, é possível citar a personalidade em si de Harry Hole, um tanto quanto problemática; um contexto político e social como pano de fundo, bastante relevante na trama; e a citação, ao longo da narrativa, de fatores aparentemente insignificantes, mas que, no momento certo, acabam por revelar seu propósito – o que demonstra a habilidade do autor ao desenvolver o romance.

Em linhas gerais, O Morcego ficou aquém das minhas expectativas por meu contato prévio com a série ter sido em sua fase já amadurecida, com notável evolução do trabalho do de Jo Nesbo como escritor. De qualquer maneira, gostei do enredo e de sua resolução, ainda que meu envolvimento com a leitura tenha deixado a desejar. Aos fãs da série, certamente vale a pena conhecer seu início, além de também recomendar a leitura aos fãs de thrillers policiais, principalmente por causa dos volumes futuros.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2016/12/07/resenha-o-morcego-jo-nesbo/
ElesioMarques 02/01/2017minha estante
Você disse tudo o que eu queria saber sobre os volumes já lançados e esta questão das capaz novas. O primeiro que li foi "Boneco de Neve", estou lendo este "O Morcego" e já tenho "O Leopardo" pra em seguida. O volume 2 seria "Baratas"? Tomara que relancem mesmo do 3 ao 6 neste design novo pra eu formar a coleção porque aquelas capaz com rostos humanos são sofríveis. Abraços, amei sua resenha.

ElesioMarques 02/01/2017minha estante
Perdão, quis dizer "capas"... rs

LPHanna182 10/07/2020

"A natureza humana é uma floresta vasta e impenetrável..."
É um bom livro, apesar de ainda preferir "O boneco de neve", mas entendo que é uma narrativa diferente e com o Hole amadurecendo. Foi bom conhecer um pouco mais sobre a história do detetive e o que levou ele a ser como é nos livros atuais. Enfim, vale a pena ler (tem muita cultura australiana envolvida, personagens cativantes - Andrew - , suspense, motivações, culpa e reflexões), digno de um thriller policial.

akio 29/01/2021

Primeiro caso do detetive Harry Hole
Valeu como experiência para conhecer a famosa série de Jo Nesbo com o detetive Harry Hole. Nunca tinha lido nada do autor e sempre tive curiosidade por gostar de thrillers nórdicos. Escolhi esse por ser o primeiro livro da série.

Para mim, foi uma leitura razoável, com capítulos curtos e fáceis de ler, porém boa parte deles, em vez de mover a trama, serviram mais para montar o background do protagonista, com flashbacks em abundância. Bom para que o personagem tenha um passado convincente, no entanto cansativo quando em excesso. Mas aí vai da preferência do leitor... No meu caso, achei aceitável, considerando que é o início de uma longa série de livros.

Tem numerosos clichês do suspense policial, que não vou estragar revelando aqui, portanto não recomendo para quem busca um enredo de investigação totalmente original. No entanto, a história foi boa e até certo ponto envolvente. E, também, vamos combinar que é quase impossível escrever suspense policial sem usar absolutamente nenhum clichê do gênero, né?

Ainda vou decidir se continuarei lendo a série, na esperança de que os próximos volumes sejam superiores, porém não sei se eles irão manter o mesmo estilo de narrativa desse primeiro livro. Alguém se habilita a tirar minha dúvida? =)

Instagram: @akio.com.livros

Thaise 07/04/2024

Achei um livro cansativo e nada dinâmico! Muito diferente do ?boneco de neve? do mesmo autor. Por várias vezes tive vontade de largar a leitura.

Denise 18/02/2023

Tinha começado a ler em janeiro. Achei bem estranho, então deixei o livro de lado. Voltei a ler agora, não amei, mas gostei. Tô bem curiosa com o que vem nos próximos.

Ana Magiero 16/01/2022

Nunca pensei que fosse me decepcionar tanto com Jo Nesbo, mas que merda de livro foi esse? Está claro que vemos a evolução dele nos seus outros livros, mas, de longe, O morcego é o seu pior livro! Não tem profundidade, o autor colocou um romance sem pé nem cabeça no meio, fez parecer que o Harry sempre foi fodão e nossa, ele é insuportável no primeiro livro da série. Se eu pudesse desler seria grata! Que livro ruim.. e a boa parte? Nos outros livros o autor melhora!!