O Morcego

O Morcego Jo Nesbo

Resenhas - O Morcego

Morgana76 16/02/2024

Esse livro não fala somente sobre um assassinato, mas também sobre pessoas e como elas reagem, não sei explicar.
Achei q na metade ficou muito confuso, não tava entendendo nada e depois vinha um capítulos entediantes. Mas é um livro legal e interessante, vale a pena. Meu pai já falou q os outros são melhores. Espero que eu goste deles também.

Daniela.Meier 20/02/2023

"O morcego é o símbolo aborígine da morte"
Desde minha adolescência sou uma grande fã de suspenses e romances policiais, no meio dessas leituras eu tive o prazer de esbarrar nos livros de Nesbø. “O Morcego” é o terceiro livro que leio do autor e o primeiro da série que tem como protagonista o detetive Harry Hole, são doze livros que não precisam ser lidos em sequência, porém é interessante seguir a ordem para acompanhar a evolução do detetive. Minha intenção era ler um por mês, acabei atrasando já no primeiro, mas a meta de ler todos em 2023 segue de pé!
No primeiro grande caso do inspetor norueguês Harry Hole ele é levado para a Austrália, onde o corpo de uma jovem de 23 anos norueguesa foi encontrado em um penhasco com vestígios de violência sexual e estrangulamento. Trabalhando junto com o policial Andrew Kensington, Harry logo se depara com um caso mais complexo do que imaginava: uma série de crimes semelhantes se espalham pelo país. Além de uma procura intensa por um serial killer, Harry também precisa lidar com suas questões pessoais e pode descobrir que as respostas estão mais perto do que ele imagina.
“Você é uma pessoa que acha que precisa lutar contra o mundo todo. Mas, se não abaixar a guarda de vez em quando, seus braços vão ficar cansados.”
Como sempre, a escrita de Nesbø flui muito bem, detalhes em uma dose certa, suspense que prende o leitor e algumas migalhas de romance sempre estarão presentes em seus livros. É um daqueles livros que permite que o leitor participe da investigação, apresenta diversas possibilidades que podem se multiplicar ou reduzir conforme as pistas surgem, Nesbø nos permite conhecer bem seus personagens e entender suas motivações. “O Morcego” não foi o melhor livro que já li do autor, mas é uma excelente porta de entrada para o universo de Harry Hole.

site: https://www.instagram.com/cookie_literario/

Betinha 21/02/2021

Outro morcego importante
Minha amada amiga Michelinaaa já tinha me indicado 8.000 vezes Jø Nesbo e sabe Deus o porquê eu não tinha cedido ainda. Simplesmente quem não conhece: Conheçam! E quem já conhece: Leiam TODOS!
Primeiro de tudo achei sensacional e uma sacada genial o romance passar em outro país, continente, cultura! Nunca li um guia turístico, mas foi assim que me senti lendo um guia maravilhoso, que sim me despertou uma vontade imensa de conhecer Austrália!
Segundamente, Harry Holly não é nada do que eu esperava, do que já li ou vi em gêneros polícias. Posso dizer sem (e com exagero) que Harry é um personagem inédito e único, eu realmente me surpreendi!
O que me incomodou foi o ritmo, achei arrastado, mesmo gostando dos detalhes e da forma bem lenta e densa que os diálogos foram escritos. Mas esse "arrastado" prejudicou o meu ritmo de leitura e isso pode nos fazer perder detalhes ou partes importantes!
A história é ótima e não é sobre o assassino ou as vítimas, é sobre quem resolve o crime e todos ganham destaque e relevância no contar da história. Achei TB outra "sacada" incrível não monopolizar tudo em Harry e vamos descobrindo ele através das pessoas que ele se relaciona.
Desconfio que virei fã!

Bruno Passuello 27/11/2022

Primeira experiência com Jô Nesbo e me encantei
escolhi esse livro simplesmente por se passar na Austrália, me peguei preso e envolvido com a trama e como todo resultou.

Nicolas 20/11/2022

Carencia por romance policial
Atrás de livros policiais mais modernos, me deparei com o bem falado boneco de neve, mas me conhecendo ja sabia que se fosse pra ler algo assim ia ser do início, entao cá estamos!
De primeira fiquei receoso com essas avaliações do skoob, coisa que não deveria fazer porque sei muito bem que discordo até das que dão nota alta pra coisas que eu gosto, então que leitura agradável foi o morcego.
É obviamente um primeiro romance beeem amador, mas quando funciona funciona mt bem. Gostei de pegar um autor de terras desconhecidas pra mim e do mesmo ter usado bastante referências culturais, locais e afins.
Não é uma MEGA HISTÓRIA um MEGA CASO mas pra mim funcionou, não me senti entediado nem arrastado com nada, pra mim, saldo positivo.

Marilan 19/11/2022

Odiei, é isso. Como o primeiro livro do Nesbø que eu li foi Boneco de Neve (e aquele é O livro) acho que coloquei muita expectativa que esse seria tão bom quanto ou ao menos razoável, por ter sido escrito antes. Mas a estória é só arrastada e parece não ter muito propósito.

Além da gente ter que engolir um casal sem química nenhuma ainda tem o fato de o assassino e a razão dos assassinatos não fazerem muito sentido. É quase ridículo.

Karla Lima @seguelendo 20/12/2021

@seguelendo
Já sou leitora de Jo Nesbø, inclusive lido livros da série Harry Hole fora de ordem, e resolvi começar realmente do começo. O Morcego é o primeiro caso de um detetive problemático, alcoólatra e cheio de polêmicas.

Porém, como esperado: é apenas o começo.

Diferentemente as obras que já tinha lido do autor, a abertura da série não tem o nível de narrativa que encontramos em ?Faca?, por exemplo (12º volume da série), mas é aqui que começamos a conhecer Harry Hole e nos familiarizar com seus traumas e obsessões. É um bom início, uma apresentação digna, em um caso interessante.

É uma obra de rápida leitura, com muitos momentos de ação alternados com a investigação propriamente dita. Harry é um personagem interessante e acredito que acertei ao decidir ?recomeçar? a conhecê-lo. Ver como sua reputação foi construída e destruída de forma sucessiva no decorrer da série até chegar no ponto em que eu o conheci da primeira vez.

Gostei dos personagens apresentados, gostei do caso e até mesmo dos clichês que comumente encontramos em thrillers.

Recomendo. Já recomendava a série antes e creio que recomendarei cada um dos próximos livros que lerei daqui para frente. Cada obra sendo uma parte da vida e das desventuras de um detetive genial que, prevejo, amarei odiar.

Jessica Leite 19/05/2023

O Morcego
A primeira aventura de Harry Hole, de Jo Nesbo. Achei uma leitura bem arrastada. Achei muito clichê de filme policial dos anos 90. Não gostei da forma como o crime foi solucionado. Achei o protagonista bastante chato e intediante. Esse é o primeiro livro do autor nessa séria policial, talvez os demais livros melhorem. Mas não gostei desse catão de visitas. Vou pensar duas vezes antes de escolher outro livro do Nesbo pra ler.

Rafa 28/02/2021

Inger Holter, uma jovem noruegeusa de 23 anos, é encontrada morta no fundo de um penhasco. Um crime brutal que intriga a polícia de Sydney. Enviado à Austrália para ajudar nas investigações, Harry Hole descobre que esse é mais um dos assassinatos em série cometidos por todo o país. Um serial killer está solto pela cidade. Para Harry Hole, a caçada começou!!

🦘 A premissa de O Morcego pode parecer um pouco simples, mas te garanto que a história contada no livro não é tão simples assim!!

🦘 Vou começar falando do que eu mais gostei no livro: o detetive Harry Hole!! Seu desenvolvimento e sua história pessoal são tão bons quanto a trama investigativa. Foi muito interessante ver a flutuação de personalidade de Harry durante o livro!! O autor deixa claro que não quer fazer uma série com um detetive supre-herói, mas sim como uma pessoa como outra qualquer. A vunerabilidade de Harry chega a ser tocante em alguns momentos e dá bastante humanidade ao personagem!!

🦘 Isso faz com que a parte investigativa também suba de qualidade. Ela é muito bem amarrada e vai ficando cada vez mais intrigante à medida em que Harry vai mergulhando de cabeça na caça ao assassino!! O confronto final entre eles é uma bela cena de ação, mas que me causou um certo desconforto porque mexe com um medo muito bobo que eu tenho 🤷‍♂️🤷‍♂️. Mas o desfecho de tudo é muito explicado, deixando tudo muito bom!!

🦘 Meu senão para o livro fica para o início, em que o autor nos apresenta um pouco da cultura e da história da Austrália. Porém, achei essa parte muito arrastada. Acabou tirando um pouco o foco da história princial.

🦘 O Morcego me fez querer demais ler os outros livros da série do detetive Harry Hole!! Ele tem tudo pra se tornar um dos meu detetives favortios!!!

Duda Garcia 09/07/2021

Um romance policial diferente
Algo que me chamou atenção na narrativa e eu gostei bastante é que ele dispersa várias vezes em assuntos paralelos como a cultura do local e das pessoas, pensamentos desconexos, etc. Adorei, por exemplo o modo como nós ficamos bêbados junto com o personagem. Fiquei muito confusa nessa parte kkkkkkk mas achei incrivelmente interessante essa abordagem.
Continuarei lendo mais o detetive.

@lipecelli 25/11/2021

Primeiro livro do Nesbø que leio, e que sorte começar pela ordem correta do personagem Harry Hole.
Gostei bastante do livro, por mais que tenham partes um pouco enroladas, gostei bastante do final, e espero que toda a saga do Harry seja boa.

Vamos pro próximo, baratas ?!

romarioribeirost 15/04/2021

Uma boa surpresa
a historia possui alguns erros/furos e tive dificuldades em lembrar de todos os personagens, mas não posso deixar de dizer o quão boa foi essa leitura.

além da grande expectativa com o projeto de ler um livro do autor por mês, a história foi muito boa no que se propôs.

o autor escreve muito bem, e fluída e direta, sem cair na superficialidade. as questões cultural dos aborígenes e suas culturas da Austrália muito bem apresentadas e discutidas. (até separei alguns vídeos pra estudar mais sobre).

eu amei conhecer Harry Hole. ele quebra o arquétipo de detetive super inteligente que enxerga o que ninguém mais ver (o que eu particularmente não gosto), mas não tira o mérito de sua inteligência. ele liga os pontos baseado em como a investigação está progredindo e de maneira orgânica e bem desenvolvida. (percebi que estava apaixonado pelo Harry na descrição do autor na ultima parte do capítulo 29).

Akemi 23/03/2024

Não recomendo. Claro que entendo que é o primeiro livro do autor. Entendo de verdade. Ele passou +200 páginas contando folclore aborígene do país; não aguentei aquelas 150 páginas de puro romance no meio DE UMA INVESTIGAÇÃO DE UM SERIAL KILLER!! Eu quero ler outros livros dele, mas honestamente, esse foi HORRÍVEL. A descoberta do assassino foi tirada do uc, pois não fez sentido nenhum (ok, talvez um pouco de sentido teve).
A grande questão é que esse livro poderia ter facilmente 200 páginas se não fosse a ENORME quantidade de enrolação.

Vitor.Benvindo 15/04/2022

Gostei da leitura, o ritmo é muito bom, o personagem principal é bem chamativo justamente por não ter ser perfeito como muitos outros.
A história foi muito viciante, mas teve alguns pontos pro final que fiquei um pouco perdido, mas ok, só precisei ler duas vezes a página ou capítulo.
Vale muito a pena a leitura, agora partir para o segundo volume.