Um carretel de linha azul

Um carretel de linha azul Anne Tyler

Resenhas - Um carretel de linha azul

Kakah_sth 16/07/2023

Linha azul
Não imaginei que leria algo do tipo, mas me surpreendeu. Me trouxe várias reflexões sobre família,luto e a vida comum, achei que foi o momento ideal para esse livro. Mas não é um gênero que me chama tanta atenção.

licenagao 27/05/2023

Um Carretel De Linha Azul
Não tenho muitas palavras para descrevê-lo, então não vou me esforçar muito.
O melhor livro que já li.

Lari.Razera 29/12/2022

Tridimensional
Esse livro possui uma construção de personagens tão excelente que os personagens parecem reais, em especialmente o Denny, por quem eu criei uma empatia diferenciada justamente por ser considerado a ovelha negra da família. Gostaria de pontuar que essa história vai crescendo ao seu decorrer, no primeiro momento achei ela muito monótona (apesar de já estar esperando uma história sem grandes plots), mas a partir da segunda parte e após um acontecimento específico ela toma rumo e forma. A história dos pais do Red, somado ao pano de fundo dos Estados Unidos naquela época da Grande Depressão, me tocou muito! É um livro conformidades no casamento, o papel de cada um na família, e o mais importante: sobre reunião. Infelizmente o aplicativo não permite notas quebradas, mas com certeza esse livro seria um 3.8.
P.s: o livro me atiçou mais para ler ?Lolita??

crenanrocha 01/11/2022

?Observava-o com um sentimento distante de tristeza. Viu como ele jogou o cigarro no chão, como o amassou com o pé e foi trabalhar num galho. Que mundo, este. E, em seguida, a fala que vinha depois: ?Quem teria pensado?, a bruxa perguntara, ?que uma menina boazinha como você poderia destruir a minha bela perversidade??

luh 12/10/2022

parece um filme de sessão da tarde, infelizmente n sou muito fã do gênero

os personagens são muito reais, e as tramas deles tbm
talvez se eu tivesse lido em outra época da minha vida teria gostado mais dele

Sarah 18/07/2022

Não esperava nada, mas entregou tudo
Confesso que estava com este livro parado na minha estante a alguns meses e decidi então lê-lo e foi uma ótima decisão.
Que história, meus amigos!
No começo me arrastei para ler, mas quando peguei no tranco com a leitura, devorei o livro.
Teve momentos em que me emocionei muito com a história, chorei de pena, de emoção, alegria e outros momentos que queria descer a lenha nos personagens.
Como o livro conversa entre os personagens, é possível analisar várias frentes e se identificar com aquele que você mais gosta.
Foi lindo e emocionante acompanhar essa família do seu início ao fim.

tei :) 07/07/2022

Prometeu nada e entregou tudo!
Favoritado! Não achei que iria gostar tanto como gostei. Acho que li no momento ideal, tô com altas reflexões sobre a vida, sobre família, sobre pessoas e sobre meu papel no mundo... e o livro aborda isso tudo e mais.

A construção dos personagens é impecável, às vezes eu até duvidei se eles não eram reais mesmo. Eu me identifiquei muito com a Abby, é como se a autora tivesse entrado na minha mente e na minha visão de mundo pra descrever a personagem kkkkkk
Nossa, que universo bem desenvolvido!

Além disso, trata de questões sociais importantíssimas, e do modo como as pessoas lidavam com esses assuntos nos anos 50/60. Esse ponto também é muito bem exposto e explorado.

O coração fica quentinho depois de ler um capítulo, você se sente parte da família Whitshank.
É como um abraço, como cheiro de bolo assando, como entrar debaixo da coberta em um dia chuvoso...

Apesar de a leitura demorar horrores, já que a autora é muito detalhista, eu senti que valeu cada segundo.
Vou levar o livro pra vida!

je viana 03/06/2022

Leitura gostosinha
esse livro foi daquele tipo que tu vai até o fim do mundo só pra poder comprar ele. foi o que aconteceu cmg, eu vi uma recomendação, fiquei apx e fiz de TUDO pra achar e comprar esse livro.

confesso que a historia não tem nada demais ou nada de mirabolante do tipo uau, mas a leitura é muito fluida e gostosinha e faz com que vc queira continuar lendo até acabar. me senti muito nostálgica lendo na maioria das partes e isso me deixou com o coração quentinho, sabe, poder acompanhar detalhadamente a vida da família, cada situaçãozinha etc. me identifiquei muito com o denny e a única parte que não gostei foi da linnie e do Júnior pq achei bem parada, mas fora isso foi bem legal de ler!
recomendo pra quem procura uma leitura leve??

Riquele 19/04/2022

apesar da leitura ser parada eu amei a escrita desse livro
comprei por 5 reais e valeu muito a pena kkkkk
amei ler, saber a história, origem e conflitos da família whitshank
esperava que no final pelo menos dissesse o que aconteceu com a tão querida casa dos whitshank
mas me contentei por ter falado um pouquinho nas paginas finais sobre a misteriosa vida de denny whitshank

Beatriz 10/03/2022

obra de arte
em todos os momentos que estive lendo parecia que eu estava vivendo aquele universo (adoro livros que me fazem me sentir assim), a história é muito boa, sobre as gerações da família e de como a familia se formou, simplesmente amei.

Carlinha 03/03/2022

Romance Levinho
Gostei, um livro bem descontraído, clima de novela onde você começa e não quer parar pra ver como vai terminar...
Aqui acompanhamos a família Whitshank ao longo de várias gerações. Aos poucos os personagens vão sendo apresentados de forma muito bem feita. Aí a gente vai descobrindo segredos e conhecendo as histórias no ponto de vista de cada um deles.
Cativante, envolvente, emocionante... gostei bem.

SuAlen.Pawelkiewic 26/02/2022

Uma família comum e interessante.
O livro conta a história da família Whitshank, no início o desenrolar da história me prendeu, mas aos poucos foi me distraindo, não consegui me prender aos personagens.

Na metade aonde fala um pouco mais sobre o passado, de como a família começou é meio perturbador, a que ponto mulheres se submetem por causa do primeiro amor?

O cara nem gostava dela e ela não via ou não queria ver, Júnior ficou com ela por pena ou porque não tinha outra coisa a ser feita, mesmo assim construíram uma bela família.

Red continuou com o amor pela casa como Júnior, além de ter uma bela família, acolheu Stem.

Uma família comum, com segredos, tentando resolver seus problemas da melhor forma possível.

Muitos pontos interessantes para refletir, o título ficou perfeito com o desenrolar da história, no entanto coloquei muitas expectativas e parece que faltou algo. Mesmo assim recomendo. ???

@suhh_entre_livrosefelinos ??

mafe 27/01/2022

foi muito bom acompanhar a vida da família Whitshank, mas eu fiquei o livro inteiro esperando uma lição, ou algo que me prendesse de verdade na história, o que não aconteceu..
mesmo parada, a leitura foi boa.

sofi 04/01/2022

Bom, mas não é pra tanto.
?Um Carretel de Linha Azul? fala sobre 4 gerações da família Whitshank, uma família comum de classe média de Baltimore. Como na própria sinopse, diz que a impressão de família comum e perfeita vai se desfazendo ao longo do livro, isso realmente é verdade. Mas com isso, a primeira parte (Não posso ir embora enquanto o cachorro não morrer), acaba não sendo uma das melhores. Quando estava nela lia pelo no mínimo 1 página por dia ou 2, acabei largando em julho de 2021 pelo tédio que o livro me causava, mas resolvi dar uma segunda chance ao livro e cheguei a conclusão de que é uma boa leitura, mas não pra tanto. Amei como Anne Tyler consegue desfazer aquela impressão de personagens ao longo das partes, e intercalar a vida dos antepassados dos Whitshank com os atuais, além de mostrar coisas de diferentes pontos de vista sem ficar uma grande bagunça. E vamos concordar que a escrita da autora é impecável, fazendo com que leiamos umas 50 páginas se tivermos interesse. Mas também achei o final um pouco sem sentido (e olha que li umas 2 vezes pra tentar entender). Mesmo com tudo isso, gostei muito do livro, e entendi como uma crítica ao famoso esteriótipo de família perfeita, o que não é nada real, pois nem algo ou alguém é realmente perfeito.