Talismãs

Talismãs Eleonor Hertzog

Resenhas - Talismãs

Refúgio Literário 17/12/2016

Novos mistérios revelados...

Sabe aquela série de livros que não te decepciona em nenhum momento? Assim é Uma Geração, Todas as Decisões de Eleonor Hertzog. Já resenhei para vocês o livro 1 e 2 (Cisne e Linhagens, hoje é o dia de Talismãs, o terceiro livro da série.

Encontramos nossos personagens, a família Melbourne cada vez mais envolvidos em momentos tensos e descobertas inacreditáveis. Peggy, uma personagem cheia de mistérios, acaba percebendo realmente todo o seu poder como sensitiva. Para quem não acompanhou as duas primeiras resenhas no futuro a Terra é um refúgio de vários povos em busca de um lugar melhor para viver, não o que você imagina, não são seres verdes , monstruosos e tudo mais. Apenas seres com aparência humanoide, mas com seus segredos e poderes. Então, esses povos, que tiveram um certo destaque no segundo livro Linhagens, aparecem de uma forma diferente neste terceiro volume. Afinal, agora percebemos o que realmente cada povo procura e como isso vai atingir a vida da família e de todos os terráqueos.

Logo no prólogo, a autora nos deixa abismados com o que é encontrado, e enfim o nome da série faz sentido, todo o futuro da humanidade estava nas mãos dessa geração, a geração dos jovens que teriam o grande poder de salvar nosso planeta e as raças que nela viviam.

No primeiro livro Cisne, a autora cuidou de apresentar o barco onde vivia a família Melbuorne, mostrando todo o seu cotidiano. Em Linhagens, Eleonor inicia todo a ação da série, com mistérios sendo descobertos, poderes aparecendo e muitas, muitas surpresas. No último livro, nossa querida Peggy tentou acabar com sua própria vida, por achar que assim estaria protegendo seus entes queridos do que estava por vir. Já neste terceiro, consegui perceber que o foco central foi Peggy e sua relação com os outros, a garota enfim ganha mais espaço e entendemos o porque de tantos segredos a rondarem. Mas temos outras histórias alternadas a isso, onde podemos ver até que ponto os personagens estão em perigo iminente.

Algo que se pode perceber na série da autora, é o grande número de personagens, isso em qualquer história seria muito confuso, mas não nessa. Cada personagem novo que surge, é essencial para o desenvolver do enredo., e essencial para que fechemos qualquer lacuna deixada. E esse é o forte de Eleonor, não deixa pontos soltos, não deixa uma história sem pé nem cabeça em nenhum momento, ao contrário, ela consegue fazer o leitor entrar para dentro desse universo criado por ela.

Quem leu "Guardião?", o spin-off lançado da série, se sentiu familiarizado ao encontrá-l, de uma maneira tão real e completa neste livro. Isso ajudou a entendermos ainda mais, o porque de ele estar onde está.

Resumindo, apesar de Talismãs ser o mais curto da série até agora, com 539 páginas (Cisne – 717 páginas, Linhagens – 697), ele não deixa nada a desejar. O livro veio sanar as dúvidas que ainda restaram dos dois primeiros volumes, fechando qualquer lacuna que haviam deixado. A autora, prometeu que no próximo livro os jovens finalmente chegam a Escola Avançada de Champ-Bleux, onde toda a magia e os poderes deles serão finalmente despertados, e que mais mistérios vão ser resolvidos.

A diagramação é a melhor de toda a série, publicado pela Mundo Uno Editora, de quem Eleonor é a fundadora, as páginas são amareladas e com letras de ótimo tamanho. A capa nem precisa falar, é a melhor de toda a série. No final do livro encontramos um apêndice de palavras e dos personagens, assim o leitor que esqueceu de algum que aparece durante a série, consegue entender a sua função no enredo.

Então, essas foram as minhas impressões de Talismãs, o Livro 3 da Série Uma Geração, Todas as Decisões, de Eleonor Hertzog.

site: http://saotantas.blogspot.com/2016/12/resenha-talisma-3-uma-geracao-todas-as.html

Raquel Pagno 21/12/2016

In love...
Acabei de voltar de Tarilian e concluí que: Eleonor Hertzog passa a ser minha autora brasileira favorita (a terceira favorita em termos de mundo, ficando só atrás do meu "muso" inspirador e da rainha dos vampiros).

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 05/01/2017

Leia, é bom pacas!
"Em todo o Universo conhecido, a regra era um mundo, uma raça, uma Casa, uma linhagem, um Talismã, um conjunto de leis e tradições... Um de cada. Apenas um!
Na Terra, UM não fazia sentido. Não havia UM. Havia vários.
Eles chegavam com seus sobreviventes, suas lágrimas, sua revolta e seu desespero; a Terra os recebia e consolava, Encontrava lugar para todos em seu território e em seu ecossistema mental, ajustando-os aos que haviam chegando antes e deixando-os aptos a se ajustarem ao que viria depois. As leis eram também ajustadas, porque não era possível haver uma lei soberana. Havia, isso sim, um enorme conjunto de leis, que se modificavam conforme raças chegavam ou partiam." (página 7)

Um pouco sobre a série: "Uma geração. Todas as decisões." é uma série de fantasia e ficção científica. A história se passa num futuro onde foi descoberto um outro planeta bem parecido com a Terra: Tarilian, habitado por seres praticamente idênticos aos humanos. Isso é de conhecimento da população geral, o que a maioria das pessoas não sabe, é que há diversos outros planetas habitados, e que em cada planeta, parte da população tem características especiais, há Casas (espécies de palácios), linhagens (que seriam as famílias reais), e Talismãs (objetos com poderes).

Personagens que tem maior destaque: A família de cientistas Melbourne, que mora num veleiro solar (o barco Cisne), é composta por Henry (o pai), Doris (a mãe) e oito filhos (Teo e Ted são gêmeos, assim como Tim e Tom; Pam, Lis, o caçula fofo Bobby e Peggy, que foi adotada) faz parte do núcleo principal da série, assim como Robert, Diure, Peter e Loon, que fazem parte linhagem de Merine, em Tarilian.

"Talismãs" começa de onde a história parou no livro anterior, num momento bem crítico para os responsáveis por Merine e para Doris, Henry e Peggy. A situação é tão extrema que faz com que Peggy e Peter tenham que agir de formas inesperadas para contorná-la. Depois disso, muito é descoberto sobre esses dois personagens super especiais.

De volta ao Cisne, onde está a bordo um senhor misterioso e o jovem repórter Jean, a família Melbourne recebe a visita de Fabrin Tanlai e de seus dois filhos, Anna e Ric, que moravam numa base espacial. A visita chega bem num momento onde os cientistas, que são especificamente biólogos marinhos, estão ocupados com uma descoberta que pode marcar seus nomes ainda mais na História. Só que acontecerão algumas coisas que colocarão o Cisne em perigo, como já é de se esperar pela capa. Será que o Cisne sobreviverá?

Isso é só o começo de mais uma aventura deliciosa de se ler, daquelas de tirar o fôlego, de fazer rolar de rir e de emocionar os leitores. Eu gosto demais dessa série, e com "Talismãs" não foi diferente. O 3° livro não é calmo como o 1°, onde as dificuldades ficam majoritariamente num campo diplomático, nem é espantoso como o 2°, onde "todos os forninhos são derrubados" (não consigo pensar em outra expressão melhor para descrever o que acontece em "Linhagens"!) e você descobre que estava com conceitos totalmente errados sobre vários personagens. "Talismãs" é onde muita coisa se explica, é onde se encaixam várias peças do enorme quebra-cabeças que é essa mistura de Linhagens, universos, adultos e jovens. Encontramos muitas respostas no terceiro livro, mas ele também nos deixa cheios de teorias e super curiosos para descobrir o que mais acontecerá.

"- Henry, como você pode saber?!
- Você é o Senhor de um mundo que tem uma órbita matematicamente impossível e me pergunta como eu sei? Ora, Robert, se Merine não mexesse coma gravidade, Tarilian escaparia da órbita pelo menos uma vez por ano!" (página 146)

Agora sim foi explicado o motivo de haver tantos personagens, e o perfil de cada um ficou mais claro. Henry não é o herói perfeito, ele é um estrategista. Robert não é um pai que não está nem aí para os filhos, ele ama a família, mas tem que segurar tanta coisa! Paul não é o todo poderoso que se acha superior, ele tenta ser o líder que pode ser. A Eleonor diz que não leva muito jeito para escrever romances, mas esse livro foi o que mais me mostrou os sentimentos românticos dos personagens. Eu achava a relação do Henry e da Doris meio fria, eles tinham 8 filhos e não pareciam marido e mulher, felizmente em "Talismãs" houve mais demonstrações de afeto entre eles, assim como outros personagens também falaram sobre seus sentimentos e relações, e um pouco do passado da ala mais adulta foi revelado (acho que tem muita coisa interessante escondida aí!).

"- (...) Acho que tenho mais jeito com crianças do que com adolescentes, só isso. Nós nos entendiamos tão bem... Você foi crescendo... E, de repente, eu não o entendia mais. Não faz ideia, Pete, de quantas vezes me deixou perplexo com suas atitudes. Parecia ter motivos profundos e graves, mas, quando eu tentava entender... Nada! Houve vezes, muitas vezes, em que eu pensei, acreditei realmente, que você fazia questão que eu não o entendesse." (Robert, página 103)

Essa edição da Mundo Uno tem uma capa bonita e super condizente com a trama, boa revisão, páginas amareladas, diagramação com margens, espaçamento e fonte de bom tamanho.

Obviamente eu poderia ficar falando sobre esse livro e sobre essa série eternamente, afinal, gosto mais dela do que de Harry Potter! Para não dizer que não mencionei nenhum ponto negativo, em alguns diálogos eu não tinha certeza de quem estava falando, nada que tenha me impedido de dar cinco estrelas para a obra. Fica a minha super recomendação para que vocês leiam a série, não importa o gênero do qual você seja fã!

Tem amor? Tem! Tem cenas engraçadíssimas? Sim! Tem fantasia, mitologia, princesas, Atlântida, cidades submersas, sereias, etc.? Tem (falando nisso, quando é que uma sereia vai aparecer para alegrar a tripulação do Cisne, hein Dona Eleonor?! E a história sobre a princesa que fugiu do fundo mar com seu amado para ir para outro planeta podia até ser um conto individual)! Tem naves espaciais, viagens interplanetárias, astronautas (para a alegria do Bobby) e muitas ficção científica? Tem! Tem ação? Tem cenas assustadoras e monstros para quem curte terror? Sim e sim! E tem adolescentes descobrindo a vida, com medo de deixar a família (especialmente o irmão caçula, que vai ser o único a ficar para trás) e enfrentar a escola nova que vem pela frente? Tem, e por mais que o momento dos jovens Melbourne deixarem o Cisne fosse algo esperado desde o primeiro livro, não foi fácil viver esse momento, pois com a ótima escrita da autora, a gente não imagina simplesmente as cenas, a gente vê, vive e sente.

"Ric passou pelo lado de Jean, entrou no quarto, rodeou o embolamento dos gêmeos e pegou uma camiseta.Arrancou uma manga fora, arrancou a outra manga fora. Teo e Ted imobilizaram a briga para ver o que Ric estava fazendo. Ric arrancou fora o acabamento da gola e depois o da bainha, e vestiu a camiseta estropiada com visível satisfação. Olhou Teo e Ted sentados no chão e Jean parado na porta.
- Que foi? Eu gosto! Além do mais (a cara tinhosa de Ric indicou que lá vinham as serpentes) quanto menos pano, menos lugar as serpentes tem para pegar a gente! Deviam usar desse jeito.
Jean arredou para o lado quando Ric saiu, avaliou os gêmeos que tinham parado no meio dos golpes e continuavam meio enroscados, um segurando a roupa do outro, e declarou:
- Definitivamente, loucura pega!" (página 473)

Se você procura uma série nacional deliciosa de se ler, leia "Uma geração. Todas as decisões."! Se o 1° livro não te parecer sensacional, leia o 2° e tenha sua cabeça revirada com as revelações, e leia o 3° também, onde muita coisa dos livros anteriores vai fazer sentido. E depois disso, você provavelmente se juntará a mim no time dos que estão loucos para ter o próximo livro em mãos e descobrir as confusões que acontecerão com um grupo de jovens super especiais mochilando por aí.

Desejo tudo de bom para a Eleonor e para a família dela, para que ela tenha muita inspiração e disposição para dar continuidade a essa série tão maravilhosa.

"- Você é estranha, menina... Estranha e rara. Existe luz em você, muito mais do que essa que a faz brilhar. Existe vida. E existe... proteção. Para você e para os que a rodeiam." (sobre Peggy, página 275)

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/01/resenha-livro-talismas-eleonor-hertzog.html

Conchego das Letras 03/04/2017

Resenha Completa
Oi, leitores

Hoje vou trazer a resenha do terceiro livro da série Uma Geração. Todas as Decisões. O livro anterior terminou de uma forma que fiquei ansiosa para ler a sua continuação e a autora consegue escrever uma história incrível, complexa e cheia de mistério em três maravilhosos livros! Com o decorrer da leitura, pude entender melhor a importância dessa geração atual, porque eles são grandiosos e cada decisão tomada pode ter um grande risco.

Talismãs começa em um momento bem complicado para Peggy, Peter, Doris, Henry e alguns outros personagens. Eles precisam agir rapidamente antes que a situação piore. A dupla, Peggy e Peter, mesmo com a pouca idade, precisa lidar com a responsabilidade do momento e, juntos, tomam uma decisão.

Nesse livro ainda vamos acompanhar as aventuras da família Melbourne. Eles vão passar por momentos incríveis até os irmãos irem para a Escola Avançada de Champ-Bleux. Os segredos que os pais, Henry e Doris, guardam vão ficar cada vez mais estreitos e perigosos, pois um único erro pode levar todas as raças da Terra ao caos total. A família, com os seus tripulantes, vai descobrir segredos que estavam escondidos no fundo do oceano e juntos vão tentar lutar bravamente contra essas criaturas até o final da jornada.

Claro que a autora terminou o livro com um suspense em relação às Casas e às Linhagens. O leitor vai ficar curioso para saber quais as decisões que eles vão tomar e entender o que pode ainda acontecer com a vida Peggy. Eu aguardo ansiosa para ler a continuação!

A autora continuou escrevendo uma história incrível, complexa, cheia de mistério e um universo cheio de imaginação.

Superindico para aqueles que amam uma fantasia bem escrita, ficção científica, aventura e muito mistério.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/04/resenha-talismas-uma-geracao-todas-as.html

Jis Rocha 29/05/2018

Adorei
como falar do livro sem dar spoiler? Fiz o melhor na resenha.

site: http://www.oblogcaentrenos.com.br/2018/05/vamos-falar-sobre-talismas.html#more

Daya 25/06/2018

Hoje vou trazer a resenha do terceiro livro da série Uma Geração. Todas as Decisões (leia a resenha dos outros livros aqui). O livro anterior terminou de uma forma que fiquei ansiosa para ler a sua continuação e a autora consegue escrever uma história incrível, complexa e cheia de mistério em três maravilhosos livros! Com o decorrer da leitura, pude entender melhor a importância dessa geração atual, porque eles são grandiosos e cada decisão tomada pode ter um grande risco.

Marla 10/09/2018

Resenha: Talismãs – Eleonor Hertzog
Talismãs o terceiro livro da série Uma Geração. Todas as decisões, de Eleonor Hertzog,começa exatamente no ponto em que Linhagens terminou, no meio de um ataque surpresa. Henry, Doris, Robert e Diure, chegam ao Vale de Krilin atrás de Peter e Peggy e acabam sendo surpreendidos pelo ataque da Krilin, apesar dar interferência de Peter, a situação termina com graves consequências com Robert e Moriser, o Patriarca de Merine, gravemente feridos.

Por causa do ataque, Moriser acaba ficando cego, e a esperança só resurge quando descobrem que o Talismã de Crialelar pode ajudar a curá-lo, mas isso acaba revelado velhos segredos que levaram a difíceis decisões. Enquanto isso no Cisne as meias verdades sobre Peggy acabam criando um mal estar entre os irmãos Melbourne, principalmente Tim que não aceita tantas mudanças e “segredos” revelados ou não revelados de sua irmã adotiva.

"Como aquele mundo sobreviveria, quanto sobreviveria, se sobreviveria... Todas as decisões caberiam a uma única geração!"

Mas como com os Melbourne nada fica para depois, as diferenças são resolvidas e a tripulação ganha novos convidados a bordo. Além de Jean e do Doutor Don, o veleiro recebe Fabrin Tanlai (o coordenador de Gemini a maior base orbital terrestre) sua filha Anna e seu tutelado Ricardo Veron, ambos aceitos para Champ Bleux. Mas viajar no Cisne e ser surpreendido e isso acontece, quando eles encontram as consideradas extintas Baleias de Ferro e são atacados por sombrias Serpentes Marinhas. Problemas resolvidos, segredos revelados e amizades inesperadas, os jovens Melbourne estão prontos ou quase para partir para Champ Bleux e a dor da despedida será algo inevitável.

Linhagens terminou de um jeito de tirar o fôlego e Talismãs se inicia exatamente no mesmo ponto e isso realmente me agradou, já que Eleonor ao recriar a mesma cena nos desperta também aquela mesma tensão que sentimos ao lê-la, assim como a curiosidade para saber como tudo seria resolvido.

Peter é alguém importante no passado de Peggy, teimoso e de temperamento forte, ele é filho de Robert (amigo de Henry e Doris) e neto de Moriser, o patriarca de Merine. Em Talismãs, Peter ganha mais destaque e a partir disso conhecemos mais sobre as linhagens, os talismãs, segredos de sua família e mais sobre o passado de Peggy. No livro ainda acompanhamos um pouco mais sobre os selecionados de Champ Bleux, seus segredos e em certo ponto tais segredos fazem ligação com o conto Herdeira?

"Serão amigos raros, de origens diferentes, sangues diferentes, mas unidos em um único e improvável coração."

Como em Linhagens, Talismãs, também nos responde a vários questionamentos e a viagem do Cisne que começou calma, ganha muito mais emoção e somos surpreendidos com acontecimentos e aparições de seres inesperados. Além disso, os laços se intensificam e novas amizades são criadas, o que nos leva a crer que esse fato será importante para o futuro de todos.

A série Uma Geração. Todas as decisões,continua em um bom ritmo, em Talismãs, os personagens já existentes pouco a pouco revelam seus segredos e os recém chegados entram no ritmo e ajudam a dar o tom na trama, tornando-a interessante, envolvente e instigante. Ansiosa pelo próximo volume. Recomendo!!!

site: 08/05/2018 - http://loucaporromances.blogspot.com/2018/05/resenha-talismas-eleonor-hertzog.html