Comunidades imaginadas

Comunidades imaginadas Benedict Anderson...

Resenhas -

Alipio 27/05/2020

Clássico sobre Nacionalismo
Comunidades Imaginadas foi originalmente publicado em 1983, fazendo rapidamente grande sucesso mundial. No Brasil, o livro aparece pela primeira vez em 1989. Sendo um texto significativo na área de História e Ciências Sociais a obra já foi traduzida nas mais diversas linguas imagináveis.

Para o historiador Benedict Anderson, nacionalismo é um conceito de um sentimento de pertencimento à um povo, com sua etnia, lingua, escrita,religião, costumes, cultura, etc. São tradições que seriam inventadas ou construidas por uma sociedade em particular, portanto relativa.
Para Benedict Anderson, a nação nada mais é do que " uma comunidade politica imaginada, limitada e ao mesmo tempo, soberana ".
Ela é imaginada porque por maior que seja o sentimento de nacionalismo e compartilhem interesses em comum, essas pessoas jamais se conhecerão tendo apenas em mente, a imagem viva da comunhão entre eles.
para Benedict Anderson, o fenômeno do capitalismo editorial vem solidificar o sentimento deste pertencimento.

Embora o autor reconheça que os conceitos nação, nacionalidade e nacionalismo sejam de dificil definição, e análise, a obra é imprescindível para quem quer estudar sobre o tema.

* O historiador Benedict Anderson é irmão do historiador Perry Anderson.

Vic 14/09/2021

Gostei que ele se esforça para deseuropeizar o estudo teórico do nacionalismo e foge de um jargão academicista, como ele mesmo diz no posfácio (inclusive esse posfácio é ótimo porque o autor faz uma releitura de conceitos e abordagens da obra e ainda comenta sobre cada tradução), indico muito!

Manu 03/10/2023

Comunidades imaginadas
(leitura obrigatória)

Achei a abordagem interessante com a temática que temos em sala de aula nesse semestre.