Einstein: O Enigma do Universo

Einstein: O Enigma do Universo Huberto Rohden

Resenhas - Einstein: O Enigma do Universo

Edison Garreta 11/07/2013

Medíocre e Repetitivo
Este livro não é uma "biografia filosófica" de Einstein, como o autor promete, mas um folheto de "filosofia univérsica". O próprio autor é o criador do termo (ou creador, como ele gosta de diferenciar ao longo de todo o texto, mas que efetivamente não faz diferença alguma), inspirado parcialmente na Teoria da Relatividade de Albert Einstein. O que se sabe sobre Einstein, lendo este livro, é que seu processo criativo valorizava muito o pensamento indutivo, a inspiração, e ficamos sabendo (até mesmo porque o autor faz questão de repetir esta passagem, bem como outras, diversas vezes) que o autor conheceu Einstein pessoalmente. Não é recomendado pra quem quer conhecer as ideias de Einstein (filosoficamente falando), mas pra quem deseja se aprofundar um pouco no pensamento do próprio Huberto Rohden, apesar de o livro nunca aprofundar realmente as temáticas tratadas.
João Augusto 13/01/2016minha estante
Exato! O autor utiliza desse pressuposto pra promover uma "visão universal" do modo que ele acredita quanto as coisas do Universo. Fiquei meio desapontado com a leitura, esperava algo totalmente diferente.

Kika 02/05/2014

Conceitos excelentes repetidos à exaustão
Huberto Rohden se apega a algumas idéias excelentes, interpretações suas do que pensava Einstein e as repete à exaustão. O livro é bom, não estou querendo dizer o contrário, mas poderia ser mais sucinto.

As idéias em si que Rohden aborda são conceitos místicos a que nem todos estão acostumados. Ele nos ajuda a entender o quão extraordinário Einstein foi, e como ele usou de habilidades tidas como místicas nas áreas das ciências físicas e matemáticas.

Um bom livro, repito, que deve ser lido. Recomendo.

mauryane.martini 27/11/2022minha estante
Eu acho que o titulo não condiz porque faz parte do marketing, pra chamar a atençao, as imagens não condizentes acho que são importantes, porque na internet mesmo se pesquisar, não aparece essas em especifico, também como ele estudava na mesma universidade que einstein, era uma pessoa que tinha informações privilegiadas, ate mesmo porque ele sabia alemão e lia algumas biografias sobre einstei

Hugo.Lousada 04/06/2020

Muito repetitivo, provavelmente com a intenção de ser didático. Mas não é muito ruim, só um tanto cansativo. Diz pouco sobre Einstein em si e muito mais sobre a filosofia ao seu redor, espiritualidade e muito do que envolve o a priori da ciência.

Eduardo Graciano 23/11/2022

Livro muito bom, traz umas reflexões bem legais e uma visão que a maioria das pessoas não imaginaria do Einstein. O ponto negativo é que o livro é bastante repetitivo (mesmo sendo pequeno), pois o autor repete diversas vezes os mesmos exemplos e expressões.

Gab 17/01/2023

EINSTEIN - O Homem
Em Einstein - O Enigma do Universo temos a oportunidade de enxergar um novo lado do matemático mais famoso da atualidade.

Humberto Rohden passou quase dois anos convivendo com Einstein na Universidade de Princeton, durante esse período o autor pode conhecer um pouco mais do lado humano e religioso de Albert Einstein e essa convivência foi fundamental para a elaboração da Filosofia Univérsica desse autor.

?Meditar não é pensar. Meditar é esvaziar-se totalmente de qualquer conteúdo do ego e colocar-se, plenamente consciente, como canal vazio, diante da plenitude da Fonte, ou em linguagem da Sagrada Escritura: "Sê quieto
- e saberás que Eu sou Deus". Ou ainda: "Deus resiste aos soberbos (ego-plenos) e dá sua graça aos humildes (ego-vácuos)". Segundo a eterna matemática cósmica, a cosmo-plenitude plenifica somente a ego-vacuidade, mas não plenifica a ego-plenitude.?

?O homem cósmico porém - seja matemático, metafísico ou místico - opera 100% com as suas previdências
ego-conscientes e depois se entrega à providência
cosmo-consciente. E assim, a prole, cosmicamente concebida e mentalmente gestada e elaborada, é dada à luz, e o seu nascimento, embora menos perfeito do que a sua concepção, revela muita beleza cósmica; concebida em alegria, gestada em labores e dada à luz em um misto de dores e delícias... É esta a estranha odisseia dos grandes gênios, que uns admiram e outros ridicularizam??

?Quem quer luz solar em seu quarto deve abrir uma janela; essa abertura de jancla é uma condição necessária, mas somente o sol é a causa suficiente para a iluminação da sala. A condição externa é necessária para que a causa
interna possa funcionar.

Sassá. 30/04/2009

Um livro maravilhoso, escrito por um autor maravilhoso, sobre um homem maravilhoso.

Inlectus 28/05/2009

Muito bom livro.
De fato uma obra excepcional, não somente para os amantes de ciências, mas para todo o público. Vale ler.

Toni Nando 21/04/2013

AMEI PERFIL MUITO BEM TRAÇADO DE UM HOMEM QUE REALMENTE COLOU NELE

Pagliuca 26/02/2023

Levei 30 dias para ler 200 páginas.
É? acho que não estou preparando para a Filosofia Univérsica. Achei extremamente repetitivo e nem um pouco atraente. Aos apreciadores só posso pedir que me perdoem, quem sabe um dia eu possa me envolver com o tema.