Este é o lobo

Este é o lobo Alexandre Rampazo

Resenhas - Este é o lobo

Júlio 08/02/2024

O Lobo é mau?
Uma narrativa curta, que envolve o leitor e ressignifica um clássico da literatura infantil universal. A medida que o leitor passa as páginas, cada vez menor o lobo fica, rodeado de personagens já conhecidos: os três porquinhos, a vovó, o lenhador, a princesa, o príncipe... o final da história traz uma mensagem muito potente.

Rachel124 20/08/2023

Fofura
Lúdico, fofo, delicado. Tanta coisa que nem dá pra descrever, só sei que é um livro que recomendaria, além disso as ilustrações são lindas

Beatriz 01/06/2023

O lobo não é mau.
Ótimo livro para trabalhar a perspectiva de bem e mal com as crianças. Super indico a leitura, pois as crianças irão adorar!

Brielle 28/06/2023

Percebi que esqueci de resenhar esse, mas tudo que tenho a dizer que começou assustador e o final foi satisfatoriamente surpreendente. Achei um ótimo livro, bem fácil de ler e bem curtinho.

Raiane 27/09/2022

O lobo mau é mau?
Nem sempre.... aqui, essa releitura mostra que o lobo pode surpreender. As imagens são lindas, e sugerem um lobo "mau", mas o final mostra um lobo diferente. As crianças vão gostar. Os adultos, como eu, também.

Ceci 07/11/2022

Simples e minimalista
Releitura fluida e bem curtinha sobre o lobo...Mau? As ilustrações dão um charme a mais nessa história e te deixa completamente imerso na narrativa, leitura de 1 dia que recomendo.

André Hausmann 04/04/2022

Quem é o lobo? Ele é mau?
É com esse pensamento que o autor brinca com os diversos contos onde esse personagem aparece, como Chapeuzinho vermelho e os Três Porquinhos; e apesar da obra ser mais direcionada para os pequenos leitores, ela mexe com a memória afetiva dos pais e de qualquer adulto que se aventure nessa busca.
Sem querer entrar em detalhes demais para não estragar o prazer da leitura, aprendemos que o lobo pode ser mais que uma força do medo e do antagonismo dos contos de fadas, algo que algumas vezes vem sendo explorado, mas não como Rampazo nos apresenta aqui.
Com traços marcantes, originais e cheios de vida, acompanhamos o encontro do nosso personagem principal com diversos outros do repertório infantil, convidando o leitor a imaginar sobre o que ocorre durante esses breves contatos. Além das belas ilustrações, temos ainda o projeto gráfico que influencia no desdobramento da história, principalmente nas diversas apresentações do lobo.
História encantadora que utiliza de pouco texto, mas fala muito sobre preconceitos e solidão.

Aly 07/02/2023

A simplicidade com que é tratado a história é uma delícia, mostra a inocência e que não é só porque você tem tal aparência que você é mau.

romulorocha 04/10/2023

Este é o lobo, Alexandre Rampazo
Gênero: Infantil
País: Brasil
Ano: 2016 / 56 páginas
Editora: DCL

Que livro adorável. Aqui, temos um lobo com uma aparência digna de sua fama. Ele aparece em diversos tamanhos, se aproximando e se afastando, como quem quer algo. Como adultos, logo de cara interpretamos o caminho mais fácil, que ele deseja devorar a todos. Mas é com um convite singelo de uma criança que o medo pode ser transformado em confiança e diversão.

Adorei esse livro. Leio bastante com meus pacientes. A ilustração é belíssima, mas a proposta foi o que me ganhou. É super válido e necessário falar sobre o medo para as crianças, buscando sempre formas lúdicas. Este é o lobo é uma ótima forma de apresentar essa temática.

Para Este é o lobo, 10/10.

#resenhasdoromulo
#literaturabrasileira
#Esteéolobo
#AlexandreRampazo

Rafa 18/06/2021

Este é um belo livro
Um livro bastante simples e minimalista, com pouco texto e belíssimas ilustrações, ele nos prende pelo mistério que essas poucas palavras nos causam. O final é bem fofinho. De fato é um livro infantil, parece que quer assustar no começo, mas termina tudo bem.

Recomendo a leitura que é brevíssima.

Lucy 25/10/2020

Já falei que estou apaixonada pelo Rampazo?
Esse livro é genial.
Sério. Genial.
GE NI AL
AHHHHHHHH
LEIAAAA

Biblioteca Álvaro Guerra 21/09/2022

Para saber onde foram parar os personagens deste livro e entender o verdadeiro sentido da história é preciso acompanhar atentamente cada aparição do lobo. A resposta, você descobre no final!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788566642728

Manu 11/09/2023

Este é o lobo
Pensando na licenciatura, o livro é ótimo para abordar temas sobre preconceito (todo o lobo é mau?), exclusão e até mesmo bullying. O distanciamento das figuras e como as simbologias conversam entre si, de modo que a troca do "este" por "aquele" é bastante pertinente.

Sofia Dionísio 31/12/2023

Fofo e interessante
Fazer resenha de livro infantil é difícil, mas esse tem sua profundidade a mais (e a menos). Ele é curto e direto, mas intrigante principalmente no seu formato. De página a página, ele cria suspense, e levanta temas. A "revelação" final, de que o lobo era só solitário, dá a chance de iniciar conversas mais profundas com a criança (ou a turma) que está lendo a obra. Ainda assim, sinto que ele poderia ter elaborado um pouco mais seus temas de exclusão sem sacrificar sua simplicidade. Ele peca em ser vago demais.