A grana

Resenhas - A grana

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Julia G. 10/03/2024

Livro de 10 reais né
Sabe aquele livro tão insignificante que vc não lembra nem do que se trata a leitura? Então, é esse livro. Paguei 10 reais nele por ele ter uma capa lindíssima, mas ele se resume a só isso. Li as resenhas e lembrei pq ninguém gosta dele, é um livro fraco, morno, que não agrega em nada e que faz jus ao preço de promoção, hoje ele nem deve mais ser publicado de tão insignificante que é, uma leitura boa para ler e depois esquecer que um dia já leu.

Aline Navarro 28/12/2023

Ideia boa, desenvolvimento horrível.
Comprei esse livro naquelas banquinhas de shopping por 10 reais, me perguntado sempre: por que esse livro está aqui no saldão? A história é ótima!!!
Sabe por que? Porque é morno. A autora teve uma ideia ótima mas não soube desenvolver.
A Grana é um drama familiar que envolve a família Plumb, mais especificamente os quatro irmãos. Tudo começa quando Leo, o irmão mais velho, resolve dar uma escapada de carro da festa de casamento do primo com uma das garçonetes e os dois sofrem um grave acidente. Como estava bêbado e drogado, Leo foi obrigado a pagar uma gorda indenização para a garçonete. Tudo estaria nos conformes se o homem não estivesse falido e não precisasse usar o dinheiro do pé-de-meia da família, dinheiro este que garantiria o futuro dos quatro irmãos. Apesar de o foco central do livro ser o Leo, a narrativa se dá sob o ponto de vista dos outros irmãos (Beatrice, Jack e Melody) e da mãe, então conseguimos ver os problemas financeiros de cada membro da família. Para falar a verdade, a família Plumb é aquela típica família que um dia foi rica, mas não soube como lidar com tanto dinheiro. Porém as coisas começam a ficar confusas quando personagens super aleatórios entram no meio da narração. A única coisa que esses personagens têm em comum é o fato de estarem ligados ao Leo de alguma forma. Para mim, foi totalmente desnecessário. Senti que foi apenas uma jogada para encher as páginas do livro. O único ponto positivo em toda a história foi a forma como a autora reaproximou os irmãos em meio à tragédia. Tirando isso, senti que A Grana foi uma leitura desnecessária e sem propósito, com um excesso de personagens sem profundidade alguma, apenas para dar vida à um livro que simplesmente não saiu do lugar. Afffff
Bru 06/01/2024minha estante
Ai menina concordo super! Uns personagens aleatórios nada a ver. Ninguém se importaaa!

Marcela.Santos 05/10/2023

Nem cheira nem fede
Eu esperava algo mais puxado para suspense e ação, com romance mas o livro se resumiu a desmembrar cada personagem, a leitura é muito densa, enrola demais em muitos pontos e facilmente poderia ter um desenrolar mais fácil, gostei muito do desenvolvimento dos personagens, o destino que cada um teve e do final.

Caroline 10/08/2023

É diferente, mas nem sempre de um jeito bom
Não é uma leitura envolvente em que a narrativa te prende, aos poucos você se acostuma com ela e fica menos cansativa.
Há falta de descrições físicas dos personagens mais detalhadas em comparação com cenários, paisagens e etc
As memórias que são instituídas no imaginário dos personagens em situações do presente dão mais detalhes da vida destes e dimensionam comportamentos, mas é fácil se perder de onde começou, a brusca mudança de história a ser contada entre os capítulos também.
Um grande ponto positivo é a capacidade de empregar alguns momentos de reviravolta e outros em que você sente algo pelas atitudes dos personagens
A repetição de palavras e alguns trechos estranhos, além de uma diagramação que espremeu palavras, desestimulam continuar a leitura, além da falta de sensibilidade pra tratar questões importantes em um ou outro trecho e elementos apelativos
Desfecho melodramático, reflexivo e com nem todos personagens tendo sua história realmente contada

Marcela 03/08/2023

Mediano
Bemmmm mediano. honestamente fiquei feliz por não ter abandonado, valeu a pena ter continuado lendo até terminar, inclusive porque a história deu uma melhorada. mas achei meio confuso umas partes, muita informação, umas cenas sem sentido pra história, mas é legal. poderia ser muitoooo melhor, mas não me arrependo de ter terminado, é um livro leve.

Lais544 04/04/2023

Poderia ser melhor.
A ideia do livro é ótima, um drama familiar envolvendo 4 irmãos e o dinheiro de herança, porém achei a escrita um tanto quanto perdida parecendo que não sabe muito onde está e para onde vai. O que é uma pena pois havia um grande potencial para mostrar diferentes vivências e o crescimento interno de cada um. Contudo uma coisa que gostei é como (mesmo que isso seja um ponto que poderia ter sido melhor estruturado) algumas pessoas simplesmente formam uma sombra em nossas vidas, agindo como uma âncora ou imã, e como muitas vezes somente quando chegamos numa situação crítica é possível enxergar e resolver os problemas internos.

Mayara961 06/03/2023

"Amei, nota 2" razoável, mediano.
É um livro mais ou menos, no início não é tão interessante, mas se você se esforçar a leitura vai desenrolar. Não é aquele tipo de livro que te pega, você tem que pegar ele e não desistir, mas claro, só se você estiver determinado a terminar o que começou (que foi o meu caso). Em muitos momentos é uma leitura cansativa, mas tem partes interessantes.

Bru 06/01/2024minha estante
Exato! Também não entendi onde estava o "engraçado" no enredo. Mas enfim...

Debacker 01/02/2023

Desperdício de papel
Não gosto de ser negativo em minhas resenhas, procuro sempre encontrar pontos positivos, mas nesse livro não há.

A escrita é arrastada, repetitiva e o livro sem propósito.

BArbara317 09/01/2023

Um grande drama familiar em torno de dinheiro. Vários irmãos. Cada um com seus problemas e dramas particulares e todos os dramas envolvendo a família como um todo.
Senti falta de uma grande reviravolta que nunca ocorreu. Um final morno. Sem grandes acontecimentos.

Bruna3702 29/12/2022

Por orgulho não quis desistir
E deveria ter desistido.

Comprei pela capa, mas claramente o Design é melhor que a história.

E eu como designer julguei o livro pela capa, me arrependi super.

Mais alguém com esse pensamento?

Luru 06/12/2022

O próprio roteiro do casos de família
Preciso dizer o quanto a capa do livro é muito linda e as cores também, porém a diagramação dele não é tão legal. Em relação enredo, pode-se dizer que é realmente um roteiro pro caso de família, é tiro porrada e bomba o livro inteiro e quando você pensa que vai normalizar, só decai, e isso é uma coisa boa pelo menos pra mim, que gosto de de elementos de confusão e de barraco, principalmente de gente rica brigando por dinheiro, minha maior diversão!!

Ingrid966 19/03/2022

A capa
Admito que comprei o livro pela capa e não pela história. E realmente a capa é melhor que a história.
Não é tão instigante quanto esperava, os personagens são bem distintos e pensados, mas nem tanto. Mas valeu a pena matar a curiosidade de ler. Poderia ser bem mais intenso.
Skylar 16/09/2022minha estante
Tb só comprei pela capa... Prometeu tudo e não entregou nada.

Marina Mendes 15/02/2022

Um romance engraçado e perspicaz sobre quatro irmãos adultos
e o destino do dinheiro que moldou a vida e as escolhas de toda a família.

1 | 2 | 3 | 4 | 5