A grana

A grana Cynthia D'Aprix Sweeney

Resenhas - A grana

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bianca 05/11/2016

A grana... um romance de difícil conexão
Romance adulto que fala sobre uma família desestruturada e uma herança que acaba controlando muitos caminhos a serem tomados.
Achei uma leitura lenta e de difícil conexão. Está intimamente ligado à uma estrutura americana mais precisamente novaiorquina.
Se você gosta de dramas familiares e a tentativa realista de acerto, acredito que talvez possa gostar desse romance.
Ca Agulhari @literario_universo 08/03/2017minha estante
Achei o final meio bosta.

Ca Agulhari @literario_universo 08/03/2017

Mas que porcaria!
A história se desenrola tão bem mas do meio pro final fica tudo meio bosta. Parece livro inacabado. Decepcionei.
Gabi | @oceanodepensamentos_ 18/02/2019minha estante
Exaato!!

Bru 06/01/2024minha estante
Exato! Também não entendi onde estava o "engraçado" no enredo. Mas enfim...

Ingrid966 19/03/2022

A capa
Admito que comprei o livro pela capa e não pela história. E realmente a capa é melhor que a história.
Não é tão instigante quanto esperava, os personagens são bem distintos e pensados, mas nem tanto. Mas valeu a pena matar a curiosidade de ler. Poderia ser bem mais intenso.
Skylar 16/09/2022minha estante
Tb só comprei pela capa... Prometeu tudo e não entregou nada.

Aline Navarro 28/12/2023

Ideia boa, desenvolvimento horrível.
Comprei esse livro naquelas banquinhas de shopping por 10 reais, me perguntado sempre: por que esse livro está aqui no saldão? A história é ótima!!!
Sabe por que? Porque é morno. A autora teve uma ideia ótima mas não soube desenvolver.
A Grana é um drama familiar que envolve a família Plumb, mais especificamente os quatro irmãos. Tudo começa quando Leo, o irmão mais velho, resolve dar uma escapada de carro da festa de casamento do primo com uma das garçonetes e os dois sofrem um grave acidente. Como estava bêbado e drogado, Leo foi obrigado a pagar uma gorda indenização para a garçonete. Tudo estaria nos conformes se o homem não estivesse falido e não precisasse usar o dinheiro do pé-de-meia da família, dinheiro este que garantiria o futuro dos quatro irmãos. Apesar de o foco central do livro ser o Leo, a narrativa se dá sob o ponto de vista dos outros irmãos (Beatrice, Jack e Melody) e da mãe, então conseguimos ver os problemas financeiros de cada membro da família. Para falar a verdade, a família Plumb é aquela típica família que um dia foi rica, mas não soube como lidar com tanto dinheiro. Porém as coisas começam a ficar confusas quando personagens super aleatórios entram no meio da narração. A única coisa que esses personagens têm em comum é o fato de estarem ligados ao Leo de alguma forma. Para mim, foi totalmente desnecessário. Senti que foi apenas uma jogada para encher as páginas do livro. O único ponto positivo em toda a história foi a forma como a autora reaproximou os irmãos em meio à tragédia. Tirando isso, senti que A Grana foi uma leitura desnecessária e sem propósito, com um excesso de personagens sem profundidade alguma, apenas para dar vida à um livro que simplesmente não saiu do lugar. Afffff
Bru 06/01/2024minha estante
Ai menina concordo super! Uns personagens aleatórios nada a ver. Ninguém se importaaa!

Cinde.Costa 29/09/2021

Um bom drama familiar
Os irmãos Leo, Jack, Bea e Melody passaram a vida ouvindo o pai falar sobre o "Pé-de-Meia" - um fundo de investimento gerido por um advogado, que seria repartido quando a irmã caçula, Melody, completasse 40 anos. Contudo, seis meses antes da quantia ser liberada, Leo sofre um acidente de carro e sua mãe dá a ele o dinheiro do Pé-de-Meia sem que os demais irmãos saibam.

Eu gosto muito dessa história. O dinheiro prometido é a força motriz que move as ações dos irmãos. Segundo o pai - criador do fundo de investimento - esse dinheiro deveria agregar valor à vida de cada um, em um contexto em que eles já estivessem adultos e amadurecidos. Mas ele alertava: "Não contem com o ovo no fiofó da galinha". Ou seja: a ideia era que vivessem suas vidas normalmente e o dinheiro seria um bônus bem-vindo no futuro. Contudo, cada um dos irmãos baseou toda a sua vida (e se endividou) nessa promessa de pagamento. Assim, temos 4 adultos frustrados, inconstantes, cansados, irritadiços e cegos para qualquer coisa que não seja esse dinheiro.

Nas palavras de um personagem secundário: "[...] O Pé-de-Meia tornou-se um comportamento disfuncional de todos eles, como indivíduos e como grupo".

Desse modo temos uma história contemplativa da própria disfunção de cada personagem, desenvolvida em uma narrativa ácida e perspicaz sobre relações fraternas, sobre a falsa sensação de segurança que o dinheiro evoca e sobre como deixamos de viver com base em uma promessa futura. Nesse sentido, temos uma mãe centrada em uma expectativa de futuro de tal modo que não sabe lidar com a filha adolescente lésbica. Temos um irmão que desgasta uma relação amorosa de 20 anos porque perdeu a perspectiva sobre o que era importante, de fato. Temos uma escritora frustrada e endividada. E temos Leo, o propulsor dessa história. Ele estava bêbado e drogado quando sofreu o acidente e não tem como ressarcir o Pé-de-Meia.

Assim algo rompe entre os irmãos e essa história é sobre isso: sobre pessoas desgastadas e frustradas por um futuro imaginado e não alcançado. Afinal, segundo eles disseram, sem o dinheiro, o que sobra?

Deixo a RECOMENDAÇÃO!
Patricia.Goncalves 05/02/2023minha estante
Essa é uma das pouca resenha que li, e que realmente traz a essência do livro.

Sara 19/05/2020

Muto sem sal
Comecei esse livro com grandes expectativas. Conforme fui avançando na leitura percebi que não era nada do que esperava. A história da familia Plumb não foi divertida de se ler, muito pelo contrario foi arrastada e muito pouco emocionante.
Foi difícil de continuar, por vezes pensei em desistir, mas como ainda tinha esperanças de uma grande reviravolta, me forcei a ler até o final e me decepcionei completamente.
O livro trata de algumas questões interessantes a cerca de ralacionamentos, questões familiares e como lidar com mudanças, mas não consegui me sensibilizar pelos personagens, pouco cativantes e que muitas vezes me deixavam frustrada.
A sinopse faz entender que a questão da herança e o relacionamento dos irmãos sera tratada de forma divertida e talvez um pouco cômica, mas também não é o que acontece. É apenas insossa.
Márcia 15/07/2021minha estante
Grana só tem graça no meu bolso

Julia G. 10/03/2024

Livro de 10 reais né
Sabe aquele livro tão insignificante que vc não lembra nem do que se trata a leitura? Então, é esse livro. Paguei 10 reais nele por ele ter uma capa lindíssima, mas ele se resume a só isso. Li as resenhas e lembrei pq ninguém gosta dele, é um livro fraco, morno, que não agrega em nada e que faz jus ao preço de promoção, hoje ele nem deve mais ser publicado de tão insignificante que é, uma leitura boa para ler e depois esquecer que um dia já leu.

Karol Cremonini 17/04/2017

A grana
Leo, Jack, Bea e Melody cresceram sabendo que num futuro próximo iam receber uma bolada cada um. Isso porque quando eram crianças, o pai deles depositou no banco uma quantia, que através dos investimentos certos, acabou por virar uma boa fortuna.

Entretanto, o Pé-de-Meia, como eles chamavam, só seria entregue aos quatro quando Melody, a caçula, fizesse 40 anos. Até lá, a grana estava sob a custódia de Francie, a mãe.

No decorrer dos anos os irmãos Plumb fizeram dívidas poderosas, contraíram empréstimos, pesquisaram universidades particulares para os filhos, tudo isso contando com o dinheiro que viria.

Até que faltando pouco tempo para o tão esperado aniversário de Melody, Leo, o mais velho e mais irresponsável dos quatro, escapa do casamento do primo com uma garçonete, e numa situação extremamente embaraçosa, eles acabam se envolvendo num acidente de carro, que tem consequências enormes.

Como a matriarca da família não quer um escândalo, decide pagar uma boa quantia a garçonete, pra encerrar logo o assunto. Mas o dinheiro usado para isso não é outro que não o do Pé-de-Meia.

Acontece que Jack, Bea e Melody não sabiam disso. E mesmo que soubessem nunca concordariam. Porém, quando se deram conta, já era tarde, o tão sonhado dinheiro foi embora.

Depois de noites insones, preocupados com as dívidas, eles querem que Leo devolva o dinheiro. Mas o próprio Leo não tem tanta certeza assim se quer realmente fazer isso.
_____________________________________

Acompanhar os irmãos Plumb tentando chegar num acordo ao mesmo tempo em que suas vidas, casas e famílias estão em jogo despertou em mim uma empatia imediata.

Acredito que todos já passamos por uma situação em que contávamos com uma coisa, nos planejamos para que desse tudo certo, mas por algum motivo, levamos uma rasteira da vida.

Temos na história cada um dos irmãos contando a sua parte e com isso várias perspetivas diferentes. Por um lado achei bom conhecer mais de cada um, por outro lado, achei a narrativa um pouco embolada, pois dava muitas voltas para nos situar como leitor em cada pormenor.

Melody foi a personagem que senti mais empatia, pois para ela o dinheiro seria utilizado para uma necessidade real. E preciso dizer ainda que detestei o Leo. Irresponsável, imaturo, egoísta, mentiroso e sem vergonha. Se fosse meu irmão eu teria que me segurar pra não dar uns bons tapas, que era o que ele merecia.

E por fim, achei a história boa e real, mas não excelente. Pra quem gosta de conflitos familiares, pode ler sem medo que vai gostar. E eu não poderia deixar de citar que a capa é maravilhosa. Boa leitura pra vocês.

Annie - @queriaseralice 19/06/2017

Um tanto confuso
“O anel de noivado da vovó, a pulseira de esmeraldas da tia Gertie, a mesa Chippendale que havia passado de geração em geração, nada nunca tinha a ver com grana. Exceto que tudo sempre, invariavelmente, tinha a grana como objetivo.”

Quando Leo Plumb sofre um acidente, toda sua família sofre. Não sentimentalmente falando, Leo passa bem, obrigada. Mas o prejuízo financeiro causado pelo acidente é gigantesco.

Leo levava uma garçonete chamada Matilda Rodriguez para passear em seu carro finíssimo quando, por uma certa distração, colidiu com outro veículo. Leo sai praticamente ileso e Matilda perde o pé. O que Leo faz para ajudá-la? A torna milionária, obrigando-a, assim, a ficar de bico calado.

O problema é justamente de onde saíram esses milhões de dólares: da herança, ou melhor, do pé-de-meia dos Irmãos Plumb.

Melody, Beatrice e Jack, irmãos mais novos de Leo, tinham planos para usar esse dinheiro.

Melody é mãe de gêmeas adolescentes e usaria a grana pra pagar a faculdade das duas.

Bea é uma escritora que há muito não publica coisa nenhuma, ou seja, seu sucesso e o lucro de seus contos já esgotou.

Jack está com uma grande dívida, e vem escondendo ela de seu marido, crente que o pé-de-meia resolveria tudo.

Os personagens são interessantes e o enredo despertou minha atenção. Mas eu demorei tanto pra ler esse livro! A autora quis colocar tantos detalhes que ficou tudo um tanto confuso pra mim. Confesso que quase pensei em desistir.

Apesar de ter gostado de algumas partes, não posso dar mais de três estrelas pra ele. Se vocês gostam de reality shows sobre famílias problemáticas ou enredos que girem em torno de problemas causados por (falta de) dinheiro, leiam.

Queria tanto poder favoritar o livro só pela capa, mas não dá, né? Bem 💔

site: https://www.instagram.com/p/BMPnUu0BR0I/

Ed 23/08/2017

Perfeito
Uma mistura de sentimentos agridoce, uma família que dá nos nervos e encanta na mesma medida.

jessyhehe 17/11/2018

Poderia ter sido bom...
A princípio, tinha comprado o livro por causa da capa, que achei linda. Lendo a história, o início até o meio o livro é bem interessante, cheio de trama familiar, irmãos egoístas e que não souberam viver sem precisar fazer grandes dívidas. Até aí tudo bem. No entanto, o final é péssimo ... Virei a noite lendo para saber o desfecho da história e vejo que não existe desfecho algum... Simplesmente acaba ...?

@resenhandodark 07/01/2019

@resenhandodark
Leo Plumb estava bêbado e drogado quando fugiu sorrateiramente da festa de casamento do primo, levando uma das garçonetes a tiracolo. No calor do momento, dirigindo para longe dali, os dois sofrem um acidente de carro com graves consequências. Para fazer com que seus problemas desaparecessem, Leo precisou usar o dinheiro de uma conta da família, um dinheiro sagrado: o pé-de-meia que garantiria o futuro dos irmãos Plumb. Ansiosos para receberem sua parte e horrorizados ao descobrirem que a mãe permitiu que Leo torrasse aquela grana, eles marcam um encontro para deliberar quando e como o dinheiro será restituído
🗨️Primeiramente eu amei a capa deste livro, foi o que me atraiu de cara quando eu vi, e a sinopse é muito intrigante, porém acho que o livro deixou a desejar, eu fiquei na maior expectativa de ver um grande barraco de família kkk mas não foi o que aconteceu. o livro teve seus pontos fortes mas acho que podia melhorar
🗨️Os personagens foram bem construídos só que acredito que foi até demais, entrando em detalhes particulares de cada um que acredito que não teria necessidade de ser relatado, eu não quis abandonar o livro porque vi outras resenhas falando muito bem do final, então fui até o fim animada esperando realmente por isso, e foi decepção de novo, não vamos dizer que foi uma história ruim, porém não foi o que eu esperava

1 | 2 | 3 | 4 | 5