A grana

Resenhas - A grana

1 | 2 | 3 | 4 | 5

anisabela 21/12/2020

A Grana
Não gostei muito do livro, leitura muito arrastada. Tive que ler duas vezes, pois na primeira vez que li, só consegui ler até metade, pois não é uma leitura cativante.

Rafa 29/11/2020

Não foi tudo isso...
como muitos eu fui mais uma que foi a esse livro com sede demais e acabei me decepcionando...
Pra mim, a sinopse passa a ideia de um livro dinâmico e cômico em que os personagens se unem para resolver o conflito apresentado no caso a restituição do pé-de-meia. Mas, durante o livro, nada disso é apresentado: a leitura se mostrou enfadonha já que os plots eram poucos e pequenos e eu senti que o desafio maior ficou sem solução é a autora deixou por isso mesmo!
Além disso, o fato de ter muitos personagens acabou os deixando pobres, como se fossem resumidos a uma única característica de sua personalidade e isso me incomodou bastante.
O Leo em especial era um personagem do qual eu esperava muito, que poderia ter sido muito melhor desenvolvido.
Enfim, não é um livro ruim ao ponto que eu querer abandonar, mas por outro lado ele não entrega o que promete. Não vá com muita sede ao pote, pois pode acabar se decepcionando.

samsz 13/05/2021

não recomendo
Então, demorei dois anos para ler esse livro,
a história não te prende e sinto que tem muita coisa acontecendo de uma vez só. A leitura não é fluída e sim, muito cansativa.
Apenas terminei de ler porque não gosto de ter livros com a leitura inacabada na minha estante.

Sara 19/05/2020

Muto sem sal
Comecei esse livro com grandes expectativas. Conforme fui avançando na leitura percebi que não era nada do que esperava. A história da familia Plumb não foi divertida de se ler, muito pelo contrario foi arrastada e muito pouco emocionante.
Foi difícil de continuar, por vezes pensei em desistir, mas como ainda tinha esperanças de uma grande reviravolta, me forcei a ler até o final e me decepcionei completamente.
O livro trata de algumas questões interessantes a cerca de ralacionamentos, questões familiares e como lidar com mudanças, mas não consegui me sensibilizar pelos personagens, pouco cativantes e que muitas vezes me deixavam frustrada.
A sinopse faz entender que a questão da herança e o relacionamento dos irmãos sera tratada de forma divertida e talvez um pouco cômica, mas também não é o que acontece. É apenas insossa.
Márcia 15/07/2021minha estante
Grana só tem graça no meu bolso

Luru 06/12/2022

O próprio roteiro do casos de família
Preciso dizer o quanto a capa do livro é muito linda e as cores também, porém a diagramação dele não é tão legal. Em relação enredo, pode-se dizer que é realmente um roteiro pro caso de família, é tiro porrada e bomba o livro inteiro e quando você pensa que vai normalizar, só decai, e isso é uma coisa boa pelo menos pra mim, que gosto de de elementos de confusão e de barraco, principalmente de gente rica brigando por dinheiro, minha maior diversão!!

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 18/06/2020

Cansativo demais.
A Grana acompanha quatro irmãos, quando o pai deles ainda era vivo, havia deixado uma espécie de poupança para que eles usassem, mas acontece que quem acaba usando o dinheiro é apenas um dos irmãos, Leo, que sofreu um acidente enquanto estava bêbado e drogado e precisa passar um tempo na reabilitação. A história gira em torno dessa 'grana' e de como ele vai restituir os irmãos.
Eu só comprei esse livro porque, em uma feira que eu fui, estavam vendendo ele por um preço muito barato. Nunca vi uma alma viva que tenha gostado de sua história, mas decidi comprar, nem que fosse só para ter uma capa linda na estante, além de dar uma chance pra leitura, vai que eu sou diferentona nesse caso, né?
Não fui, não. Pensem num livro maçante! Que parte do nada pra lugar nenhum. Sem moral palpável, além de ser muito descritivo com uma narrativa lasciva e minuciosa ao extremo, personagens e situações pouco interessantes, além de uma distribuição de capítulos bastante instável, uns longos demais, outros breves demais. Para vocês terem noção das descrições exacerbadas, logo no primeiro parágrafo já dá pra pular metade.
Muita enrolação também. Se eu fosse a escritora, depois do prólogo já colocaria a reunião familiar, mas não, a autora quer apresentar cada irmão de forma minuciosa e muito, muito chata. Dava pra esse livro ter umas 200 páginas fácil.
A narrativa é toda zoneada entre presente e passado, apresenta um monte de personagens aleatórios que pouco influenciam no enredo principal e é o tipo de livro que você se dispersa frequentemente enquanto lê, sendo que ele não te instiga a reler pra entender o que perdeu, justamente por ser tão maçante.
Vou finalizar a review, porque esse livro nem merece uma resenha completa. Tem lá seus pontos positivos quanto a algumas abordagens sobre homossexualidade, maternidade e outros, mas eles são completamente apagados pelos negativos. A capa é linda e a diagramação também, mas infelizmente, esse são as melhores coisas desse livro, o que já diz o suficiente sobre o seu conteúdo.

MAIS RESENHAS EM: meowbookblog.com

site: https://meowbookblog.com/2021/10/07/resenha-a-grana-de-cynthia-daprix-sweeney/

Books_duds 15/10/2020

Não vale a pena
O livro não é necessariamente ruim, porém o tempo todo o leitor fica aguardando um grande acontecimento que não existe. Faltou um grande twist na história. Além do fato de serem muitos personagens narrando a história, o que deixa meio chato. A melhor parte foi o epílogo (2 últimas páginas). Acredito que a história tinha muito para ser aproveitada e não foi... pena.

Ingrid966 19/03/2022

A capa
Admito que comprei o livro pela capa e não pela história. E realmente a capa é melhor que a história.
Não é tão instigante quanto esperava, os personagens são bem distintos e pensados, mas nem tanto. Mas valeu a pena matar a curiosidade de ler. Poderia ser bem mais intenso.
Skylar 16/09/2022minha estante
Tb só comprei pela capa... Prometeu tudo e não entregou nada.

Beatriz 15/06/2020

Escrita medíocre, com detalhes demais completamente irrelevantes, personagens rasos e superficiais, que tiveram toda a personalidade transformada nos últimos 10% do livro para forçar um final que conseguisse fechar todos os pontos em poucas páginas desesperadas. A história poderia ser boa, mas não consegui gostar dos personagens, fora a péssima inserção de histórias concomitantes JOGADAS no meio do livro. Por deus, fiquei com muita raiva, mas ok o epílogo bonitinho, legal.

Cinde.Costa 29/09/2021

Um bom drama familiar
Os irmãos Leo, Jack, Bea e Melody passaram a vida ouvindo o pai falar sobre o "Pé-de-Meia" - um fundo de investimento gerido por um advogado, que seria repartido quando a irmã caçula, Melody, completasse 40 anos. Contudo, seis meses antes da quantia ser liberada, Leo sofre um acidente de carro e sua mãe dá a ele o dinheiro do Pé-de-Meia sem que os demais irmãos saibam.

Eu gosto muito dessa história. O dinheiro prometido é a força motriz que move as ações dos irmãos. Segundo o pai - criador do fundo de investimento - esse dinheiro deveria agregar valor à vida de cada um, em um contexto em que eles já estivessem adultos e amadurecidos. Mas ele alertava: "Não contem com o ovo no fiofó da galinha". Ou seja: a ideia era que vivessem suas vidas normalmente e o dinheiro seria um bônus bem-vindo no futuro. Contudo, cada um dos irmãos baseou toda a sua vida (e se endividou) nessa promessa de pagamento. Assim, temos 4 adultos frustrados, inconstantes, cansados, irritadiços e cegos para qualquer coisa que não seja esse dinheiro.

Nas palavras de um personagem secundário: "[...] O Pé-de-Meia tornou-se um comportamento disfuncional de todos eles, como indivíduos e como grupo".

Desse modo temos uma história contemplativa da própria disfunção de cada personagem, desenvolvida em uma narrativa ácida e perspicaz sobre relações fraternas, sobre a falsa sensação de segurança que o dinheiro evoca e sobre como deixamos de viver com base em uma promessa futura. Nesse sentido, temos uma mãe centrada em uma expectativa de futuro de tal modo que não sabe lidar com a filha adolescente lésbica. Temos um irmão que desgasta uma relação amorosa de 20 anos porque perdeu a perspectiva sobre o que era importante, de fato. Temos uma escritora frustrada e endividada. E temos Leo, o propulsor dessa história. Ele estava bêbado e drogado quando sofreu o acidente e não tem como ressarcir o Pé-de-Meia.

Assim algo rompe entre os irmãos e essa história é sobre isso: sobre pessoas desgastadas e frustradas por um futuro imaginado e não alcançado. Afinal, segundo eles disseram, sem o dinheiro, o que sobra?

Deixo a RECOMENDAÇÃO!
Patricia.Goncalves 05/02/2023minha estante
Essa é uma das pouca resenha que li, e que realmente traz a essência do livro.

Lulu 03/09/2020

Foi super difícil engatar na história. A escrita é arrastada e os personagens são meio idiotas. A vontade de dar um tapa em cada um é enorme! No entanto, eu fiquei curiosa pra saber o que acontecia com todos. O final é meio bléh, mas não foi de todo mal. É aquele tipo de livro sem grandes acontecimentos, mas você acaba ficando curioso pra saber como os personagens acabam.

Sissi Freire @dicasdasissi 09/11/2020

Fui tapeada!
Imagina a situação: você e seus três irmãos tem direito a receber uma quantia considerável apelidada carinhosamente como Pé de Meia.

Todos vocês tem planos para esse dinheiro até que o irmão mais velho causa um acidente e raspa todo o dinheiro. Ou quase todo.

Essa é a história de Leo Plumb e sua família. Leo é um desregrado que acabou com os sonhos dos irmãos na hora que enfiou o carro num post, causando a maior confusão.

A GRANA deveria ser um livro sobre o encontro dessa família e a tentativa de chegar a uma resolução para o problema, mas acaba se mostrando um amontoado de personagens com tramas mais que desnecessárias e que tornaram a leitura, para mim, maçante.

Em determinado momento eu já não queria nem mais saber nada do chato Leo, e fiquei mais interessada na trama da sobrinha que... não desenvolveu.

Esse foi um daqueles livros cuja capa me encantou, a sinopse me enganou e a leitura quase me matou.

E você? Já leu A GRANA?
Concorda comigo ou discorda?

Alice216 19/04/2021

É bom mas é ruim
Confesso que gostei do enredo do livro e achei ele bom, mas é muitooooo cansativo. Misericórdia! A autora "enche linguiça" demais! Acho muito chato livros em que os autores especificam demais as coisas, tipo "e eu estava olhando o quarto, que tinham móveis da cor marrom escuro, que tinham luminárias feitas de ferro fundido pintadas de dourado" blá blá blá. Fiquei cansada só de ler, enrolei muito a leitura, apesar de ter gostado do livro. Pulei muitas partes que achei desnecessárias. Não leria esse livro de novo, nem me pagando.

Sem contar da raiva que passei com esse Leo Plumb.

Mavickty 13/08/2021

Por que o Leo não apanhou?????
Juro, acontecia muita coisa ao mesmo tempo, eu ficava perdida muito rápido e quase que usei um bloco pra tirar nota. A história ficaria muito boa talvez com um desenvolvimento e com uma narração diferente. Demorei um tico pra terminar de ler

Marcilene1 13/03/2017

O livro conta a historia de quatro irmão que querem receber sua herança... Me decepcionei com esse livro... Esperava mais...

1 | 2 | 3 | 4 | 5