Memórias de Um Sargento de Milícias

Memórias de Um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas -

beca 29/04/2021

romantismo brasileiro no século XIX e seus estereótipos
Fiz a leitura para a escola e achei interessante. Foi por muitas vezes arrastado, repetitivo, mas entendo que a literatura feita no século XIX é bem diferente da literatura feita hoje em dia. é um clássico brasileiro e achei essa edição da Moderna sensacional, ajudou MUITO (pretendo comprar os outros clássicos que terei que ler esse ano desta mesmo edição).

É um livro que quebra as expectativas e os estereótipos do Romantismo com seus personagens que vivem a margem da sociedade e que não seguem a receita "senhor e senhora perfeitinhos". Fiquei bastante surpresa com todos os temas abordados de forma "natural" no livro, como a questão educacional (o professor bate nos alunos, pelo amor), a questão dos negros e dos ciganos e principalmente das mulheres e do papel feminino.

A análise feita por minha professora definitivamente ajudou a moldar minha opinião sobre o livro, mas eu achei bem legal. Foi uma leitura que demorou mais do que eu esperava, mas tudo bem.

Isa 28/05/2021

Clássico e leve !
Esse livro foge totalmente da proposta que a escola literária dele propõe. É uma leitura leve, divertida e cheia de ironias, eu gostei muito muito desse livro e espero que um dia ele tenha mais reconhecimento entre os clássicos!

Isabela.Araujo 27/08/2020

Eu esperava mais...
Quando comecei a ler esse livro, me disseram que ele seria maravilhoso, engraçado, em outras palavras... um livro que não tem como não gostar. Me sinto como o patinho feio dizendo que não gostei dessa obra. Apesar de todo o ar satírico do livro, eu achei a escrita do autor arrastada, forçada muitas vezes e, na tentativa de fazer algo revolucionário na sua época ele acabou tropeçando e criando personagens que, apesar de engraçados, na minha concepção, só servem para você tirar sarro de cada um deles.

lia.6 07/09/2023

Eu acho esse livro muito bom, um dos melhores e mais fácil que o professor de literatura já passou.

Marcia.Moutinho 28/02/2024

Muito divertido. Humor inteligente e sarcástico que prende o leitor desde o início do livro. Um dos meus livros de humor preferidos.