CONTOS HUNGAROS

CONTOS HUNGAROS VARIOS AUTORES...

Resenhas -

Matheus Zucato 15/10/2023

Outros contos húgaros.
Diferente da descrição na página aqui do skoob, o volume abrange na verdade oito autores húngaros. Há pouquíssima informação sobre a edição, o que era costumeiro em livros antigos. Infelizmente não sei dizer quem escolheu, organizou e traduziu os contos, e a gramática utilizada parece anteceder o ano de 1969 (que também está na descrição da página do livro aqui no skoob). Acredito que a edição seja da década de 50.

Mas agora vamos para minha opinião como leitor. Preferi dividir o livro entre 2 novelas e 8 contos. A imagem do sumário está bem ruim ali na foto "da capa", por isso vou deixar abaixo relação do sumário (autor + obra).

Kalman de Mikszath:
- O caftã do sultão (novela).
- Gente importante (novela).
- Os dentes de Berczi.

- O Csárdás mágico.

Americo Beréni
- Domingo.

Miguel Erdöd:
- A damasinha de segunda-feira.

Para esta resenha trato apenas dos contos do livro. Foi bem interessante conhecer contos desses autores húngaros principalmente do séc. XIX. Tive muita dificuldade de encontrar detalhes sobre a vida dos autores ou a data de publicação dos contos, etc., mas acredito que apenas os dois últimos escreveram suas obras no séc. XX. Alguns dos contos possuem enredo excelente, criativo, com delicadeza na escrita e descrição do cenário húngaro da época. Outros estão mais para crônicas, pois retratam uma passagem sem grandes acontecimentos ou mergulhos psicológicos, talvez um painel de costumes.

De modo geral, é um livro de contos interessante, uma boa porta de entrada para o mundo literário húngaro. Quanto às duas novelas, prefiro analisar separadamente em outras oportunidades. Meus contos preferidos foram:

- A cimitarra (o melhor da antologia, em minha opinião).
- O número 13 (que me lembrou um pouco o famoso "A Pata do Macaco", de W. W. Jacobs).

É isso. Livro recomendado!