Pau e Pedra

Pau e Pedra Peter Kuper

Resenhas - Pau e Pedra

Lucas Muzel 26/11/2023

Vale a pela ler
Uma história feita totalmente sem o uso de texto em balões de fala. Altamente simbólica e expressiva. É bem fácil de ser lida, e sua história não é tão complexa. Narra um ciclo de sociedade altamente humana em seu comportamento. E como todo reinado está sujeito a um final. A catástrofe tem óbvia inspiração em mitologias antigas.
Um bom trabalho para quem quer imaginar as possibilidades das HQs mudas.

Leo Ximenes 20/06/2023

Quando palavras não são necessárias.
Pau e Pedra apresenta uma narrativa gráfica simples mas poderosa. Sem utilizar palavras, Peter Kuper fala sobre Guerra, Paz, Exploração, Natureza, Vida e Morte. Faz pensar sem escrever uma única linha, numa história acessível a quase todos.

Raquel S. Ramos 12/11/2021

Uma grande metáfora
Essa HQ muda é uma metáfora sobre autoritarismo, opressão e exploração desordenada de recursos naturais. Ótimo para refletir estes temas. Leitura rápida, recomendo.

Paulo 28/03/2017

Muito se falou em 2016 do quadrinista Peter Kuper e de duas obras do autor que vieram para o Brasil neste ano: Ruínas e Pau e Pedra. Esta última, que é o objeto desta análise, é uma narrativa gráfica sem o uso de uma única palavra.
Fui com muita expectativa para este material, pois ele é muito bem criticado na internet. Porém, Pau e Pedra não me pegou como eu esperava. A arte de Kuper é fantástica: expressiva, cheia de simbologia e de traço único. A história em si é boa e de uma mensagem poderosa; uma alegoria para a própria história da humanidade, e de como nós vivemos de sucessivas ascensções e quedas de grandes impérios. Porém, em termos de história, não é nada que eu nunca tenha visto ser abordado e discutido em várias outras obras, talvez por isso não tenha me envolvido tanto na leitura.
Recomendaria este quadrinho para quem tem alguma criança na família (criança/ adolescente, para entender um pouco das minúcias da histórias) ou para quem é professor levar para discutir a obra em aulas de história. É um material de fácil leitura mas que ao mesmo tempo possui muitas camadas, e que pode ser usado como fonte de discussão com os “pequenos”, principalmente como uma forma lúdica de discutir história antiga e moderna nas aulas de História do colégio.