Meia-noite e vinte

Meia-noite e vinte Daniel Galera

Resenhas - Meia noite e vinte

1 | 2 | 3 | 4

Djeison.Hoerlle 10/01/2024

Começou maravilhosamente bem, talvez o melhor Galera depois de Barba Ensopada de Sangue e o desenvolvimento tava sendo igualmente satisfatório, mas senti, ao final, que o autor simplesmente cansou de escrever, interrompendo abruptamente uma narrativa que parecia pedir, ainda, mais umas 150 páginas.

Dá uma certa amargura imaginar a grande obra que Meia Noite e Vinte podia ter sido.

Adriana1161 26/10/2023

Amigos
O livro fala da amizade entre quatro pessoas, seu distanciamento, seus percalços e desilusões da vida adulta.
Mostra os primórdios da internet, e também, suas armadilhas.
Levanta temas interessantes, que fazem pensar. A solidão dos adultos.
"Eu amava as coisa daquela casa, sim, mas isso não impedia que elas me dessm um certo mal-estar."
"falando de converter pro formato digital todas as manifestações culturais imagináveis"
Personagens: Aurora, Andrei, Emiliano, Antero
Local: Porto Alegre - 2014
@driperini

Romulo 13/12/2022

Gostei
No livro o que importa é a jornada.. achei bem interessante a construção dos personagens e a descrição dos anos 90

Caetano.Bezerra 01/11/2022

O livro tem tudo de bom que Galera consegue trazer, mas confesso que já estou saturado da forma. Li muita coisa dele no ano passado, mas acho que esse foi o meu último.

Bi Bueno 26/07/2022

Meia-Noite e Vinte
Mais um livro do Daniel Galera pra conta. O texto é muito bem escrito e a história, ambientada em Porto Alegre, como a maioria dos livros do autor, e as histórias dos personagens, quase todos da mesma geração que eu, fazem com que a gente se identifique com o texto de uma forma muito particular. Como bióloga, fiquei intrigada com a composição de uma das personagens e com as descrições de metodologia e de pesquisas na área.
Esse cara é muito bom! Um escritor pra gente acompanhar e que ainda vai nos dar muita coisa boa!

lays.azevedo.94 17/05/2022

Alguém pode me traduzir o que o autor estava pensando quando escreveu esse livro?

Q eu realmente n consegui captar qual era a mensagem que ele queria transmitir!

O livro não é ruim, é bem escrito, com temas legais, cenas fortes, mas sem propósito, sem conexão.

Terminei o livro sem saber se gostou ou não, pq eu realmente n entendi o livro.

Jean.Guimaraes 21/01/2022

Drama que retrata desilusões da vida adulta de alguns amigos que se reencontram após um tempo sem se verem.

Felipe770 11/07/2021

Muitas pessoas que gostam do Galera comentaram que este era o livro menos interessante do autor. Particularmente, achei ele tão bem escrito quanto Mãos de Cavalo ou Cordilheira; a história é interessante, e os personagens idem. Talvez o romance pudesse ser um pouco mais desenvolvido (como o Barba Ensopada de Sangue foi), mas para mim a leitura foi agradável tanto quanto os outros livros. Em resumo: o autor sempre vale a pena ser lido.

Princesa Valg 13/05/2021

Gostei
A ideia completamente original, superou minhas expectativas. O livro faz você refletir muito sobre como o tempo passa rápido, também me fez relembrar momentos com meus amigos. A escrita é muito fluida, eu curti a leitura... E a ambientação ta perfeita...

Paulote 22/04/2021

Sensacional
Sensacional esse Daniel Galera. Por enquanto só li esse Meia noite e vinte e Barba Ensopada de Sangue. Provavelmente os dois melhores.
Mas é impressionante a quantidade de referências pop e cult que o autor consegue, às vezes em pequenas frases. Como por exemplo "Os objetos em suas mãos perdiam a vida. Eram bloquinhos de matéria destinados a despertar-lhe apenas um interesse distanciado e passageiro. FRANCINE PODIA TER SIDO UMA REPLICANTE EM BLADE RUNNER".
Isso é perfeito, principalmente considerando que o autor nasceu em 1979 e o filme é de 1982...e ele captou perfeitamente o filme.
A relação entre os integrantes do Fanzine é interessante. Meio decepcionante, mas, até isso, faz parte do clima do livro, que, pra mim, mostra como as pessoas vão envelhecendo e se preocupando praticamente só com suas próprias vidas, seus próprios "brinquedos", seus projetos, seus problemas de relacionamentos, enfim, como disse Paul Mccartney, na porta da padaria da Abbey Road, O SONHO ACABOU.
E mesmo assim alguns aqui terminaram o livro com uma sensação de esperança e otimismo.
Não me pareceu a intenção do escritor. Tampouco em Barba Ensopada de Sangue.
Seus finais são interessantes, não decepcionam, mas, também, não vendem falsas expectativas sobre os problemas de nosso país e a realidade da questão do aquecimento global e de todos os demais problemas decorrentes do Antropoceno.

Manu 09/04/2021

Essa história me trouxe uma nostalgia de algo que eu não vivi, que era essa liberdade dos primórdios da internet e da juventude da geração X. Por tudo ser tão ordinariamente real, tenho a sensação de conhecer os personagens de longe, e me enxergar como alguém que olha pra trás e sente saudades da fase de irresponsabilidades e inconsequências.

Como pode a leitura ser leve e ao mesmo tempo intensa e densa? Posso dizer que fiquei intrigada por Emiliano e sua relação nada saudável de violência/virilidade/sexualidade, Antero com sua síndrome de Peter Pan e Duque com sua liberdade um tanto quanto questionável e sua forma misteriosa de se expôr e de se esconder do mundo.

Mas no fim, me identifiquei muito mais com Aurora e sua melancólica sensação de finitude. Essa angústia de que o mundo está acabando aos pouquinhos é algo que permeia toda a história. Assim como todo ano tem uma profecia de que o mundo vai acabar, vide o bug do milênio, sempre passamos despercebidos da meia-noite e vinte e continuamos todos aqui, com a certeza de que a vida continua.

Só não se sabe por quanto tempo.

site: https://nuporemvestida.blogspot.com/2021/04/livro-meia-noite-e-vinte-daniel-galera.html

ajuhbs 06/03/2021

Amei!
Eu adoro a forma como o Daniel Galera escreve. A intensidade e o ritmo da narrativa foram capazes de me prender por horas. O detalhamento com que o autor descreve algumas cenas faz a gente sentir a complexidade dos personagens e o quanto algumas vezes eles são rasos. A história, ainda que pareça não chegar a lugar nenhum, me deixou exasperada, ansiosa e cheia de questionamentos sobre a vida. Criei muitas conexões com os sentimentos e pontos de vista da Aurora e do Emiliano e o final do livro me deixou com uma sensação de esperança, mesmo que utópica. É o tipo de história que vai me deixar pensando a respeito dela por muito tempo.

01/01/2021

Especial para quem tinha entre 18 e 25 na virada do milênio
Três antigos amigos se reencontram após muito tempo na ocasião da morte de um dos amigos da juventude. Relembram o ano de 1999, quando tinham 18 anos e uma vida de possibilidades. Os rumos e as experiências foram diversas, e esse encontro em 2014 acaba por balançar as convicções de cada um deles. Especial para quem mora em Porto Alegre e tinha ao redor de 18 anos em 1999; acontece bastante identificação (super te entendo, Aurora!)

Bruno Paccini 27/12/2020

O menos bom do autor
Li todos do excelente autor
Este é o que menos me pegou, mas não deixa de ser uma boa leitura

1 | 2 | 3 | 4