A Noiva Estava de Preto

A Noiva Estava de Preto Cornell Woolrich

Resenhas - A Noiva Estava de Preto

Arsenio Meira 22/12/2012

A ficção policial jamais será relegada ao segundo escalão, conforme pretendem alguns.
Graças a Chandler, Hammett, Ross MacDonald, Woolrich, Rex Stout, Chester Himes, Highsmith, Aghata Cristie e Simenon.
A nova geração não vem deixando a peteca cair.

Escritores como Gide, Sartre e militantes intelectuais como Edmund Wilson reconheceram a maestria de alguns destes autores. E isso é um baita endosso.

Sobre o "A Noiva Estava de Preto", o final é diabolicamente surpreendente e plausível. Vale a pena.

Rafaela.Maria 27/04/2020

Bom, porém...
Interessante como o autor fez o livro todo em flashbacks, mas no final deixou a desejar. Nãos agradou como ele construiu a conclusão.

Hay 17/10/2022

Um clássico!!
Um clássico da literatura Noir, com uma protagonista, provocante, linda e com um forte desejo de vingança.

Esse livro de 1960 (se não me engano) da uma leitura muito rápida e fluida (li em um dia inclusive)

CooltureNews 19/09/2013

Coolture News
Não encontro palavras para começar a falar sobre este livro. Surpreendente é uma palavra que encaixaria bem só para começar.

Este não é um livro comum de mistério ou assassinato. É um romance noir onde temos uma mulher fria que possui apenas um objetivo: vingança. Ao acompanharmos seu rastro de sangue nos surpreendemos com a profundidade de sua personalidade e de sua conduta, não permitindo que inocentes levem a culpa por seus crimes, e usando de diversos estratagemas para leva a cabo seus planos de assassinato. Ao mesmo tempo temos um detetive, que assim como o leitor, pouco ou nada sabe sobre a mulher e suas motivações, mas intui e a persegue por crimes aparentemente sem ligação.

Para um livro tão pequeno, somos brindados com uma história palpável, realista, com personagens de características únicas que não parecem ter nada em comum. Cornell Woolrich nos apresenta três dimensões dos fatos: um prólogo que nos prepara para o próximo passo da noiva; a concretização dos planos de vingança; e por fim, a visão do detetive em sua busca pela misteriosa mulher que vive mudando de forma.

O modo como a narrativa vai se desenrolando nos deixa perplexos, principalmente pela criatividade marcante das cenas e em como aos poucos, vamos caminhando para o final com sinais sutis que revelam um desfecho inesperado, mas sólido e definitivo.

Este é um daqueles livros que servem tanto para apresentar um novo leitor ao gênero dos romances policiais, como para nos mostrar outras dimensões desse estilo narrativo. Desde o principio somos envolvidos numa trama complexa e densa, criamos empatia com os dois lados da moeda, a assassina e o detetive, e terminamos condoídos com a condição humana. Um livro que surpreende do principio ao fim, e que ainda te deixa a sensação sombria da vingança, que martiriza, condena e destrói.

site: www.coolturenews.com.br

Eduardo 27/03/2012

Fantástico!
Fantástico. Um final surpreendente para o assassinato de homens sem uma ligação clara pela mesma mulher em situações e "disfarces" diferentes. Um investigador obstinado na busca pela solução destes crimes mórbidos. O que levaria esta mulher a cometer estes assassinatos? Como ligar os pontos para a solução dos crimes e a busca desta mulher que não deixava rastros. Leia-o e você achará as respostas. Recomendo-o!

Rittes 22/07/2019

Um mestre do suspense
Impressionante como este livro escrito em 1940 é moderno! Primeiro, por colocar uma mulher como protagonista, mesmo que muitas vezes o papel estereotipado da mulher salte as olhos ao longo do livro (se bem que, me parece, meio que cinicamente), segundo, por conseguir surpreender os leitores de hoje com a arquitetura de mistério criada pelo autor. Justificadamente, Woolrich é mesmo um dos grandes mestres da literatura policial noir. Recomendadíssimo!

Anne 06/03/2020

A noiva estava de preto
Um livro muito envolvente, eu confesso que não dava muito por esse livro mas no fim eu adorei. Os personagens bem colocados, a escrita impecavel.
Recomendo

Moises Celestino 14/08/2020

Revisão do Livro...
Clássico da literatura policial estrangeira, "A Noiva Estava de Preto", contém trama instigante e eletrizante! Para quem curte o gênero, o entretenimento é garantido.

MarcusASBarr 04/03/2021

Clássico é Clássico, e vice-versa
Como descrever a leitura de "A noiva estava de preto"? Você simplesmente é tomado por uma narrativa que vai te engolindo e até parece ser previsível... mas não é o que nos apresenta o autor em um desfecho fascinante e dramático. Leia!... para saber tem que ler.

Alê Xenite 18/07/2021

A inspiração de Kill Bill
Não consegui parar de ler e imaginar uma mistura de Dimitrescu e Uma Thurman... Que livro bem escrito e traduzido! Amei a tensão dos capítulos e a forma em que a história foi contada. Cada reviravolta inimaginável! Recomendo com força.