Idade Média: o que não nos ensinaram

Idade Média: o que não nos ensinaram Régine Pernoud

Resenhas - Idade Média

Carlos_e_Bianca 27/09/2021

Uma obra obrigatória para estudos medievais!
Nesse livro, Régine Pernoud nos mostra uma fase diferente do que normalmente é dito sobre a "Idade Média". No lugar de um período sombrio cheio de ignorância e obscuridade, a autora discorre sobre um momento da história humana cheio de luzes e conhecimento, um verdadeiro contraponto ao que normalmente é disseminado nas escolas e universidades.

A obra é indicado aos que querem iniciar seus estudos sobre o medievo pois aborda vários temas interessantes, como, feudalismo, a relação servil, literatura medieval, arquitetura gótica, inquisição, a mulher na idade média e, para mim, o melhor capítulo, uma verdadeira aula sobre historiografia no final (que deixa Marc Bloch com inveja kkkk).

Meu parabéns a editora Linotipo Digital que fez uma edição espetacular, ao prof. Ricardo da Costa que foi o prefaciador do livro e a todos os envolvidos nessa obra prima da historiografia medieval!

Rodney Eloy 20/09/2016

Idade Média: época de luz, sabedoria e incentivo à ciência!
Terminei hoje a leitura de "Idade Média: o que não nos ensinaram", grandiosa, brilhante e saborosa obra da Historiadora (com H maiúsculo) Régine Pernoud, cujo projeto de financiamento coletivo tive a honra de participar.

No livro (uma obra de arte de 232 páginas), que facilmente poderia se chamar, "Guia politicamente incorreto da Idade Média", a autora de forma simples e sincera, desmascara completamente diversos mitos, preconceitos, estereótipos e distorções de um dos períodos mais fascinantes e ricos da História. Joana d'Arc, Carlos Magno, Pedro Abelardo, os Templários, os Cátaros e a Inquisição nunca mais serão os mesmos depois da leitura da obra de Pernoud. Livro altamente recomendado. Todo mundo deveria lê-lo.
ErickWutke 20/09/2016minha estante
Acabei de ler ele hoje também! Que delícia de livro, quantas brumas retiradas do olhar, e todo um novo entendimento sobre o período.

GeanPerius 12/05/2017

A Idade Média desmistificada.
Aqui a autora desmistifica pré-conceitos sobre a Idade Média, ou erroneamente denominada Idade das Trevas. Ela tenta aclarar suas idéias dissertando sobre diversos tópicos nas quais nós aprendemos de forma equivocada nas escolas. Esta foi, de acordo com Pernoud, uma época de florescimento cultural e técnico. Uma observação: Este livro é reedição de "O mito da Idade Média", da mesma autora. Nesta edição da Linotipo Digital, foram acrescentados prefácio e comentários, e claro, um layout bem mais atraente.

Wilson 23/12/2022

Um guia básico para iniciar os estudos da idade média
Regine Pernoud trás, neste livro, um guia inicial para começar-se a entender sobre a Idade Média. A autora refuta diversas falácias que o ensino moderno tece sobre este período.