A esperança é uma Torta de Maçã

A esperança é uma Torta de Maçã Sarah Moore Fitzgerald

Resenhas - A esperança é uma Torta de Maça

1 | 2 | 3 | 4 | 5

rfalessandra 26/12/2023

Talvez muita gente subestime esse livro por conta do título, apenas não façam isso, sério. "A esperança é uma torta de maçã" é um livro lindo, com uma história sublime e vai te fazer querer ler mais e mais.
Recomendo para quem gosta de ler uma leitura curta e tranquila.

Leituras da Pam 12/09/2021

Quem aceita um pedaço de torta de maçã?
?? Quantas vezes perdemos grandes pessoas nas nossas vidas por não dizer o que sentimos por elas...

Este foi um livro que me pegou pela fofura da capa e pela simplicidade do título. No entanto, o que eu não imaginava era que me fizesse refletir tanto sobre a importância das pessoas na minha vida.

Consegui me lembrar do bolo de limão que minha vó fazia, confesso que senti até o cheirinho aqui pela casa... as lembranças somadas a um grande punhado de saudade fazem a gente se conectar com o que nos é mais precioso nessa vida.

O livro fala de amizade, de amor, de acolhimento e, sobretudo, de esperança.

Acompanhar as investigações em busca de Oscar, o protagonista da história, acabou me levando a uma viagem bastante introspectiva. O fruto dessa reflexão está na frase de abertura desta postagem.

?Eu também queria dizer um monte de coisas para ele. Coisas que tinham gradualmente se tornado mais claras pouco antes da partida. Mas, às vezes, as coisas que você mais quer dizer são as que, por algum motivo, geram mais dificuldade?.

Uma ótima sugestão de leitura!
Alice 09/01/2023minha estante
Decpcionante!

Sweet_Ella 14/09/2022

A esperança é uma torta de maça De Sarah Moore Fitzgerald
A esperança é uma torta de maça é o tipo de livro que facilmente é devorado em pouco tempo,mas não é o tipo de livro de fácil digestão.Cada fatia,tem um sabor próprio,alguns com um sabor aconchegante como as tortas produzidas por Oscar ,outros são amargos,arrebatadores ou melancólicos.
Definiria este livro como uma representação de víveres adolescentes, experiências como a amizade de Meg e Oscar,pessoas cruéis e vis como Paloma,e a esperança presente em pequenos atos de uma jornada que definitivamente não é simples.
O livro retrata a história de Oscar,um garoto gentil e esperançoso que tem o dom de preparar tortas de maça,e Meg melhor amiga e vizinha de Oscar.Eles são separados após uma viagem de Meg a Nova Zelândia,é então que ocorre um trágico acontecimento,que ao decorrer da história e investigado por Meg e o irmão de Oscar,Stevie.Entre meio a todas as ocorrências,também é apresentado uma personagem,a megera da Paloma,que inicialmente pode parecer graciosa e radiante,mas nos é provado ao longo da história que tudo se trata apenas de uma mera encenação.
Senti falta de um final diferente,mas persisto com meu carinho a este livro e a sua abordagem ao amor,amizade,luto,bullying mas principalmente sobre esperança.
"Pânico pode parecer algo ruim,mas,na verdade,contém milhares de pequenas farpas de esperança".

Millena 14/07/2023

Olha achei realmente muito bom, é muito legal ver como os escritores valorizaram muito a adolescência, a amizade, os traumas e até mesmo as nossas doenças mentais, eu tinha MUITO preconceito com escritores do livros que tem na escola, masss esse livro de fato me surpreendeu. E amo como esses livros tem o poder de falar sobre coisas MUITO pesadas tipo, depressão,fofocas maldosas e tentativa de suicídio de um jeito leve e reconfortante que vc SABE que vai dar tudo certo pq TEM que dar tudo certo no final e sempre dá. Enfim, eu ia falar sobre alguns personagens mas cheguei a conclusão que não lembro o nome de mais ninguém pq esqueci de fazer a resenha quando terminei kkkk mas é isso, muito bom.

maria gabriella 29/02/2020

Gostoso como o cheirinho de torta recém saída do forno!
Esse livro me ganhou pelo título, de cara já me passou a sensação de leitura gostosa e que aquece o coração. A história se passa na Irlanda, o que já me chamou atenção assim como a quantidade de páginas, um livro curto abordando temas densos e posso dizer que ele fez isso muito bem mesmo em poucas páginas.

Oscar e Meg são vizinhos, melhores amigos e são apaixonados um pelo outro, só que ambos não sabem disso. Oscar tem uma espécie de dom especial: ele prepara tortas de maçã que são capazes de curar e dar ânimo às pessoas. Preciso dizer que em todos os momentos onde Oscar preparava suas deliciosas tortas de maçã eu automaticamente sentia aconchego e o cheirinho de torta quentinha invadia o ar. Esse tipo de elemento na literatura me encanta!

A partida temporária de Meg da Irlanda para a Nova Zelândia deixa Oscar sem sua melhor amiga e confidente, mas tudo muda quando Paloma Killeally se muda para a casa de Meg e o que parecia uma coisa, era outra completamente distorcida. Paloma é a típica garota que adora ter atenção dos garotos ao seu redor e quando Oscar não demonstra o interesse que todos geralmente tem por ela, ela decide tranquilamente acabar com sua reputação, sabotar seu relacionamento com Meg, agir como sua amiga fora da escola, mas dentro difamá-lo, fazer as pessoas mudarem de opinião a respeito de suas tortas (todos amavam) e a cartada final: insinuar que ele a assediou sem seu consentimento. Oscar se vê sozinho, ficando cada vez mais distante de Meg dadas certas circunstâncias e se culpando por coisas incontroláveis que vieram à tona justamente nesse momento por culpa de Paloma, e o mesmo garoto que já salvara uma vida pensou em desistir da própria.

E esse é o tom da história. Uma história que irá tratar de bullying, da importância de não desistir de procurar uma pessoa e ter sempre, sempre, apesar de tudo, esperança. A temática sobre o bullying foi algo que eu gostaria que tivesse sido melhor trabalhado, ficou tudo muito por cima e pelo livro ser curto, algumas páginas a mais pra se aprofundar nesse tema e também no desfecho teria sido ótimo.

Apesar disso foi uma leitura que amei, me trouxe quentinho no coração e me reconfortou com a mensagem sobre não desistir de procurar uma pessoa que se perdeu, não desistir de procurar por alguém que se perdeu de si. Favoritinho!

Mariano 16/03/2021

Não esperava nada desse livro mas AMEII
Quando eu vi o titulo do livro achei curioso e engraçado. Quando comecei a ler esse livro levei um tombo, estava esperando uma historia engraçada e bobinha e me deparei com uma linda historia de amizade, família e principalmente a vida. esse livro me marcou de um jeito, as mensagens e tudo desde o desenvolvimento dos personagens como a maneira que foi escrita que mesmo tratando de alguns assuntos sérios ele continua leve e agradável que te faz ficar na historia. Super recomendo

Luh 30/04/2023

A esperança é uma torta de maçã
Encontrei esse livro sem querer no telegram, estava procurando outros quando vi a capa dele e resolvi baixar.
Posso dizer que foi uma feliz surpresa, peguei ele para fazer uma leitura rápida pela manhã e nao consegui mais parar de ler até ter chegado ao fim.
O livro conta a história de Oscar e Meg, dois vizinhos de janela que não se desgrudam.
Oscar é um menino incrível que sempre busca ajudar os outros assando suas deliciosas tortas de maçãs e Meg uma garota maravilhosa que está sempre acompanhando Oscar em suas aventuras. Tudo muda quando os pais de Meg decidem passar alguns meses morando na Nova Zelândia e alugam sua casa para uma outta família, é ai que entra Paloma, uma garotinha egoísta que nao se conforma com o fato do Oscar nao nutri nenhum tipo de sentimentos amorosos em relação a ela.
Ainda assim Oscar continua em contato com a Meg, até a Paloma armar algo que coloca em risco a relação dos dois e fazer com que o Oscar se torne alvo de Bullying na escola, a partir daí uma sucessão de coisas ruins acontecem na vida de Oscar e o brilho incrivel que o garoto tinha é apagado pela maldade das pessoas ao seu redor.

Achei um livro lindíssimo que mostrou a bondade e maldade das pessoas de uma forma bem linear, e de como boas amizades tem o poder de salvar vidas.

Nane 22/08/2023

Oscar e seu talento!
Leitura leve e cheia de reflexões. Sentia falta de ler um livro com histórias bem clichês, mas que dá um conforto no coração.

mwnuzitta 19/06/2023

? A esperança é o que nos mantêm vivos.
Em "A esperança é uma torna de maçã" acompanhamos a história de Oscar, um garoto gentil que "fareja" pessoas tristes e sempre busca ajudar, com a suas deliciosas e magníficas tortas de maçã, alegrando e dando uma pitada de esperança a quem a degusta. E Meg, sua vizinha, incrível melhor amiga, e companheira de aventuras. Estes, acabaram se separando após a mudança da família de Meg para a Nova Zelândia.
Nesse meio tempo, Oscar acaba desaparecendo, chegando até ser dado como morto. Mas, antes da história tomar este rumo, conhecemos Paloma; uma garota narcisista e capaz de fazer qualquer coisa para se sobressair. Um de seus alvos, foi Oscar, o qual foi vítima de bullying, humilhação pública e vários tipos de chantagens e rebaixamento. Com tudo isso, Oscar se torna um garoto infeliz, sem sua melhor amiga, sua reputação e saúde mental.
Meg, ao saber de seu sumiço, retorna da Nova Zelândia em busca do reencontro ao seu melhor amigo, o garoto que ama profundamente.
Diante disso, temos um enredo baseado em fatos e vivências da adolescência, entre eles: pessoas egoístas, primeiros amores, amizades, o medo de confessar sentimentos mas também a importância deles serem expostos, para assim evitarmos a perda de alguém tão importante, e acima de tudo: A esperança.

PS: Leitura didática da escola que não me cativou muito e acho que não consegui fazer uma resenha tão boa.
Bruu 21/06/2023minha estante
Ai a resenha ficou boa simmm

Bruu 21/06/2023minha estante
Ficou ótima na vdd vidoca

Bruu 21/06/2023minha estante
Nem parece q é de livro da escola (se fosse eu, nem resenha ia ter, a não ser q eu fosse obrigada?

mwnuzitta 21/06/2023minha estante
KAKKAKAKKKK literalmente fui obrigada, tinha que fazer redação sobre ai aproveitei e tirei uma resenha pro meu skoob logo?

isalivs 22/06/2023minha estante
amei a resenha mas esse livro parece tão chato mano ????

mwnuzitta 22/06/2023minha estante
simm liv mto chatonildo

Maria 31/01/2022

peguei na escola não dando nada, mas lembro até hoje de como gostei de ler esse livro, quero muito achar ele em algum lugar para reler, que eu me lembre é a história de melhores amigos

andrimilly 28/06/2022

senti falta de uma punição para a megera...mas foi muito bom, com belas frases e analogias que guardarei no coração

Only0 19/11/2022

Livro bom, emocionante depois de ler, fiquei com o coração quentinho
O único problema é que o final é mal contado
Quando acabei o livro, fiquei com muitas perguntas que não foram respondidas no final do livro

aqueridaleitora 01/06/2023

A esperança é um Oscar kkkk
Acabei o livro depois de mt procrastinar. O livro só me prendeu no meio/final, o início é muito chato, mt mesmooo
Mas eu gostei, não achei mt bom não, mas é legal, ent eu dou de nota 2,5/3 estrelas. Qm é leitor entende oq eu digo, sabe? Ent tem livros melhores, mas n ruim nn. Obrigada pelo seu tempo!

meumundinhodoslivr 18/11/2020

a esperança é uma torta de maçã
Que leitura surpreendente, um livro que eu não dava muita coisa, simplesmente me conquistou!

Um dos maiores temas da atualidade, um dos maiores problemas, é a depressão. E é exatamente sobre isso que o livro trata, sobre como um menino esperançoso e feliz, se tornou uma pessoa triste, sem esperança.

Mas não pense que é pesado, o livro mostra a história desde o primeiro momento, mostra o que foi acontecendo, mostra como as pessoas, as vezes, são egoístas e capazes de passar por cima de você para conseguir o que querem, mostra como, para alguns, a popularidade e a imagem é mais importante do que você é de verdade, mas mostra tudo isso de uma forma mais leve.

Oscar sempre fazia tortas de maçã, e com sua habilidade de ?farejar? a tristeza, entregava um pedaço a todos tristes, conversava e os dava esperança, salvando a vida de alguns. Ele era sempre positivo e feliz, até que seu mundo vira de cabeça pra baixo.

A malhar amiga de Oscar, Meg, que tambem eta sua vizinha, se muda para Nova Zelândia, e uma garota extremamente superficial vem morar na antiga casa de Meg, aos poucos, Meg e Oscar vão se afastando e entendendo errado algumas coisas (mas aqui sem spoiler), o que nenhum dos dois sabia, era que nutriam algo a mais um pelo outro.

Oscar começa a ficar triste e pra baixo, descobre segredos, e cada vez mais sem esperança de que um dia fosse melhorar.

O irmão de Oscar, Stevie, usava cadeira de rodas e era um menino alegre e extremamente esperançoso, e tem um papel mais que importante na história.

Enfim, o livro pode parecer co fuso no incio, mas a medida que vai lendo, a leitura vai fluindo e você vai entendendo a história.

Derramei lagrimas, dei gritinhos e abri sorrisos. Indico muito, acho que todos deviam dar uma chance para esse livro.
meumundinhodoslivr 27/02/2021minha estante
classificação etária (minha opinião): +11

meumundinhodoslivr 24/03/2021minha estante
motivo: trata sobre um assunto muito pesado (suicidio, depressão) mas de uma maneira leve, porém mesmo assim, requer certo entendimento

Angélica Patriano 27/05/2021

Contra indicação: aumenta o apetite por tortas de maçã.
Um livro belo e de fácil leitura sobre a amizade, anseios e adolescência.
As coisas podem estar bem em um momento e parecerem distorcidas no outro, através de ações muito bem calculadas de pessoas que não recebem a atenção que acreditam merecerem, o egocentrismo destrutivo. As pessoas podem ser boas e gentis e não notarem a maquinação que ocorre ao redor, pode ser por acreditarem e serem positivos quanto ao mundo e as pessoas, o que os leva a acreditar que aquilo não pode estar acontecendo.
Oscar é um excelente garoto.
Ótima leitura para vocês!

1 | 2 | 3 | 4 | 5