spoiler visualizarprettysavage 15/06/2020
Eu to só aquele meme: i'm so confused right now.
Bom, eu comecei esse livro acreditando que era um romance bem água com açúcar que me faria chorar por horas a fio. Ledo engano. Vocês nem imaginam a minha surpresa quando percebi que, na verdade, Em Nossa Próxima Vida se trata de um livro de ficção científica.
Tem romance? Tem, mas o foco principal é como o casal, nas quatro linhas temporais que são apresentadas (1745, 1854, 2019 e 2039), sempre tem que salvar o mundo de uma ameaça iminente. De acordo com umas resenhas que li, muita gente se decepcionou com o livro exatamente por acreditar que era só um romance, sem nenhuma reviravolta muito grande. Pra mim, o fato de haver ficção e ação só tornou a história ainda mais envolvente e única.
Surtei durante a madrugada com a minha melhor amiga porque em determinado momento as linhas temporais se entrelaçam tanto umas nas outras que fica confuso pra caramba, mas nada que uma respirada funda e um copo d'água não resolvam. Livros assim que são bons, que te enlouquecem e te encantam ao mesmo tempo.
Eu também acreditava se tratar de um livro único, por isso escolhi o ler agora. Tenho o costume de colocar livros únicos entre leituras de sagas justamente para descansar a mente um pouco, só que quando chegou o final de Em Nossa Próxima Vida e ainda havia questões em aberto, sabia que teria uma continuação. Felizmente é apenas mais um livro.
Até mais ou menos em 80% da leitura eu teria dado cinco estrelas, só que depois disso a história correu muito mais que o necessário e ficou confusa a um nível que foi demais pra minha cabeça (daí a necessidade de uma continuação). Achei o romance de 2039 muito corrido. Sei que eles se conhecem de outras vidas, ficaram juntas em todas elas, blá blá blá e por isso já se amam, mas ainda assim acredito que o romance nessa linha temporal específica poderia ter sido melhor trabalhado.
É uma leitura surpreendente, muito cativante desde o início e que vale muito a pena. As pessoas só tem que pesquisar melhor antes de lê-lo para entenderem que NÃO é um livro puramente de romance, e sim uma história de ficção científica onde existe também uma história de amor (muito bonita, por sinal).