A famosa invasão dos ursos na Sicilia

A famosa invasão dos ursos na Sicilia Dino Buzzati

Resenhas -

Letícia.Pelisson.Peres 18/10/2023

Nada demais
Li no início do ano como livro didático.
Achei até que diverdido mas acho que o que fez essa leitura valer apena foi a descoberta de um outro autor é de um livro que com certeza não teria lido por conta própria.
Então.... recomendo!?

Wellington 03/09/2022

A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília – 9,0
História infanto-juvenil do meu autor favorito, contém temas como a passagem do tempo, escolhas, saudade, futuro... Para quem conhece Buzzati, é imediata a familiaridade com o restante de sua obra; para quem não conhece, creio que haveria surpresa na maestria com que trata de temas complexos.

O estilo é rico, único e sem compromisso com formas. Ora a escrita é culta, ora simples; aqui é prosa, ali poesia. Às vezes até rima. Os desenhos foram feitos por ele mesmo.

Imagine ursos vivendo em montanhas; um inverno chega, brutal como nunca antes, os obriga a descer o vale. Lá, seres humanos habitam castelos impenetráveis; lá, crueldades são feitas e a vaidade não tem limites. O conflito é inevitável; os ursos, bondosos selvagens, lutam por comida e sonhos; os homens, por poder e vingança.

Em breve, os ursos ganham; mas e agora? A página virou, tão rápido quanto os anos de outrora. O jovem cresceu, o sábio morreu. Que saudade das montanhas, das belas montanhas, onde colhíamos mel e castanhas. Não sabem de onde viemos; ursinhos e crianças brincam, espiemos. Alheios a como chegamos até aqui, a morte os aguarda logo ali.

Velhos afetos têm raízes profundas, o eco do passado ressoa no amanhã. O que aconteceu conosco? Lutávamos por liberdade, hoje somos feios e barrigudos. Que saudade das montanhas, das velhas montanhas.

Dino Buzzati escreve como eu escreveria. É meu companheiro de jornada, meu amigo de vida. Suas palavras despertam coisas que esqueci, e aqui, nesse livro para crianças com desenhos gentis, me senti mais próximo que antes.

site: www.instagram.com/escritosdeicaro/

Beatriz3345 24/05/2023

Fábula infanto-juvenil lindamente ilustrada
É uma história infanto-juvenil com uma narração que faz alusão a histórias/mitos épicos, usa em alguns momentos rimas, e o autor também ilustrou as passagens mais notáveis, como pequenos resumos, durante os capítulos curtos.
O livro parece ter dois arcos: o da invasão e o da pós-invasão.
Vale ressaltar que Dino Buzzatti escreveu essa história na Itália de 1945, num contexto marcado por duas guerras mundiais; não que haja uma relação direta ou explícita com o texto, mas alguns temas mais adultos (embora muito sutilmente) podem ser refletidos na moral da história ao se fechar o ciclo narrado com os 12 capítulos.