Você é um Babaca, Bernardo

Você é um Babaca, Bernardo Alexandre S. Lourenço

Resenhas - Você é um babaca, Bernardo

Cilmara Lopes 14/11/2016

Sou uma babaca.
Alexandre Lourenço: ?É uma história sobre rotina, sobre idealizar as coisas e ter medo de encarar a possibilidade de ser feliz no mundo real?

Uma hq bem original, nas primeiras páginas são 9 situações dispostas em forma de matriz, ou seja, a primeira ilustração da primeira página continua na primeira ilustração da página seguinte, e assim por diante com as demais. Esta técnica enfatiza o tédio da rotina do personagem.
Nota-se uma certa inspiração em Chris Ware, trabalhar um tema comum de forma inovadora.
A cabeça aventureira de Bernardo luta contra o corpo acomodado.
Como nos prendemos a segurança e conforto de algo sem valor significativo.
Em um determinado dia ele conhece Gabriella e se apaixonam, uma situação que ele permitiu que sua mente atuasse, porém com o passar do tempo tudo se torna mecânico e entediante. E tudo acaba ...ou não.
A vida é muito mais do que aceitar o que parece certo, o desafio está em lutar pelo que se acredita e ama. E se for necessário perder a cabeça, que seja!

Marcos Toledo 29/04/2023

Li rapidinho numa livraria numa viagem.

Gostei muito.

O livro trata do cotidiano, da rotina?

Gostei muito dos traços, da história, da crítica social e das personagens.

17/10/2017

Que HQ diferente!

Praticamente não há balões (quer dizer, até tem, mas 90% são ilegíveis), e a narrativa é muito peculiar. No começo você não sabe muito bem o que está acontecendo, com aqueles desenhos que parecem se repetir, um atrás do outro. Dentro de algumas páginas você começa a entender e é tão genial!

A repetição dos desenhos é pra ilustrar justamente a rotina sem graça do personagem principal, Bernardo. Essa rotina é quebrada quando surge Gabriela, que por sua vez terá algumas páginas dedicadas a ela. Bem bonitas, por sinal.

Mesmo tendo essa carinha simples, é tão sensível. Trabalha bastante o confronto entre a mente e o coração, e da necessidade de termos mais coragem para sair do comodismo do dia a dia. Bernardo chega a perder a cabeça, literalmente!

Ualana Diniz 12/12/2017

Encantadora história fictícia da vida real
Eu me apaixonei seriamente, talvez pelo momento de vida que estou, talvez apenas por dizer muito com tão pouco. Da pra ver em cada página como relacionamentos são difíceis, que as coisas acontecem de formas estranhas, mas que o que tiver de ser será.
São dois personagem cativantes, intensos, e com pouca fala, você consegue se identificar com tudo o que tem para dizer, a mensagem gentil que quer passar. A HQ demonstra que as vezes é preciso buscar por algo dentro de si próprio pra se encontrar consigo mesmo.
Vale a pena cada segundo lendo essa HQ.

Panda djpandacwb 23/05/2018

Narrativa inusitada
Diferente, sensível e estonteante.

Fernanda.Ribeiro 14/09/2019

Original e poético
Narrativa diferente. Traço delicado, cheio de detalhes minúsculos. Uma história sensível e poética. O autor foi feliz ao propor uma narrativa diferente do q estamos acostumados. Achei muito original e criativo. Curti demais lendo.