As Consolações da Filosofia

As Consolações da Filosofia Alain de Botton

Resenhas - As Consolações da Filosofia

Agnaldo 25/09/2022

Consolações para entender que precisamos da dor
Uma obra excelente, conhecia muito dos filósofos só por nome ou por pequenos interesses, e o autor nos traz para dentro da vida desses grandes homens que mudaram muitas da idéias que temos hoje em dia, uma coisa que ficou bem clara foi que devemos sim passar por momentos de dor, devemos viver o amor, pois ele é o que nos torna um humano mais completo. Muitos desses nomes não tiveram destaques em sua época quando vivos, mas suas palavras eram tão marcantes que reverberam até hoje. Uma das lições que gostei bastante foi da exemplificação da perseverança, não atingimos o destaque do dia para a noite, mas sim nós rodeando de pessoas que vivem isso e buscando cada vez mais aprimorar nossas habilidades. Viva a vida com dor e com o amor.

MK 04/02/2011

Da utilidade do óbvio
Eu que, lamentavelmente, nunca dediquei um tempo expressivo à leitura da filosofia (dos clássicos, ao menos), tirei imenso proveito da leitura leve e bem humorada deste livro.
Já era úm pouco fã de Botton (porque naturalmente é fácil simpatizar com visões similares às nossas e melhor redigidas) por conta do seu Arquitetura da Felicidade e Nos mínimos detalhes.

O que fica da leitura desta espécie de revisão das idéias centrais de antigos filósofos é o quão repetitivos somos ao longo da história. Essa onda toda de "menos é mais" que tem impulsionado a venda de revistas e servido de pano de fundo para tantas campanhas publicitárias já estava nas teses de Epicuro (mas ele praticava...). Montaigne revelou-se (para mim) um sujeito bastante interessante, com sua ignorância botânica-hortigrangeira e sua honestidade fisiológica.

Sêneca tinha uma posição tão adequada para suplantar as frustrações como tentam hoje adestrar os livros de autoauja... mas o mais relevante no caldo todo é a constatação de que o exercício intelectual salva quase ninguém da miséria emocional, então, embora não me agrade o mesmo clima que supostamente sanava a alma de Nietzsche, muitas vezes é melhor dar uma boa caminhada lomba acima do que se perder em devaneios no divã. Mas só às vezes. risos
Roger 15/08/2013minha estante
Interessantes observações. Gostei.

priscilabonatto 07/12/2021minha estante
"mas o mais relevante no caldo todo é a constatação de que o exercício intelectual salva quase ninguém da miséria emocional, então, embora não me agrade o mesmo clima que supostamente sanava a alma de Nietzsche, muitas vezes é melhor dar uma boa caminhada lomba acima do que se perder em devaneios no divã. Mas só às vezes. risos".
amei :P

Krügel 27/11/2021

Como um breve tour na Europa
Este livro repassa pensamentos de diversos filosofos, desde a Grécia antiga até Nietzche para problemas reais do nosso dia a dia. Apesar de breve é uma ótima introdução a cada um deles.
Um dos livros que, com certeza, ficará a altura dos olhos para que sempre retomar e ler um dos capítulos quando necessário

Este livro me foi recomendado através do canal do Ludo Viajante, se estiver lendo isso, muito obrigado!

Rodrigo.Macedo 27/01/2024

Boa pedida
Por recomendação do Ludoviajante (canal do youtube) debrucei-me nessa leitura. E quê leitura!

Para aqueles que ficam enchendo o saco com perguntas do tipo: "tá lendo isso pra quê?" "Vai aplicar isso em algum momento da sua vida?" Esse é o tipo de livro que essa pessoa deveria ler. Se bem que pessoas que fazem esse tipo de pergunta provavelmente tem ojeriza a livros.

Então, pra mim que sou um cara preocupado com as aplicações entre leitura e vida pessoal, esse livro serviu como uma luva. Ou melhor, como uma touca, já que entrou na cabeça (piada fraca).

O título é bem sugestivo: As Consolações da Filosofia de Allain de Botton, com aplicações em muitas adversidades que a vida nos coloca e com base nos preceitos filosóficos de vários filósofos renomados.

Vale citar os CDF´s que mais me comoveram ou que se assemelharam com minha forma de pensar: Epicuro, Sócrates, Montaigne e Nietzsche. Quantos ensinamentos para a vida aprendi com esse livro. Serviu também como uma boa introdução ao estudo dos pensamentos dos filósofos citados acima.

Para quem quer algumas sugestões de como lidar com frustração, falta de grana, dificuldades no amor e outros maus augúrios, com base nas ideias dos filósofos, esse livro é uma boa pedida.

Marco Antonyo 07/07/2012

Filosofia para Todos
Botton consegue fazer com maestria o que todo professor deve fazer que é tornar os grandes mestres acessíveis e levar o conhecimento filosófico sem academismos para todos.
É como se a filosofia descesse do altar e se assentasse junto ao povo. O conhecimento deve elevar as pessoas e não diminui-las. Ao humanizar os grandes sábios Botton faz isso sem desmerece-los e eleva aqueles que procuram respostas para suas amarguras.
O ensino do questionamento filosófico sem chatices.

Inlectus 27/02/2024

Bom.
É mais um livro para estudo, não para leitura sequente, mas pode ser lido assim também, tem bons conhecimentos e filosofia prática. Valer ler.

Flávio 01/09/2021

Diferente
Nunca havia lido filosofia assim. Diferente, O autor usou seis filósofos e mostrou a filosofia de cada um entrelaçadas com suas vidas pessoais, nos detalhes, e que cada filósofo viveu sua própria filosofia. Com isso tirei os filósofos de um pedestal de deuses e os coloquei como humanos. Isso me ajudou entender a vida melhor, por exemplo: Nietzsche acha demasiado simplista buscar o prazer, o álcool por exemplo e fugir da dor e sofrimento, não, tanto a dor como o prazer são irmãs gemeas e ele passou por isso. Não chegamos a algo realmente grande lá no boteco, é necessário a dor, sofrimento e dedicação, top!

Rodrigo 26/05/2013

Um pouco de cada filósofo
Gostei apesar que não é um livro que não é tão filosófico. Em alguns trechos o estilo de escrita lembra aqueles manuais de história da filosofia.

Achei um pouco genérico, as vezes bastante biográfico.

Para mim fui útil principalmente pelas partes referentes a Schopenhauer e Nietzsche pois não tive muito contato até hoje.

Recomendo para quem quer uma breve introdução sobre os temas (as diversas consolações) à luz dos filósofos respectivos.

Para quem já leu o livro, recomendo assistir aos trechos extraídos do documentário "Filosofia, um guia para a felicidade", escrito e apresentado por Alain de Botton.

Montaigne

Sêneca

Schopenhauer

Nietzsche

Sócrates

Epicurus

Michael Franklin 31/07/2020

As consolações da Filosofia
Embora seja um livro sem grandes pretensões, "as consolações da Filosofia" tem duas grandes qualidades: 1) fazer uma boa apresentação de ideias filosóficas com linguagem acessível e boa narrativa; 2) entrelaçar o pensamento filosófico com nossas inquietações cotidianas.
Ao partir dos nossos problemas diários e narrar como alguns filósofos lidaram com isso em suas próprias vidas, o livro consegue criar um vínculo com o leitor (as passagens sobre a vida de Nietzsche são especialmente tocantes).
Impopularidade (Sócrates), falta de dinheiro (Epicuro), frustração (Sêneca), inadequação (Montaigne), coração partido (Schopenhauer) e dificuldades (Nietzsche) são os desafios tratados no livro.
Não botei muita fé no início, mas agora reconheço o valor desse livro. Vale a pena mantê-lo por perto para releituras de tempos em tempos.

Vinicius.Sabadoti 24/04/2022

Uma forma de conhecer filosofia nas consolações abordadas
Dentre várias consolações (situações da vida) o autor nos traz uma visão/abordagem através de um filósofo. São através delas que é possível conhecer um pouco mais sobre Sócrates, Schopenhauer, Nietzsche, Montaigne, Epicuro entre outros.

Muitos falam em um livro simples de ler, mas eu particularmente diria que em alguns momentos para se compreender é necessário uma atenção e compreensão maior, porém acho válido sim para iniciantes que estão se interessando pela filosofia.

Malanovicz 07/12/2011

Auto-ajuda nerd
Gostei muito deste livro "As Consolações da Filosofia", do autor-filósofo Alain de Botton (Ele esteve em Porto Alegre no Fronteiras do Pensamento no Salão de Atos da UFRGS no mês passado!) A classificação do livro é "Aconselhamento filosófico". Eu traduziria para "auto-ajuda nerd" hehehe. :-) Nos seis capítulos (287 páginas), ele apresenta as ditas "consolações" para diversos temas da vida, cada um fundamentado nas ideias de um filósofo dos cláááássicos! Que tal? (Capítulo 1. Sócrates. Consolação para a impopularidade. Capítulo 2. Epicuro. Consolação para quando não se tem dinheiro. Capítulo 3. Sêneca. Consolação para a frustração. Capítulo 4. Montaigne. Consolação para a inadequação. Capítulo 5. Schopenhauer. Consolação para um coração partido. Capítulo 6. Nietzsche. Consolação para as dificuldades.) Bah, aprendi muito com a parte das consolações para a frustração. :-) Discordo de tudo que ele diz que o Schopenhauer diz. :-( E concordo com quase tudo que é dito nos demais capítulos! :-) Como o próprio Alain afirma, muitas vezes gostamos de ler, justamente porque acontece de lermos livros em que os autores expressam exatamente a nossa opinião e as nossas reflexões sobre a vida e as coisas e tudo mais, sendo que eles usam uma linguagem e uma articulação das ideias que ficam muito melhores do que nós mesmos faríamos! :-)

@varaomichel 03/02/2015

Eu primeiro conheci a série de televisão e ler o livro foi ainda melhor. A série junto com o livro mudaram a minha visão sobre filosofia, se antes eu tinha filosofia como algo vago e sem utilidade prática, hoje eu penso exatamente o contrário, filosofia é essencial para uma vida menos turbulenta. Alain de Botton traça um perfil das idéias de 6 filósofos: Socrátes, Epicuro, Sêneca, Montaigne, Shopenhauer e Nietzsche, relacionando cada um deles com uma solução prática. Por exemplo, como a filosofia de sócrates pode nos ajudar com a impopularidade, ou como Nietzsche acha que devemos lidar com o sofrimento. Um livro excelente!

Rafael.Giuliano 13/10/2015

Histórias didáticas...
Sobre as "consolações", preciso fazer uma confissão que, afirmo desde de já, é mais do que uma simples "crítica", trata-se de um convite...

Nessa obra, senti falta do filósofo Botton e sua perspicácia em propor uma visão própria, crítica e reflexiva sobre as proposições de pensadores clássicos e contemporâneos. O texto traz uma narrativa suave e dinâmica, como já é de costume, sua marca registrada, porém, remetendo muito mais à ideia de fundamentação, quase uma revisão bibliográfica orientada às consolações que se pretendia abordar. Daí o convite: LEIA-O, MAS O FAÇA COM UMA VISÃO CRÍTICA E PRAGMÁTICA!

Por "crítica", proponho que se vá para além da ideia de gostei ou não gostei. É preciso ler cada entrelinha, o contexto história, o cenário de cada pensador, relativizando alguns valores, a fim de conseguir transcender uma visão temporal das proposições, conseguindo traze-las para uma prática. E é nesse ponto que se faz necessária uma visão pragmática.

O livro se distancia do conceito simplista de autoajuda, estabelecendo, em verdade, um desafio para o leitor: transformar as reflexões dos pensadores em ações práticas, a fim de que a prática se transforme em ambiente de reflexão e aprendizagem.

Cada proposta de consolação traz os pensamentos de um ou mais filósofos, porém, impregnados por seus valores temporais, o que torna imprescindível um exercício de consciência e ressignificação.

As histórias compartilhadas são didáticas, servindo ao propósito de introduzir novos leitores da filosofia aos pensadores que contribuíram com os fundamentos de nossa reflexão atual, o que reforça, mais uma vez, o papel de Botton como disseminador da prática filosófica.

Este é um livro para ser lido e debatido em rodas de amigos, como proporia Epícuro, e ansiou Nietzsche, a fim de que a aprendizagem se consolide através do próprio exercício filosófico, não pela mera "absorção"!

Simples e instigante, para todo aquele que aceitar o convite/desafio de ser crítico e pragmático!

Paulo Silas 26/03/2016

Um livro interessante num estilo próprio. Intenciona o autor que a obra funcione como uma bula dos ensinamentos de alguns nomes da filosofia para determinadas dificuldades da vida - daí as consolações da filosofia.

Com uma escrita bastante didática, simples e acessível, Alain de Botton expõe parte da filosofia de seis grandes nomes de tal área do conhecimento, vinculando preceitos, dicas e ensinamentos de tais autores com consolações para os percalços e dificuldades da vida. De certa forma, o livro acaba ganhando uma aura de autoajuda filosófica.
O autor busca em Sócrates a filosofia que pode servir como consolação para a impopularidade, respaldando-se na história da vida do filósofo como exemplo concreto de alguém que enfrentou tal infortúnio na vida.
A consolação para quando não se tem dinheiro suficiente é buscada em Epicuro, explanando os ensinamentos de tal filósofo do que seria o necessário para se ter uma vida boa: amizades, liberdade e tempo para reflexão.
Em Sêneca é buscada a consolação para frustração, quando o livro apresenta a filosofia estoica seguida por tal pensador e sua biografia, cuja história teve um trágico fim com certa semelhança ao destino de Sócrates.
De Montaigne se extrai a consolação para a inadequação, demonstrando a irresignação de tal pensador para com o costumeiro ignorar ou refutar das condições do corpo das quais não se foge (necessidades fisiológicas, hábitos de acordo com cada tipo de cultura, impulsos não controláveis...), evidenciando ainda que a demonstração de eruditismo não significa necessariamente prova de inteligência.
Já em Schopenhauer há a consolação para um coração partido, quando a obra apresenta um pouco da filosofia pessimista de tal autor, bem como sua desastrosa vida amorosa.
Por fim, em Nietzsche há a consolação para as dificuldades, onde o livro demonstra que sempre existe um caminho dificultoso necessário a ser passado para que o êxito em determinado intento possa ser alcançado com louvor - assim ocorre com todo e qualquer gênio, não havendo habilidades inatas.

É um livro que acaba sendo divertido. Bem escrito, num tom simples, acaba por alcançar a todo e qualquer leitor, não exigindo prévio conhecimento em filosofia, pois em cada capítulo o autor traça minimamente um apanhado de informações básicas sobre o filósofo abordado e um pouco de sua filosofia. Inexistindo pretensão do leitor maior que o intento do autor, o livro se adequa para a finalidade proposta.

Gabriel Paixão 14/03/2021

Boa conversa com o autor
Achei o livro bem interessante por ser fácil e rápido de ler, aimda que verse sobre assuntos profundos.