O Fabuloso Livro Azul

O Fabuloso Livro Azul Andrew Lang

Resenhas - O Fabuloso Livro Azul

Mariana 01/02/2021

É tão gostoso, depois de "velha", relembrar como era viciante essas leituras... Fui levada de volta para aquele mundo mágico da infância, mas dessa vez com finais nada "fofinhos" ??
Israel 02/02/2021minha estante
???

Aventura de aprender 06/11/2018

Excelente! São vários contos perfeitos para serem degustados aos poucos. Além disso, até a capa e o acabamento lembra os livros antigos.

Outro ponto interessante é que o autor dele é um antropólogo que ajudou bastante na realização de missões transculturais. Enquanto estudava e compilava os contos pôde ver a marca de que Deus deixou em várias culturas para a pregação do Evangelho (li sobre isso em “O Fator Melquisedeque”;).

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46029896-livros-infanto-juvenis-lidos-em-2017
CristianeKLOTH 17/12/2018minha estante
Nao encontro o livro para comprar, vc leu ebook?

Aventura de aprender 20/12/2018minha estante
Não. Eu comprei pela editora Concreta.

Ana Cristina.Barufaldi 04/10/2020minha estante
Tenho ele pra vender ou pra trocar, se alguém tiver interesse.

Tinúviel 11/05/2022

É aquela coisa, tem muitos contos bem conhecidos, os quais não me canso de ler, e outros não tão famosos assim.

Marcelo Dias 24/09/2016

Os fabulosos contos que não saem de moda!

Desde os primórdios da humanidade, antes mesmo da escrita, as pessoas já contavam e se utilizavam de histórias fantásticas para os mais diversos fins, fossem eles: educar, transmitir conhecimentos e valores ou meramente entreter longas noites ao redor do fogo depois de um dia de trabalho. Com o passar do tempo, tais histórias começaram a ser transpostas do relato oral para a forma escrita por uma multidão de escritores anônimos e esquecidos na história. Assim, o gênero "conto de fadas" foi adquirindo as características, o tom e o estilo que hoje conhecemos, mas não podemos precisar exatamente quando surgiu. Nesse ínterim, alguns nomes de escritores, tradutores, coletores e adaptadores de histórias de fadas fizeram-se notáveis, dentre eles: Giovani Straparola, Giambattista Basile, Charles-Joseph de Mayer, Charles Perrault, Madame d’Aulnoy, Modemoiselle Leprince de Beaumont, Mademoiselle de la Force, Jacob e Wilhelm Grimm, Madame de Villeneuve e, em especial, Andrew Lang.

Antropólogo, folclorista e entusiasta dos contos de fadas, Lang selecionou algumas histórias e reuniu uma equipe para adaptá-las especialmente às crianças e compilá-las em um livro. O chamado "O Fabuloso Livro Azul" viria ser o primeiro de uma série de doze volumes. Lang não tinha intenção de criar uma série de livros, mas a imensa popularidade de cada um dos livros coloridos forçava-o a reunir mais e mais histórias. Além dos 37 contos de O Fabuloso Livro Azul, Lang reuniu, nos 21 anos em que publicou a série dos Fabulosos Livros Coloridos, mais quatrocentas histórias nos onze volumes subsequentes e estabeleceu em língua inglesa o "cânone" dos contos de fadas que influenciou diversos escritores e gerações de leitores.

"Era uma vez..."

Ah! Que misto de encanto e atração três simples palavras nos despertam!

Adquiri esse livro através de uma campanha de financiamento coletivo da Editora Concreta e digo, sem rodeios, que foi minha melhor aquisição esse ano. O título não poderia descrevê-lo melhor: fabuloso! O livro em si é muito bonito e atraente, seja na diagramação, na encadernação, na fonte etc., tudo isso, mérito da editora, claro. Ademais, apresenta um conteúdo que transborda cultura. São 37 contos, sem distinção entre contos de fadas e histórias folclóricas, a maioria em suas versões originais (ou as mais originais que Lang encontrou). Vale salientar que Andrew Lang não é o autor das histórias, e, sim, o compilador dessas.

Todos os contos são sensacionais e apresentam lições igualmente formidáveis. Tais narrativas fantásticas nos conferem um senso de estrutura e regras que permitem a fixação do conteúdo moral, além disso, o deslumbre que nos causam expande nossa capacidade humana de imaginar e sentir. Outrossim, nos ensinam que a felicidade é condicional, como diria Chersterton: "uma incompreensível felicidade se apoia numa incompreensível condição" ¹. Esse é o grande legado dos contos de fadas.

Recheado de elementos fantásticos como gigantes, anões, ogros, trolls, animais falantes, feiticeiras e claro, fadas, o livro se torna um prato cheio para pais que desejam despertar em seus filhos o gosto pela leitura ao mesmo tempo em que os aproximam das obras clássicas através dos atemporais contos de fadas. Não obstante, recomendadíssimo para qualquer pessoa que, apesar da idade, ainda tenha a capacidade de se maravilhar com um "Era uma vez..."! Que venha o Fabuloso Livro Vermelho!

¹ Chesterton acerca dos contos de fadas: https://goo.gl/S5AqQp
Natalie Lagedo 24/09/2016minha estante
Era tudo o que eu precisava pra acabar a noite! Obrigada por essa resenha maravilhosa, vou me presentear com este livro fabuloso.

Marcelo Dias 24/09/2016minha estante
Por nada, Natalie. Quando o fizer, me dê o feedback ;-) kkkk

Adalcindo 24/04/2018minha estante
Ainda tem o livro? Se tiver, se interessaria em vendê-lo?

Marcelo Dias 04/10/2018minha estante
Oi, Adalcindo.. mil desculpas pela demora em lhe responder. Eu ainda tenho o livro mas não tenho interesse em vendê-lo. Fui um dos colaboradores da campanha da Editora Concreta para lançá-lo e meu nome consta no livro...ai vc já viu, né? kkkkk Vou levar pra vida. Tenho o PDF dele, caso se interesse me mande seu email pela aba de recados aqui do skoob msm, e lhe envio :-D

Juliana.Tiago 13/11/2018minha estante
Não encontro para comprar =(
Gostaria muito de ler para o meu filho.

Thalia Bastos 15/11/2018minha estante
Ave Maria. A sra sabe me dizer qual a folha desse livro?

Ana Cristina.Barufaldi 04/10/2020minha estante
Tenho ele pra vender ou trocar, se alguém tiver interesse.

samucacn 22/10/2022

Originalmente publicado em 1889, "O Fabuloso Livro Azul" (Blue Fairy Book) é o primeiro dos doze volumes de contos de fadas compilados pelo renomado folclorista, tradutor e literato escocês Andrew Lang (1844-1912). Este primeiro volume traz 37 contos de fadas, todos adaptados e narrados na bela prosa de Lang. Entre eles, temos histórias consagradas, como alguns dos contos dos Irmãos Grimm, de Madame d?Aulnoy, de Perrault, ou histórias de "As Mil e Uma Noites" e de "As Viagens de Gulliver", além de contos menos conhecidos da tradição norueguesa e escocesa. A edição vem ilustrada e com capa dura. Este livro foi concretizado graças a uma campanha de financiamento coletivo.