O Corpo em Depressão

O Corpo em Depressão Alexander Lowen

Resenhas - O Corpo em Depressão

Fabio Michelete 31/10/2014

Frases Selecionadas
"Necessidades Orais insatisfeitas na infância não podem ser saciadas na vida adulta. (...) Este preenchimento só pode ser conseguido por um adulto num nível adulto; isto é, através do amor, através do seu trabalho e através de sua sexualidade."

"A fundamentação facilita a experiência do prazer que, então, motiva uma pessoa a procurar mais cargas em todas as áreas que prometerem prazer. O processo da vida pode ser visto, bioenergeticamente, como carregamentos ascendentes com excitação - descarregamentos descendetes com o prazer (...) O fluxo oscilante de sentimento ou energia no corpo é como um grande pêndulo que faz a vida se mover fácil e sem esforço."

" O Suicidio é um ato consciente e deliberado no qual o ego se vira contra o corpo porque o corpo fracassou em realizar a imagem egóica. Esta imagem sempre é de poder e masculinidade nos homens e feminilidade nas mulheres."

"A criança está em igualdade com seus pais? Em conhecimento, maturidade e responsabilidade, obviamente que não. Mas no sentido de que seus sentimentos são tão importantes quanto os dos adultos, ela é igual."

"a história dos gregos antigos também não é diferente. As cidades estado cresceram com a fé que os gregos tinham em si mesmos e em seu destino - uma fé claramente refletida em sua mitologia e nas lendas de Homero. Quando cresceram e adquiriram poder isso permitiu que crescessem ainda mais. Mas enquanto a fé une, o poder divide. A luta pelo poder entre as grandes cidades de Atenas e Esparta que marcam a guerra do Peloponeso de mais de quarenta anos, destruiu a fé que anteriormente ligava um grego a outro com a ajuda mútua."

"Será minha tese nessa seção que uma ênfase exagerada na individualidade, especialmente no aspeto do ego da individualidade, é a responsável pela incapacidade da família moderna de fornecer a estabilidade e segurança que a criança precisa."

"Estas exigências aumentam quando a criança cresce. Espera-se que seja a melhor na escola, consiga reconhecimento e, se possível, se distingua em alguma atividade. Sua mente jovem é exposta cedo ao mundo e às suas crises. Ela vai com sua mãe no carro, assiste televisão, escuta os adultos conversarem e pode até mesmo ser um veterano passageiro de avião. Esperamos que com todos esses estímulos ela venha a ser um gênio. frequentemente mesmo ainda pequenos mostram um entendimento da realidade adulta que nos surpreende, algumas vezes uma maturidade que nos delicia. Mas onde está o bebê e a criança? E o que aconteceu à inocência que era seu talento mais precioso?"

"Colocando nossa confiança no conhecimento e no poder traímos nossa fé. Estamos começando a descobrir que não temos fé para nos sustentar. Podemos falar de amor, mas o amor é um sentimento do reino do corpo. Na nossa procura de poder e controle, perdemos o contato com nossos corpos."