O princípio da caixa-preta

O princípio da caixa-preta Matthew Syed

Resenhas - O princípio da caixa-preta

André 16/02/2022

Um livro essencial
Sempre pensei sobre como repensar os meus erros e aprender com ele, e o livro dá um panorama geral sobre esse fato.

Não só fica falando "devemos aprender com nossos erros" mas também dá técnicas para fazer isso. Além da escrita muito bem feita, repleta de histórias que deixam tudo bastante fluído.

A parte que mais achei interessante foi sobre o teste clínico randomizado, onde você teste algo com um grupo (de intervenção), e com outro não faz nada ou usa placebo (grupo de controle).

Existem dois capítulos falando sobre a nossa tendência em colocar a culpa os outros (e em aspectos externos). Esse capítulo foi um pouco mais monótono e mais complicado de compreender.

tripsdapaula 13/01/2022

O erro é uma certeza!
Este livro me ressignificou o ?erro?. Ao invés de considerá-lo como uma tragédia, passo a sentir como uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

O livro faz uma análise sobre como o ?erro? é tratado em vários segmentos, como a aviação e a medicina e traz importantes highlights é uma série de exemplos - o que, por vezes, pode se considerar cansativo.

Recomendo a leitura para todos que pretendem ou já atuam como líderes e gestores.

Luiza 29/01/2022

Múltiplas óticas sobre o fracasso
Eu gostei bastante desse livro. Ele passa por diversos nichos de atuação e explora as múltiplas facetas do fracasso.

Com frequência somos conduzidos pela nossa mente para visões sobre o fracasso que limitam nosso aprendizado, mas esse livro traz bastante recurso para que a gente adote uma nova postura.

Finalizo a leitura sentindo uma expansão na minha consciência e, com certeza, mais aberta e ansiosa pelos novos erros.

Jussara 11/03/2024

Aprender a vê os erros
O livro nos fala sobra o que é a "Dissonância Cognitiva", que se trata de uma daquela tensão interna que sentimos, quando nossas crenças e decisões são desafiadas pelas evidências apresentadas.
O ser humano em si, não consegue perceber os seus erros, porque de fato é mais fácil, vê o do outro.
Encontrar o erro, e tentar organizar as ideias, e tentar novamente esse séria o jeito certo de corrigir o que estivesse de errado, mas não é fácil lidar com todas das circunstâncias que estão envolvidas.
O livro faz essa abordagem trazendo casos reais, com perspectivas diferentes e olhares aguçados para que um simples erro, possa se tornar uma ideia genial e revolucionária.

O autor traz a reflexão que podemos ter momentos de genialidade e insistir nas ideia e aprender com as tentativas e assim conseguir chegar ao auge do sucesso. Só precisamos entender o processo e saber a hora certa de continuar e talvez mudar a rota quando precisar.

Vale a leitura.

Cynthilante 20/02/2022

O livro traz uma nova perspectiva sobre o erro cometido. Narrando fatos reais, analisa os casos das tragédias envolvendo acidentes aéreos, em que o erro é visto como uma forma de aprendizado, e os casos de erros médicos, em que os erros são escondidos por medo da culpa.

Beto 09/03/2022

Muito bom para entender como melhorar em tudo
O livro usa muitos exemplos de comparação entre a aviação e o ambiente hospitalar. Com o exemplo da caixa preta dos aviões, as empresas e os pilotos recebem recomendações de como não errar que nem alguém que acabou de errar. Com isso, o erro não tem consideração de fracasso, e sim de aprendizado, de melhoria.

Essa abordagem é batida e rebatida muitas vezes no livro, o que o torna um pouco mais extenso do que o necessário (na minha opinião).
Friso que essa abordagem acontece sem que isso atrapalhe a grandeza do livro. Uma leitura consciente, que faz crescer e aprender uma nova forma de pensamento. Recomendo leitura

Thais Crispim 22/04/2022

Que livro sensacional. Uma aula sobre como ressignificar os seus erros e como aprender com eles. Livro de cabeceira pra vida!

Tamara 09/08/2023

Perfeito
O autor escreve de forma cativante, nao da vontade de parar de ler.
O tema muito bem abordado mostrando vários apesctos.
Tornou-se um dos melhores livros que li na vida.