Delta: um comando para o tempo

Delta: um comando para o tempo Ana Cristina Melo

Resenhas - Delta: um comando para o tempo

Duda França 15/10/2023

Resumo do livro Delta: Um Comando para O Tempo
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro Delta: Um Comando para o Tempo, de Ana Cristina Melo. Já faz um tempo que li esse livro, foi uma das primeiras leituras de 2023.

? Alex trabalha 72 horas sem descanso, desenvolvendo diversas programações, em sua empresa. Além do cansaço mental e físico, tem que lidar com uma mensagem misteriosa que acabou de chegar na sala de bate-papo virtual.

?Do outro lado do computador, uma jovem chamada Sarah afirma estar presa em uma janela do tempo de um universo paralelo, e precisa de ajuda pra se libertar.

?Já leu esse livro? Fale nos comentários.

livialopes.7 22/03/2023

Viagem no tempo
Delta: um comando para o tempo é um livro nacional e muito bom de se ler, no início é um pouco maçante, mas lá pra página 80 você embarca no ritmo de leitura e só para quando termina.
Alex estava em um plantão extenso, de 72 horas, resfriado tentando encontrar um erro no código do programa e de repente aparece uma janela de bate papo com uma menina alegando estar um ano a frente.
O livro acaba sendo muito confuso, as datas se misturam, os horários, além disso viagem no tempo é uma coisa muito complexa e deixa o leitor um pouco perdido. O romance também é muito "afobado", ele se apaixonar pela voz da garota é muito "irreal". Mas o livro é bom, poderia ser mais profundo, porém merece as 3 estrelas que dei.

bri bri 31/01/2023

Esse livro é surreal de bom! Eu fiquei encantada na maneira em que tudo aconteceu aqui, eu nunca imaginei que fosse me prender tanto!! Recomendo muito que leiam.

the.v4mpx 25/01/2023

é um romance bem legal e envolvente, realmente tem essa coisa do tempo, as vezes eu me perdia mas conseguia me encontrar, assim como o casal se encontrou, tem um plot bem legal e inesperado vamos assim dizer, pois se vc ler com bastante atenção vc consegue saber + ou - oq vai acontecer.
achei o final mto bonitinho. indico super pra quer uma leitura rápida e legal

Ane 13/12/2022

peguei esse livro na biblioteca da escola pq fiquei curiosa sobre o título, li ele e gostei bastante. a história é interessante, só fiquei meio confusa sobre algumas coisas (mas aí já é pessoal), gostei mt do casal e do desenvolvimento deles, apesar de não ser o foco da história, meio que foi uma mistura... leria novamente, com certeza.

Damyzinha 26/10/2022

eu me surpreendi
cara, nunca li um livro tão bom e ainda nacional
foi o meu primeiro e faz muito tempo que li ele
deu ate vontade de ler dnv
enfim, esse livro é mais que perfeito!!

Clara 19/07/2022

pra quem gosta da área de T.I, vai achar interessante o sistema delta.
o tanto que um batalhou pelo outro é lindo, no final o coração fica aquecido

James42 22/01/2022

!!!
Eu tive que ler esse livro para um trabalho de literatura, e assim, eu comecei e fiquei totalmente perdida na ordem dos acontecimentos, mas quando eu me achei, rapaaaaz, q loucura!! Eu amei o livro, obrigado prof q deu esse trabalho, pq se não tivesse dado eu provavelmente teria dropado ele no meio do caminho por não entender nada ahsuahduagd
Se vc é meio lerdo, como eu, não dropa ele não, mais pro final tu entende, e quando entender vai ficar tipo "como q eu não entendi isso?". Incrível.
Livro 10/10

Samara 11/07/2020

É minha primeira resenha, não vou me arrastar falando do que o livro se trata,vc pode ver isso na própria sinopse ou orelha. Vou focar mais em sensações e coisas que importam. (Mas de qualquer forma me desculpem se eu estiver errada, só acho mais pratico assim).
Sarah foi sequestrada para abrir uma janela do tempo através de códigos no computador, ela já havia participado de um trabalho onde sem querer isso havia acontecido, o projeto delta. Durante esse período no cativeiro ela consegue abrir uma janela do tempo e conversar com Alex que esta no passado, só por ai pensei que o livro seria todo voltado a ficção científica, gênero o qual eu não tenho muita afinidade,mas ele acaba indo para um lado que eu considero mais adolescente o que não é um problema já que o livro é para adolescentes,ele foca bem mais na Sarah do que no Alex,no intercambio,romances,faculdades,trabalhos,relação com a família essas coisas.Nem por isso deixamos de conhecê-lo mas não sabemos tanto quanto a da Sarah, ele só pensa no seu trabalho,há tempos em que ele esta assim e desde que conheceu Sarah ele esta constantemente pensando em como ira salva-la. Ele acaba se apaixonado por ela,apenas pelas mensagens e ligação que é bem extensa e eles se sentem muito ligados.
Eu gostei do livro, ele é bem levinho e rápido e faz você mergulhar na historia,não entendi qual é a dos personagens,se era pra ter um suspense uma suspeita mas eu acabei sacando todo bem de cara,talvez o objetivo era que ficasse claro pra gente mas não para os personagens,más não atrapalhou a gostei do mesmo jeito.
P.S:O meu livro veio mal editado só li pela insistência da minha mãe que leu para um trabalho de escola.

Vanessa Vieira 15/10/2017

Delta Um Comando para o Tempo - Ana Cristina Melo
O livro Delta Um Comando para o Tempo, da carioca Ana Cristina Melo, nos traz uma aventura juvenil permeada por tecnologia e bastante adrenalina e com personagens bem dinâmicos e inteligentes. Quem já conhece a escrita da autora, sabe que ela é uma excelente contadora de histórias e que consegue transportar o leitor para dentro do enredo com maestria e suavidade e neste livro isso não foi diferente. Mesmo não sendo muito ligada no universo cibernético e tecnológico, a trama conseguiu me envolver e se mostrou uma leitura bastante válida.

Alex está trabalhando há 72 horas sem descanso quando é inesperadamente convidado para entrar numa sala de bate-papo virtual. Do outro lado do computador, a jovem Sarah diz estar presa em um universo paralelo e pede sua ajuda. Mesmo sendo uma interação perigosa e um tanto inimaginável, Alex descobre que Sarah está falando diretamente do futuro por meio de uma misteriosa e engenhosa janela do tempo e decide auxiliá-la o quanto pode.

Delta Um Comando para o Tempo se mostrou uma aventura ousada e bastante criativa envolvendo o mundo da informática e o de dois adolescentes inteligentes e bem centrados. Com um enredo permeado pela cultura pop e que fala de relacionamentos amorosos de uma forma clara e concisa, Ana Cristina Melo conseguiu tecer uma trama interessante, fluída e incrivelmente nerd. Narrado em terceira e primeira pessoa - contando com trechos do diário de Sarah - o livro se mostrou uma leitura leve, descontraída e bastante envolvente.

Sarah é uma garota extremamente inteligente que foi abandonada pela mãe ainda bebê e criada por Dona Julieta, uma senhora doce e de bom coração. Dona Julieta sempre incentivou Sarah desde criança a batalhar pelo que queria, a transformando em uma jovem corajosa, centrada e extremamente independente. Se sagrando uma típica nerd, logo Sarah se apaixona pelo mundo da informática e parte para o exterior para firmar sua carreira. Ela passa por muitas experiências pertinentes ao período juvenil, envolvendo desilusões amorosas, descobertas, novas amizades e elos inesquecíveis. Admirei bastante a inteligência e desenvoltura da personagem, bem como a sua coragem para correr atrás de seus sonhos e perseverar neles com cada fibra de seu ser.

Alex não fica atrás de Sarah e também é um gênio da informática. Após uma jornada ininterrupta de trabalho, ele se vê absorto em um bate-papo com uma garota que se diz do futuro e a princípio não sabe dizer se isso é fruto da sua imaginação maltratada por horas seguidas na frente do computador ou se realmente é um sinal atemporal. Pouco a pouco, ele passa a assimilar a história de Sarah e tirar suas próprias conclusões amalgamando presente e futuro. Admirei bastante a perspicácia do Alex e a sua determinação e engenhosidade para salvar Sarah e adentrar em seu mundo obscuro e intrinsecamente misterioso. Acompanhamos algumas pinceladas que refletem o passado do personagem e suas experiências também foram bem edificantes e memoráveis.

Resumidamente, Delta Um Comando para o Tempo é um livro ousado, inteligente e perfeito para quem curte tecnologia e claro, o mundo geek. Com referências contemporâneas e um enredo fluente e de fácil absorção, Ana Cristina Melo mostra mais uma vez o seu talento na arte de contar histórias e nos traz um enredo juvenil criativo e envolvente, com personagens bem desenvolvidos e articulados. A capa é simples e nos traz a gravura de Alex e Sarah em meio a vários relógios - fazendo alusão às viagens de tempo entre presente e futuro - e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e várias ilustrações bem descoladas. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2017/10/resenha-delta-um-comando-para-o-tempo.html

Cristina 03/04/2017

Tecnologia e Romance se encaixam de forma perfeita nesta aventura
Se você não gosta de tecnologia, vai amar. Se você gosta de tecnologia, vai amar.
Muito bem escrito e revisado, e a narrativa é bem ritmada e envolve você desde o início. O livro é excelente para o público jovem porque aborda a vivência de um intercâmbio no exterior, tem romance e tem tecnologia, além da intrigante janela temporal. Mas mesmo quem já passou dos 30 ou 40 anos vai gostar, porque há flashback (em forma de "recortes de jornal") da época em que a internet era apenas um sonho tecnológico tomando forma...

Com muita habilidade, Ana Cristina de Melo começa o livro fornecendo todos os elementos de que o leitor precisa para entender "tecnicamente" sua história. Usando ora a narrativa em terceira pessoa, ora narrativa em primeira pessoa (diário de Sarah), ora transcrição de emails, vão sendo contados vários momentos da vida de Sarah. Quem trabalha com TI vai se identificar com muitas situações narradas sobre Sarah e Alex. Quem já fez ou vai fazer intercâmbio vai adorar "viver" a experiência de Sarah. E mesmo que você NÃO trabalhe com TI ou NÃO queira estudar fora do país, certamente se envolverá com esta personagem que precisa tanto de ajuda e que depende de alguém acreditar na sua história aparentemente bizarra para salvar sua avó e a si mesma.

A parte da fantasia/ficção fica por conta dessa janela no tempo, que não posso explicar aqui com muitos detalhes para não dar spoilers, mas trata-se de uma janela aberta por um comando em um sistema, e assim o inicialmente incrédulo Alex se vê preso à história tão envolvente contada por Sarah via mensagens num chat. Ele não pode deixar de acreditar que ela está mesmo falando com ele... do futuro. Não bastasse essa confusão lógica, ele se vê preso a um sentimento estonteante que lhe tira a noção de realidade, pois se apaixona por essa Sarah misteriosa que fala com ele a partir de um momento além, no futuro.
Não há como não se sentir na pele de Alex ou de Sarah enquanto teclam suas mensagens.

A amarração da história é muito engenhosa e inteligente. As várias peças do quebra-cabeças vão se encaixando... surpresas aparecem e o desfecho é perfeito. As peças que flutuavam deixando-nos intrigados se completam logicamente e tudo faz sentido. No final... bem, não posso contar mais para não perder a surpresa.
Vale a pena ler? SIM, VALE SUPER A PENA!

Nathalia 25/11/2016

Delta: um comando para o tempo- Ana Cristina Melo
Pela sinopse já fiquei entusiasmada com a história. Pensei esse livro promete ser um dos bons. Meu palpite foi certeiro.

Já no prólogo fui envolvida pela trama de Ana Cristina Melo. Simplesmente achei uma sacada genial a colocação de prints e recortes de jornais com matérias que contam um pouco da história, desenvolvimento e evolução da Ciência da Computação, e do passado de alguns dos personagens que, detalhe, estão envolvidos nessa história de alguma forma. Tudo isso feito de maneira muito sutil, instigando a curiosidade do leitor em saber mais sobre o que vai surgir dali em diante e o situando.

O livro foi dividido em três partes: passado, futuro e presente. Durante o desenvolvimento dessas partes ainda se tem passeios pelo tempo que se dá com a ajuda da narração de primeira pessoa dos personagens principais Alex e Sarah, flashbacks, partes do diário pessoal de Sarah, e-mails trocados por personagens e bate papos. A história tem como cenário esse mundo da informática e se passa nos Estados Unidos e Brasil.

Ressaltando que tudo foi muito bem estruturado e dinâmico. A autora encontrou o que eu chamaria de fórmula mágica de fornecer informações importantes e contextualizar o leitor sem se prender a descrições exaustivas. Agrada-me muito esse revezamento na narração e saltos no tempo. A leitura não é confusa em nenhum momento. Em nenhum momento também encontrei furos na trama. Todas as informações dadas durante todo o decorrer do livro se encaixam. As pontas são todas amarradas.

Os caminhos de Alex e Sarah se cruzam na madrugada do dia 18 de novembro. Ela, presa em um lugar que não conhece. Ele, trabalhando sem descanso por 72 horas na empresa de seu cunhado. Ela, em 2013. Ele, em 2012. Quando a janela de chat surge do nada no computador de Alex com uma estranha afirmando estar falando do futuro, ele levanta as hipóteses de que era tudo uma alucinação, fruto do cansaço que sentia, ou que ele estava sendo vítima de uma piada de mau gosto, ou até mesmo de que se tratava de um hacker invadindo e querendo suas senhas pessoais.

Sarah que conseguiu realizar seu sonho de se tornar mestre em computação, estudar em Stanford nos Estados Unidos, e ainda de quebra conhecer Jeromy Brown (um famoso cientista que comandava um sigiloso projeto chamado Delta e fazer parte de sua equipe), nesse meio tempo tenta provar que diz a verdade e se esforça para que Alex acredite nela, já que ela corre perigo e também teme pela vida de sua mãe-avó adotiva Julieta de 60 anos.

Era como se todo o desespero que sentira quando não conseguiu nova conexão tivesse virado pó. Como se não pudesse mais perdê-la. Mas não podia se iludir, nem esquecer cada frase que ela lhe dissera. Escrevera tudo num caderno. Dependia disso para salvá-la.
A partir disso, Alex que se apaixona por ela desde que ouviu sua voz pela primeira vez através daquela janela do tempo, inicia uma corrida contra o tempo para desvendar os mistérios envolvendo o projeto Delta e para tentar impedir que o sequestro de Sarah ocorra no futuro e possa salvá-la do que quer que seja. Isso tudo levando em consideração que ele deve tomar todo cuidado para que nada do que faça no passado ou no presente altere o futuro de ambos os personagens.

É fácil entender porque não é nos dado o conhecimento do futuro. Seria a nossa destruição saber que algo vai ou não vai acontecer, que virá brevemente ou que nunca virá, ou ainda só nos encontrará à beira no fim da estrada. Mas nem sempre entendemos isso, às vezes nos revoltamos porque algo que desejamos muito não chega no tempo da nossa ansiedade. Quisera podermos entender que a vida em si é o caminho, é isso que levamos dela.
Os personagens secundários que também possuem seu papel importante na história receberam os cuidados especiais que mereciam, não foram deixados de lado. Todos tiveram seu desfecho. Também gostei do desfecho da história como um todo. A autora conseguiu me envolver nesse mundo tecnológico da informática do qual confesso que não sou muito fã e que não me desperta muito o interesse.

Não encontrei erros de revisão. A capa é muito interessante, diferente, gostei da fonte usada e dos detalhes (em cada começo de capítulo temos ilustrações de relógios remetendo ao tempo, frases que vinculam com o que foi desenvolvido no decorrer do mesmo e traz referências ao longo da história a grandes filmes como O Náufrago, De volta para o futuro e Meia noite e um), do cuidado, carinho com a obra como um todo. Achei a escrita de Ana Cristina Melo objetiva, ao mesmo tempo rica de detalhes e o mais importante envolvente e fluída.

O livro não deixou nada a desejar. Superou minhas expectativas inclusive. Posso dizer que gostei muito da história. Parabenizo a editora e a autora pela maravilhosa obra. Recomendo a leitura para os que amam ficção como eu, e para todos, vocês não vão se arrepender, pois Delta – Um comando para o tempo, é a prova de que não existem obstáculos para a transposição do tempo, para o amor e para a realização de uma grande obra.

site: http://www.escrevarte.com.br/2016/11/resenha-delta-um-comando-para-o-tempo-de-ana-cristina-melo-editora-bambole.html

Carla Brandão 08/09/2016

A história de Sarah começa difícil. Ainda bebê, foi abandonada pela mãe biológica na porta da casa de uma vizinha. Aos 60 anos, Julieta acabou se tornando uma mãe-avó e deu para aquela menininha tudo o que gostaria de ter dado para os filhos que nunca teve. Sarah cresceu amada, cheia de grandes planos e recebendo todo o apoio de Julieta. A menina, que gostava de inglês e de computadores desde cedo, tinha como maior objetivo estudar em Stanford, nos Estados Unidos. Plano feito, plano realizado.

Durante o intercâmbio de um ano, se dedicou ao máximo para ser aceita na Universidade. Durante os anos da graduação, suas horas eram todas dedicadas aos estudos, sem muito espaço para diversão ou romances. Lá conheceu Jeromy Brown, um famoso cientista que comandava um sigiloso projeto chamado Delta. Quando passou a integrar a equipe, Sarah não imaginava o que viria depois. Uma fatalidade acontece e ela retorna ao Brasil depois de anos morando fora.

Seu caminho se cruza com o de Alex na madrugada do dia 18 de novembro. Ela, presa em um lugar que não conhece. Ele, trabalhando sem descanso em pleno final de semana. Ela, em 2013. Ele, em 2012. É claro que quando a janela de chat surgiu do nada em seu computador com uma estranha afirmando estar falando do futuro, Alex achou que era tudo fruto do cansaço, que ele estava sendo vítima de uma piada ou mesmo de um hacker, nunca que fosse verdade.

Mas Sarah tem como provar o que diz e se esforça para que Alex acredite nela, afinal, ela corre perigo e teme também pela vida de Julieta. A partir daí, Alex inicia uma corrida contra o tempo para desvendar os mistérios envolvendo o projeto Delta e para tentar impedir que o sequestro de Sarah ocorra. Apaixonado desde que falou com ela por meio daquela janela do tempo, precisa calcular bem cada atitude para que suas ações com a Sarah do passado não tenham consequências negativas para a Sara do futuro.

A narração é feita na maior parte do tempo em terceira pessoa. No início do livro, a autora lança mão de recursos como matérias de jornal para contar um pouco do passado dos personagens, do início do Projeto Delta e até mesmo da evolução da informática. Foi ótimo para fornecer informações importantes de forma diferente e contextualizar o leitor sem se prender a descrições exaustivas. O livro conta ainda com passagens do diário de Sarah e trocas de e-mails, tornando a narrativa ainda mais dinâmica e variada.

Por não ser cronologicamente linear, Delta: um comando para o tempo, mantém o mistério por mais tempo, apesar do desfecho não ter sido uma grande surpresa para mim. O texto vai seguindo em uma direção e, de repente, no capítulo seguinte se volta a algum acontecimento do passado. Mas não é à toa, existem detalhes importantes por lá. Todo esse passeio pelo tempo é devidamente separado em capítulos, portanto a leitura não é confusa em nenhum momento.

Histórias de viagem no tempo não são novidade, mas Ana Cristina Melo construiu um enredo que agrada e prende. Não encontrei furos, que são sempre um risco em tramas assim, as pontas são todas amarradas. Conforme o livro vai se aproximando do fim, o próprio leitor consegue ir encaixando as peças e obtendo as respostas.

A preocupação de Alex com o que seu envolvimento com Sarah pode causar no futuro, faz com que o romance aconteça devagar. Se isso causa angústia na moça, o efeito em quem lê é de uma história de amor mais crível, que acontece e cresce aos poucos. A lição que fica é a de que para o amor não existem barreiras, nem mesmo a do tempo.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2016/08/resenha-delta-um-comando-para-o-tempo.html