Tesouro Direto

Tesouro Direto Prof. Marcos Silvestre

Resenhas -

Albert 10/09/2016

Os títulos públicos visto de uma perspectiva diferente
Silvestre escreveu sobre os títulos públicos com uma perspectiva diferente, um excelente livro de linguagem simples, direta e objetiva. Com o subtítulo de Nova Poupança, Silvestre explica que, com o atual momento que a nossa economia atravessa e atravessou em 2015, e diante do cenário de inflação alta, a poupança perde dinheiro (perda de poder aquisitivo), enquanto os títulos públicos são mais vantajosos até mesmo diante dos CDB´s, FIF´s DI.

O autor apresenta o livro num contexto diferente, abordando um investimento agregando segurança, rentabilidade e liquidez no Tesouro Direto, e pode vir a substituir ou complementar a poupança em defasagem. Silvestre entrega um livro de fácil assimilação. O leitor não encontrará dificuldade ao ler sobre as peculiaridades dos títulos, as diferenças entre rentabilidade bruta e líquida, os tipos de títulos públicos e seus indexadores e quais os ativos ideais conforme seu prazo de investimento. Já possui um recurso na defasada poupança e gostaria de incrementar? Ou gostaria de investir regularmente (mensalmente) para acumular e atingir o objetivo? Silvestre explica e demonstra a impressionante diferença de rentabilidade entre a caderneta de poupança e o Tesouro Direto. Sim, o Tesouro Direto é como a poupança: democrático, fácil e acessível a todos com investimento que vão de 30 reais a mais de 7 mil.

Para que o leitor sinta o contexto do conteúdo, a obra explana claramente os detalhes que alicerçam a segurança do investimento. Nesse capítulo, o autor explica muito bem o que está por trás da segurança de se investir em Títulos Públicos. De forma breve e simples correlaciona a crise econômica e política do Brasil, crise globais e comparações com as peculiaridades da Dívida Pública Federal com outros países – necessário para compreender o financiamento do Tesouro Direto. Senti falta de uma abordagem mais técnica com os detalhes das deduções (IR, Custódia, etc). Embora o autor tenha descrito ainda que de forma passageira as deduções, seria útil simular nos pormenores um título e suas deduções.

Tesouro Direto – A Nova Poupança é um livro diferente, agrega o contexto do investimento com suas diretrizes e os motivos convincentes de se investir no tesouro direto.

Polliana 27/11/2020

O livro é até bonzinho, mas não recomendo de forma alguma a leitura. Foi escrito em 2016 e o conteúdo já está completamente desatualizado.

A melhor forma de aprender sobre o Tesouro Direto continua sendo, na minha opinião, vídeos explicativos no Youtube ou artigos em blogs de finanças.

darlanevandro 16/02/2017

Tudo sobre o Tesouro direto
Gostei bastante do conteúdo explicado no livro. Não entendia nada sobre o tesouro direto e após a leitura consegui uma boa base sobre o tema! Você que está procurando formas de investimento sem riscos e que não seja a poupança, recomendo fortemente que você leia este livro.

Raquel 17/06/2022

Muito desatualizado
O autor explica de forma didática como alguém deve aplicar dinheiro no Tesouro, inclusive mostrando como abrir conta numa corretora (propaganda da corretora Rico!) e como comprar e vender os Títulos, mas o livro está beeeem desatualizado! O livro é de 2016 (li em 2022) e todos os dados apresentados são dessa época. O autor podia ter optado por escrever um livro mais atemporal, de forma a dar maior durabilidade à sua obra.

Apenas na página 126 (de um total de 188) é que o autor começou a falar do Tesouro Direto. Antes ele fala bastante sobre como definir metas e com se planejar para alcançá-las. Eu entendo que ele quer indicar os Títulos adequados para cada meta, combinando os vencimentos dosTitulos com os prazos pra atingir as metas, mas gastou nisso mais da metade do livro. O livro é sobre o TD, mas demora demais para chegar no assunto!

A linguagem é bem simples e o layout/diagramação do livro é bem bacana, com algumas páginas de cor diferenciada para chamar atenção, mas apresenta algumas tabelas com informações tiradas do site do Tesouro que ficaram com as letras muito pequenas e eu tive dificuldade para ler os dados apresentados.

Pontos super negativos:
- em vários pontos ele indica a poupança como opção de investimento de renda fixa, mas há anos que quem trabalha com finanças fala que a poupança está perdendo para a inflação;

- em alguns pontos, o autor indica que vc baixe uma planilha do site dele para ajudar nas estimativas de valores que vc deve poupar mensalmente ou acumular ao longo dos anos, mas as planilhas não estão mais disponíveis. Acho que seria melhor mostrar como calcular/estimar sem as planilhas pq isso aumenta a vida útil do livro, que eu posso emprestar para um amigo ou vc pode comprar num sebo depois de alguns anos de lançado;

- achei a explicação de como funciona a marcação a mercado meio confusa. Ele fala sobre como a demanda pelos títulos varia de acordo com a situação econômica e isso influencia no valor, mas alguém leigo, que não sabe nada dos títulos, pode ficar meio perdido;

- encontrei dois parágrafos trocados: na página 144, ele vai falar como é definida a rentabilidade do Tesouro Prefixado, mas no texto descreve o Tesouro IPCA+ (rentabilidade pré e pós fixado) e, na página 146, ele vai falar como é definida a rentabilidade do Tesouro IPCA +, mas no texto descreve o Tesouro Prefixado (rentabilidade pré-fixada). Erro bem gritante pois o resto do texto faz referência ao título correto e isso dá um nó da cabeça do leitor leigo.

Não recomendo.

Leandro Duarte 11/03/2017

Bom livro, mas para iniciantes...
Esse é um livro em que não posso dizer que não aprendi coisas novas, pois sempre aprendemos. Mas indico somente para iniciantes no assunto, pois comprei na expectativa de aprender mais sobre como investir nos títulos do TD avaliando situações do dia a dia, recebendo dicas de porque escolher um título ou outro conforme as movimentações do mercado, mas o autor não fala isso, apenas diz para comprar tal título conforme o tempo esperado para realizar o sonho, independente se a a Selic ou o IPCA estão em baixa ou alta, por exemplo. Para mim ficou claro que o autor "escondeu" muitas coisas básicas dos leitores para vender uma próxima obra. Sem contar em um erro grotesco em que em uma das páginas ele diz que as taxas dos títulos prefixados são formadas pelo IPCA + taxa prefixada e os títulos IPCA + são determinados por uma taxa prefixada, foi um copia e cola sem revisão. Realmente deixou a desejar.
Nota 2.

Alexandre.Cozzolino 07/11/2021

Daqueles que não podem faltar
Se a sua intenção é estudar um pouco do mercado financeiro e buscar informações sobre investimentos seguros, por favor, faça esse favor à si mesmo e leia esse livro!
Marcos Silvestre explica tudo de forma muito simples e minuciosa para leigos. Você entenderá porque o Tesouro Direto se mostra mais vantajoso que outras "aplicações" seguras, entenderá como calcular suas metas financeiras, vai entender todos os títulos atuais do tesouro e para quais sonhos são mais interessantes, além de ter um passo a passo prático de tudo o que você precisa fazer para por em prática!
Simplesmente, após ler esse livro, não haverá mais nenhuma desculpa disponível para que não comece a por em pratica os seus planos!

gabrielmenezes 07/01/2024

Bom pra quem é leigo
Achei a leitura bem simples. Acho que um defeito do livro foi gastar muitas páginas para ensinar o "como" ao invés do "por quê". Por exemplo, se eu quiser aprender a investir na rico, qualquer busca simples no Google ou YouTube, me retornará a informação que eu preciso. Ainda sim, acho as informações do livro pertinentes para quem não tem familiaridade com tesouro direto, creio que seja natural que algumas informações estejam "datadas", visto que ao utilizar exemplos reais o autor fica preso à temporalidade dos títulos disponíveis em 2016. Aí entra a minha crítica sobre a falta do "por quê" das coisas, pois, se a obra tivesse mais profundidade seria mais atemporal e útil em 2024.
Por fim, achei um bom livro pra quem está iniciando neste mundo de investimentos.

cotonho72 09/03/2017

Muito esclarecedor!!
Esse é um livro que normalmente não costumo ler, mas que pela minha curiosidade no assunto solicitei para a editora a fim de poder conhecer um pouco desse universo monetário.

Para pessoas como eu, que possui uma leve ideia do que trata o objeto do livro, achei um bom começo, o autor consegue escrever de forma que nos possibilita assimilar bem o assunto, ele explica bem as vantagens dos títulos públicos em relação a poupança, principalmente depois da crise que o país enfrentou em 2015 e 2016.
O livro explica muito bem todos os detalhes necessários para que tenhamos a segurança nos investimentos, todo o processo dos bastidores que envolve a segurança de investir nos títulos públicos, os prazos para que isso ocorra e como atingir o objetivo desejado, como também toda a peculiaridade de um investimento constante, aqui conseguimos ver a grande diferença entre os rendimentos do tesouro direto e a caderneta de poupança. Assim como eu a maioria das pessoas acham o tesouro direto um bicho de sete cabeças, ainda acho, mas com as informações obtidas no livro podemos ver que a possibilidade de obter um ganho extra é muito boa, claro que requer muito cuidado, mas as chances são bem maiores. Com a crise que o país avança, por se tratar de um investimento feito diretamente ao governo, alguns leigos como eu apresentam um medo exagerado nesse tipo de investimento, o livro consegue trazer alguma segurança nesse tipo de investimento.
O autor Marcos Silvestre, conseguiu nesse livro, esclarecer de uma maneira clara, direta e bem simplificada, sobre tudo o que envolve o tesouro direto, nos dá uma boa base sobre o assunto, para quem está procurando outra forma de investimento além da poupança sem risco, esse livro vai dar uma boa ajuda, um livro que com certeza agrega muito.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br

Sonali 27/10/2017

O livro aprendi muita coisa do tesouro, recomendo quem é iniciante desse mercado financeiro

Lucas Haubert 31/12/2017

Básico.
O livro realmente é bem básico, visando, acredito eu, aqueles que tem pouca noção sobre o assunto. E como no Brasil são poucos aqueles que tem um bom conhecimento, o livro acaba sendo útil para muitos. Para quem já é organizado financeiramente com o futuro e/ou já entende de tesouro direto, pouco acrescenta. Além do mais, os títulos do tesouro, embora ainda bons, não rendem tanto atualmente como rendiam na época em que o livro foi escrito.

Marcus 15/04/2018

Prolixo
O livro poderia ser resumido em 100 páginas. Muitas vezes achei que havia retrocedido as páginas, mas não deixa de ser um conteúdo bom.
Aprendi coisas novas e me sinto mais seguro em poder usar o TD. Esclareceu minhas dúvidas, assim como surgiram outras rs

Lina DC 04/02/2019

"A única aplicação do país 100% garantida pelo Tesouro Nacional - chega a ser, inclusive, mais segura que a própria caderneta de poupança (garantida até R$ 250 mil pelo FGC, o Fundo Garantidor de Créditos)." (p. 13)

"Tesouro Direto - A nova poupança" é um livro voltado para os leitores que não possuem nenhum conhecimento sobre o que é o Tesouro Direto e como ele funciona.

Com introdução + 8 capítulos + conclusão, o autor vai falando um pouco sobre o Tesouro Direto, sua confiabilidade, lucratividade e como os iniciantes devem fazer para começar os investimentos.

Minha educação financeira é bem básica, por isso, não posso avaliar todos os detalhes explicados no livro de forma mais técnica, porém, achei o texto bem compreensível, com uma linguagem simples e fluida, o que auxiliou bastante para o entendimento geral de como funciona o Tesouro Direto.

"Mais de dois terços das vendas feitas no Tesouro Direto em 2015 foram inferiores a R$ 5 mil, Que tal poder investir a partir de R$ 30? Um valor mínimo absolutamente acessível a todos! E mais: com a garantia de que, qualquer que seja a quantia aplicada, a rentabilidade e a segurança conquistadas serão igualmente elevadas, sem nenhuma discriminação do pequeno investidor por ter "pouco dinheiro" para aplicar (como normalmente fazem os grandes bancos de varejo)." (p. 12)

flaveetcho 17/11/2020

Interessante pra quem tinha zero conhecimentos sobre a área como eu.

andrecasanova.jpg 20/08/2023

Livro Interessante, mas...
Partindo do seguinte princípio que o livro é para pessoas leigas, é natural que o autor seja repetitivo em determinadas questões, entretanto acredito que o autor abusou um pouco dessas repetições ao colocar na mesa o planejamento que o investidor leigo deverá ter e o significado dos tipos de títulos do Tesouro Direto.

Um outro problema do livro, o qual alguns colegas já citaram em outros comentários, eh que o livro é temporal demais.

O ponto positivo fica para o melhor capítulo do livro que é o sexto, "Garimpando os títulos públicos mais seguros e rentáveis do tesouro direto", o qual explica a solidez desse tipo de investimento e um pouco da sua história. Muito bom