Acordar Outra Vez

Acordar Outra Vez Joshua Ferris

Resenhas - Acordar Outra Vez

Queria Estar Lendo 03/11/2016

Resenha: Acordar Outra Vez
Acordar Outra Vez, livro de Joshua Ferris, é lançamento da editora Globo Livros, que cedeu um exemplar para essa resenha. O livro foi, em 2014, finalista do prêmio Booker Prize.

Como conta a sinopse, o livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Paul O'Rourke, um cirurgião dentista que é fã dos Red Sox, ateu fervoroso e averso as novas tecnologias. Paul possui uma clínica em Manhattan e trabalhou duro para chegar onde está, mas agora alguém está se passando por ele na internet através de um site para a sua clínica e uma página no facebook e no twitter.

Além dessa pessoa ser muito melhor em ser o Paul do que ele próprio, ela ainda usa esses canais de comunicação para recrutar pessoas para essa nova religião estranha -- o que deixa Paul ainda mais ultrajado. Já não bastasse se passar por ele na internet, a pessoa ainda relaciona todas as postagens a essa religião estranha!

O começo do livro foi meio que um choque para mim, porque estive lendo apenas fantasia urbana e romances YA, cuja construção é bastante diferente de um livro adulto com as propostas que o livro do Ferris tem. Mas depois das primeiras páginas foi agradável pegar novamente um livro cujo foco não é apenas em contar uma história linear.

É comum que o autor interrompa a narrativa do presente para explicar algo do passado do protagonista, fazendo com que os leitores possam se situar melhor na história e se aprofundar no conhecimento que tem da personagem principal, contando-nos sobre seu relacionamento com o pai, com as mulheres, sua visão sobre religião, etc.

Esses detalhes transformam a personagem em um protagonista mais real e, preciso dizer, que cara chato! Ele criou uma rotina para si e só sabe reclamar de tudo. Ele para e analisa e própria vida e percebe que não gosta de onde está, que não sabe o que está fazendo da própria vida e que todo o propósito que tinha era girar em torno das mulheres com as quais se relaciona. Ele percebe que sua vida é apenas trabalho e mesmo nas coisas que deveria encontrar prazer, como seu amor pelo Red Sox, viraram rotina e não lhe trazem mais emoção alguma. E a realidade é que ele não se esforça em absolutamente nada, porque não há motivo para isso. Pra que ter um cachorro se você vai amar ele e no fim, invariavelmente, ele vai morrer?

E a chatice dele não para por aí. A forma como ele fala das pessoas a sua volta, a forma como trata todo mundo e as crenças alheias me incomodou bastante, era quase como se ele se achasse superior a todos eles e sem um motivo pertinente para isso. Uma personagem extremamente arrogante e egocêntrica.

Sempre vou bater palmas para os autores que conseguem criar personagens tão reais que despertem em mim tanto sentimentos positivos quanto negativos. Mas é preciso dizer que o Paul despertou muitos sentimentos negativos. Não queria ter que trabalhar com ele ou se quer passar perto dele.

O livro tem seus momentos engraçados -- especialmente se você curte um humor negro -- e o ritmo da narrativa, ao menos no começo do livro, pode trazer algumas boas risadas. Ele também instiga cada vez mais o leitor a querer descobrir quem é esse Paul que se surgiu na internet, que é muito melhor do que a versão original.

Apesar de ter achado que o livro ficou um pouco mais longo do que o necessário -- eu sinceramente podia ter passado sem ler alguns trechos, que não acrescentaram muito a história -- a diagramação, bem espaçada, proporcionou uma leitura mais confortável e acabei lendo ele mais rápido do que esperava.
Petrucio.Lamenha 26/11/2016minha estante
undefined

Jessica599 10/10/2016

Pra quem gosta de humor ácido.
Paul é um cara chato. O homem é chato mesmo, com C maiúsculo. E não se iluda achando que ele vai terminar a história sendo menos chato porque não vai. Mas quer saber? A chatice dele é hilária! Eu o adorei. Ri que gritei!

Dono de um humor BEEEEM ácido, Paul não gosta de nada. Não vê graça em nada e passa os dias em rituais de comer, trabalhar, assistir TV e dormir.

Dois fatos importantes sobre Paul: 1) ele é ateu. 2) ele não gosta de internet. Esse item 2 eu poderia generalizar dizendo que ele não gosta de pessoas, já que "relacionamentos" é uma palavra que ele não entende muito bem.

Mas a vida de Paul vira de ponta cabeça quando ele descobre que tem um site da internet em nome dele. Depois disso, um perfil no Facebook e outro no Twitter. O cara entra em pânico! E eu morri de rir! Quem será que está se passando por ele? E o mais louco é que o Paul da vida real detesta qualquer coisa relacionada à religião e o Paul virtual (que é uma versão mil vezes melhorada dele) está propagando uma religião misteriosa.

Acordar Outra Vez é um livro bacana. O início é muito bom e depois, infelizmente, ele perde um pouco o ritmo. Mas eu indico. Vale a pena pelas boas gargalhadas e para descobrir quem é esse Paul Virtual legalzão das interwebs.

site: www.instagram.com/cjessferreira

Barão 09/10/2016

RESENHA!
"Eu era um dentista, não um site. Eu era uma confusão, não uma marca. Eu era um homem, não um perfil. Eles queriam conter minha vida com um resumo de compras e preferências, prescrições médicas e comportamentos previsível. Isso não era um homem. Era um animal numa jaula." - pág 42

Paul é o tipo de cara que vive um século atrás, alheio às tecnologias que a vida moderna trouxe, ele vive para descobrir coisas que o alegrem: uma visita guiada, jogo de golfe ou rever os jogos do seu time favoritos. Paul além de tudo é um excelente dentista, mas sua eficiência com os humanos para aí, pois nunca consegui colocar um namoro para frente.

Ateu declarado, o mundinho cinza de Paul começa a ter cores, após misteriosamente sites começarem a ser criados em seu nome, como também uma conta no Facebook, e até uma no Twitter - onde ele manda super bem - mas, existe uma coisa errada, tudo que ele escreve no Mundo Virtual, está relacionado com uma religião misteriosa.

Agora eu te pergunto, será que Paul está revendo seus conceitos sobre tudo, ou realmente existe uma pessoa se passando por ele?

"(...) embora perca seu corpo, você não morre nunca." - pág 20

Enfim, tudo o que me levou a ler esse livro foi a indicação do Stephen King presente na capa: Engraçado, Instigante e Comovente. E realmente esse livro tem tudo isso!

Concluindo, se você gosta de romances com escritas inteligentes, marcantes e com uma pitada de humor negro, leia Acordar Outra Vez! Beijos.

Dri - @oasisliterario 12/10/2016

"Acordar Outra Vez" nos apresenta a história de Paul C. O?Rourke através da narração dele. Paul é dentista, ateu, pessimista e têm uma incomum relação com a tecnologia. Sua vida é monótona e baseia-se em seus atendimentos odontológicos, seu relacionamento com as colegas de trabalho e o costume de acompanhar o Red Sox, um time americano de beisebol.
Tudo isso muda quando alguém cria um site para a sua clínica e Paul descobre que alguém começou a usar seu nome nas postagens virtuais. Com uma nova conta no Facebook e no Twitter identificando-se como Dr. Paul O'Rourke, a misteriosa pessoa por trás desses acontecimentos começa propagar uma religião antiga e indagar sobre outras religiões e crenças.
Ao longo da história podemos acompanhar Paul na incessante busca pela solução de todo esse problema que um desconhecido gerou.
O livro me proporcionou boas risadas e momentos de descontração até a sua metade. Após um certo momento, senti que a leitura ficou arrastada e tediosa, se tornando uma espécie de diálogo sobre religiões repleto de trechos filosóficos, e bíblicos entre Paul e a pessoa misteriosa.
A primeira metade do livro induz que o livro será divertido e misterioso ao mesmo tempo, mas não é exatamente isso que acontece na outra metade. Creio que o livro irá agradar um público mais específico e, infelizmente, eu não me encaixo nessa parcela.
Portanto, sendo este um livro denso, com diversas indagações religiosas e narrado por um homem que não gostaria de ter um cachorro afinal um dia ele morrerá, tão pouco gostaria de se tornar pai por esse fato eliminar qualquer possibilidade de suicídio, indico a leitura apenas àqueles leitores que se interessam por história mais profundas, complexas e que exigem maior devoção ao assunto.
(Link: https://www.instagram.com/p/BLcW928hBlf/)

Fernanda 21/10/2016

Acordar outra vez
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/10/resenha-acordar-outra-vez-joshua-ferris.html

Let 31/12/2022

O que salva bastante esse livro é o tom de humor de alguns diálogos. O que achei mais interessante em si foi o jeito de ser do protagonista, como ele é meio incoveniente as vezes e como pensa diferente, e não a história em si que tava se desenrolando