Zangado

Zangado Zangado

Resenhas - Zangado

Franklin Moreno 09/08/2023

Zangado - O que É Ser Um Gamer e Como Me Tornei Um
Um livro simplesmente desnecessário. Curto, sem nenhuma mensagem pra passar, chato. Um daqueles livros de youtuber que era modinha na época (não sei o que aconteceu, mas vários escreveram "livros" patéticos) e que absolutamente "não vale a pena comprar".

Marcelo Nunes 07/01/2023

Uma história de vida que não está nos games
Nesse livro o Zangado (ou Thiago) nos apresenta sua história de vida e de como os games surgiram na sua vida. Uma história de altos e baixos e uma busca incessante por significado. Vemos sua trajetória desde o CDF na infância ao universitário com os desafios da vida adulta. Nesse meio tempo surgem os games e a vontade fazer sua voz (ou reclamação) ser ouvida culminou na criação de um dos mais influentes canais de games do YouTube. O Zangado traz no livro sua história e a completa com sua experiência e conhecimentos adquiridos ao longo da vida.
A leitura flui tranquilamente. O Zangado escreve como fala. Não é incomum sentir-se "vendo um vídeo dele". Leitura recomendada para quem, como eu, é fã do seu trabalho.

Cássio F B 07/07/2022

Zangado
Ser gamer, ser um jogador

Vocês já se questionaram o que é ser um gamer? Já se questionaram o que os videogames te ensinaram pra você levar pra sua vida? ou você nunca parou pra pensar nisso?

Afinal são horas e horas que dedicamos a eles, muitas horas de nossos dias e nossas vidas. Se vocês forem bons observadores, vão notar que eles tem muitas coisas pra nos ensinar, nos inspirar.

Zangado, o que os games ensinaram a voce? O que é ser um gamer? Eu digo a vocês.

Os games me ensinaram que quando você encontra inimigos pelo caminho significa que você está indo na direção certa. Se você quer realmente um final feliz, vai ter que lutar muito pra conseguir. Por mais que você esteja estressado, preocupado, cheio de problemas, você precisa parar e ouvir, pois sábio é aquele que escuta mais e fala menos, pois aprende o que se escuta e transmite no olhar esses ensinamentos.

Não existe sexo frágil.

Os games me ensinaram que podemos errar várias vezes e que os problemas vão se acumular, mas se tivermos paciência e não desistirmos, os acertos os fazem desaparecer como mágica.

Tenha orgulho das coisas que você fizer, das coisas que você construir, mesmo que as pessoas digam que não ficou tão bonito, aparência não é tudo.

Os jogos me ensinaram que a guerra... a guerra nunca muda.

Que todas as escolhas tem consequências, não só para você, mas para o mundo e todos a sua volta.

Que vilões, geralmente são vilões por uma razão e que aos olhos de alguns, eles estão certos e são os verdadeiros heróis.

Os jogos me ensinaram que a dor é terrível, mas é uma guia para que nos tornemos cada vez mais fortes.

Que morrer é triste, mas se for pelos motivos certos e proteger as pessoas que se ama, tudo bem. Todo mundo precisa de amor. Mesmo que o amor seja uma dor.

Traição só existe porque vem daqueles que menos esperamos.
Os jogos me ensinaram até a definição da insanidade.

Que você não precisa ser do mesmo sangue, raça ou especie, para ser da mesma familia.

Não faça uma promessa a uma mulher se você não vai poder cumprir.

Rivalidade não significa inimizade.

Se você ama uma pessoa de verdade, você só quer ver ela feliz, mesmo que ela fique com todo o crédito por algo que você ajudou.

O obstaculo pode ser gigantesco, e parecer impossível, podemos tentar e falhar várias vezes, mas com cada tentativa, vem o aprendizado, com o aprendizado, vem a melhoria, e com a melhoria, vem a superação, e aquele bicho papão não vai existir mais.

Que a jornada em muitos casos vale mais que a recompensa final.

Tem gente que acha que os videogames isolam as pessoas, as deixam anti-sociais, em 2009 eu era só um moleque com um xbox 360, com 300 histórias pra contar, que compartilhava com meia dúzia de amigos, quando entrei na internet, eu era só um, e hoje, somos 3 milhões!

3 milhões falando de games, todos os games. E você vem me falar que videogames não unem as pessoas? Videogame une as pessoas. Ensina. Entretem. Desestressa. E oferece alegria temporária a muitas pessoas que não conseguem te-lá fora do mundo virtual, porque o mundo em si, só as empurra pra baixo.

Videogames não são responsáveis por assassinatos, não são responsáveis por notas baixas na escola e não são perda de tempo. Se você pensa assim, você ta errado!

Ser gamer é viver muitas vidas ao invés de uma só. Ser gamer é gostar de abraçar seus momentos sozinho ou até esbanjar seu lado competitivo.

Eu sou gamer. Sempre fui. Sempre vou ser. E você?

Senta aí, fica confortável, aperta start vai.

Grande abraço, a todos vocês jovens. Tudo de melhor, sempre. Muito obrigado por tudo, heh, somos 3 milhões.

luh 17/04/2022

algo diferente
comecei a ler esse livro pq meu irmão me indicou (mesmo eu não conhecendo o canal ou a pessoa por trás do livro). Mas a leitura me prendeu de um jeito fácil, é uma leitura leve, engraçada mas que carrega mta coisa que eu achei super importante e mostrada de um jeito que me fez pensar na minha própria vida!

Andreas W Daniel 25/06/2021

UMA ODE AOS FÃS
Posso dizer que não é um livro a se recomendar para qualquer um, isso é fato, afinal de contas ele é para um público bem específico e ao contrário do que pode parecer a primeira vista (ao menos para mim) não traz tantas histórias a respeito de games da época ou coisa parecida.

Fato é que: se for um gamer antigo no YouTube ou só um fã do Tio Zangado esse livro vai ter um impacto e tanto em voce! Eu fico besta só de lembrar e pensar em tudo o que vi ao longo de todos esses anos como espectador do Tio Zangs, e poder entender todas as referencias é satisfatório.

Enfim, particularmente é um livro que eu gostei bastante.

Gustavo Medeiros 15/12/2020

Legal mas muito curto
Quando vi que o livro tinha só 130 páginas fiquei meio com o pé atrás, abri o livro, vi fotografias de folha inteira e letras com fonte grande. Diante desse fato, o leitor pode encarar como um livro rápido pra ler em pouco tempo. Me interessei mais pela história do autor por ser fã do Zangado, mas se não é o seu caso, creio que não valha muito a pena.

Danilo 10/11/2020

Poderia ter sido muito mais
Como a grande maioria (diria até que "todos") que leram este livro, li também por ser grande fã do Zangado e esperava na leitura descobrir mais sobre ele ou simplesmente mais detalhes sobre sua vida em relação aos video games.

Mas na verdade, o livro parece que está repleto de capítulos que serviriam de início para algo mas não vai a lugar algum. Veja bem, o livro não é de todo mal, é uma leitura agradável e tranquila, mas pode desapontar quem espera grandes coisas

Wagner Coelho 17/09/2019

Ótimo livro.
Esse livro me fez criar vontade de ler mais, depois dele não parei mais de ler.
É um livro interessante pra quem acompanha o Zangado e gosta do trabalho dele, é uma forma de descobrir mais sobre ele.
A leitura é simples mas interessante e deixa algumas lições de vida pro leitor.

Diogo Hilário 10/07/2018

Gostei bastante do livro a ponto de considerá-lo favorito, mas ainda assim me senti frustrado e decepcionado. "Zangado: o que é ser um gamer e como me tornei um" basicamente conta uma breve história da vida do Zangado, desde sua infância, passando pela adolescência e etapa da faculdade, até ser Youtuber. Em cada uma dessas fases ele conta histórias sobre o que ele passou, problemas de escola, de relacionamentos familiares, amizades, e formas de superação.

O livro começa com um teor ligado às questões dos valores e ensinamentos aprendidos durante sua vida que, a partir de determinada época, ele buscou passar para os inscritos do seu canal. Da metade do livro em diante, narra o porquê e o processo de criação do seu canal, além de toda a evolução posterior.

O livro (até mesmo por ser escrito por um Youtuber) tem um público alvo bem definido: fãs ou aqueles que, no mínimo, acompanham seu canal. Me vejo no segundo grupo. Não me considero fã do Zangado (simplesmente por não ser; não sei explicar e nem vejo motivos para fazê-lo), mas acompanho seu canal praticamente desde sua criação, justamente devido a qualidade inerente. É fato o quão bom e a importância que seu trabalho possuiu e ainda possui.

O que me decepcionou nesse livro pode já ter como ponto de partida o subtítulo "... como me tornei um [gamer]". Pra mim esse quesito foi deixado muito de lado. Eu esperava um relato mais denso da história de vida do Zangado relacionada aos jogos virtuais. O termo "Gamer" já me incomoda pela popularização que obteve, atualmente qualquer um que jogue "Fifa", "Call of Duty" e "GTA" já sai se autointitulando como gamer. Não digo que é o caso do Zangado, mas justamente o contrário, podia ter aproveitado o livro pra contar todo seu histórico com os games. Se não me engano, cerca de 5 jogos foram citados. Somente isso? E cadê toda a formação, ao longo da vida do autor, que o fez se tornar um gamer?

Eu mesmo jogo videogame desde meus quatro anos de idade e nunca me preocupei se sou ou não gamer, se me intitulam ou não. Lembro do primeiro jogo que joguei, do primeiro console que tive, de momentos de "Taito", das várias noites de "corujão" com meus primos, das vezes que juntávamos todos para jogar Resident Evil, no PS1, morrendo de medo, isso entre dezenas e dezenas de momentos que se tornaram inesquecíveis pela companhia e pelos jogos. É isso que eu esperava desse livro, lembranças, memórias, ou seja, tudo aquilo que de fato contribuiu para ele ter essa bagagem de informações que tem hoje.

Ainda assim, gostei porque quando acompanhamos um canal por tanto tempo, criamos um vínculo com a pessoa, e é legal conhecer histórias de sua vida pessoal, isso nos aproxima mais de quem temos contato, muitas vezes, somente pelos vídeos vistos. Mas eu esperava bem mais. Achei que o universo dos games, que é o que mais interessa e integra todos os seguidores do Zangado, ficou bastante obsoleto.

Ceginara 16/01/2018

Um livro despretensioso mas repleto de preciosidades. Não aborda apenas a trajetória de um youtuber mas sim as escolhas que fizeram o Thiago se tornar o Zangado e das surpresas que a vida preparou para que ele se tornasse o adorado tio de seus gafanhotos e libélulas. Ele poderia ser apenas mais um, mas escolheu ser único e isso já está fazendo história. Então, prepara um lanche leve e embarca na gameterapia com o Zangado pois os games não são apenas diversão mas lições que se deve levar pra vida. Ah, não entendeu? Sem problema! Essas e outras, o tio te explica.

TheWhateverSir 21/12/2017

Infelizmente apenas mais um livro de YouTuber
Dei uma chance para esse livro pois sou muito fã do Zangado, gosto dos vídeos dele e dos valores que ele tenta passar. Mas é impossível negar que o livro parece forçado e sem conteúdo. Acabei o livro com a sensação de que tinha lido apenas o primeiro capítulo de algo maior.

Jujuba 21/02/2017

Senta aí, se acomoda, abra este livro e descubra sobre o tio Zangado
Zangado. Youtuber gamer com milhões de seguidores lança seu primeiro livro onde conta um pouco mais sobre si. Suas experiências, anseios e o que pode nos passar com o que já vivenciou.
O livro começa com uma apresentação nostálgica para qualquer fã do youtuber e, caso você só tenha ouvido falar dele, o Zangado trata de explicar as gírias e jargões para que não fique perdido. Aliás, vale constar de que essa é uma das coisas mais admiráveis nele. Ao longo do livro, conforme você conhece este rapaz mascarado, nota-se como "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades". Zangado sempre se preocupa com o que pode passar de interpretação para as pessoas, ainda mais contendo público de todas as idades. Não passar mensagens erradas, ser o melhor exemplo de pessoa possível... É para se admirar a humildade deste "jovem gafanhoto".
No livro é passado como o youtuber passou por bullying em sua infância e como lidou com isso (já pode adivinhar de onde surgiu o apelido "zangado"). Isto é só um exemplo do que você pode encontrar no livro. Durante todo o livro, enquanto conta sobre sua vida, ele também o aconselha, leitor, como o bom e velho tio que cuida de nós.
Um pouco mais para o final do livro, temos ainda a sua evolução no Youtube: como tudo começou, como se desenvolveu até onde está - e até mesmo algumas experiências divertidas que passou em eventos.

Este livro, assim como qualquer biografia, é voltado para quem já o conhece minimamente. A escrita é fácil de acompanhar, flui muito bem e conta com muitos momentos divertidos e significantes. O livro é curto, dá para ler numa sentada só. Permita-se divertir e rir com as histórias, como eu enquanto lia este livro único.

Jon Snow 15/02/2017

Simples, apenas isso...
Obviamente eu não esperava nada de mais desta obra, o "autor"( mesmo eu sendo um fã do mesmo) não tem uma vida edificante nem nada de mais, é um livro simples, sem grandes novidades( a maioria já fora pronunciada pelo mesmo em outros momentos), ou seja, o livro tal qual esta critica não são absolutamente nada de mais, totalmente dispensável até para os fãs do zangado, nota 2/5...

Luisa - @livrementefalando 31/01/2017

Bem pra mim é difícil fazer uma análise desse livro, por um motivo bem simples, sou fã do autor. Então fica difícil se manter o mais neutra possível. Sigo o canal dele no YouTube, mas se você me perguntar quantos vídeos eu dei like ou comentei… Bem poucos, pelo motivo de… Assisto na conta do meu namorado quando estamos juntos… Mas vocês não estão aqui para saber das minhas atividades YouTubezisticas…

Bem para quem vê os vídeos do Tio Zangs, fatalmente em uma passagem ou outra vai virar Audio-livro, no meu caso foi o livro todo. O melhor do livro você passar a saber mais de alguém que você tanto admira e passar a admirar mais, e cair de fato a ficha de “ele é gente como a gente”.

O livro tem uma sequência muito boa dos fatos, e você vai lendo e lendo e de repente: “Eita! Acabou o livro!”. Tudo bem que no meu caso não foi bem assim, ficava olhando e pensando como um livro pequeno podia render tanto… Não! A leitura não estava ruim, é que eu queria desesperadamente saber mais e mais coisas do Tio.

E o livro acabou assim, acho que entre 15 e 20 minutos…

Super recomendo!!!

E para me despedir à moda do Tio:

– “Grande abraço, tudo de melhor sempre! Muito obrigada por tudo! Beleza, então… Valeu… Falou… E até… T+.”

site: https://livrementefalando.wordpress.com/2017/01/30/zangado-o-que-e-ser-gamer-e-como-me-tornei-um/