Romanceiro da Inconfidência

Romanceiro da Inconfidência Cecília Meireles




Resenhas -


25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


spoiler visualizar
comentários(0)comente



kau4.core___ 26/02/2024

É a segunda que vez que leio esse livro, e pela segunda vez me encantei.
A forma como a Cecília contou a história de Minas do século XVIII, principalmente em relação à Inconfidência Mineira, é extremamente cativante. Mesmo o livro todo sendo composto de poemas, eles tem um ritmo e se conectam, criando uma história com começo, meio e fim muito bem trabalhados.
comentários(0)comente



Júlia 15/01/2024

É tudo culpa do Ouro
Romanceiro da Inconfidência é permeado por história e temas universais, na obra, Cecília aborda a ganância e, por conseguinte, a traição em um contexto de ciclo do ouro muito bem elaborado por meio de versos e estrofes, trazendo o ouro como principal vilão da trama.
O livro é bom, gosto dos poemas presentes nele, embora tenha tido uma leve dificuldade, ademais a autora traz muitas referências de Vila Rica, o que me fez pesquisar as histórias algumas vezes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 27/01/2023

Com a imaginação a adivinhar o que não se mostra claro ou não está nos documentos, Cecília Meireles recria poeticamente um pedaço de tempo, e ao lhe reescrever poeticamente a história, dá a uma conspiração revolucionária de poetas, num rincão montanhoso do império português, a consistência do mito".

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526021907
comentários(0)comente



Rodrigo 26/11/2022

A história em poesia
Acompanhar um período tão importante da história de nosso país através dos versos da inigualável Cecília Meireles é uma experiência inenarrável.

Quanto cuidado e mimo com cada poema.
Amei!
comentários(0)comente



Bárbara_22 21/11/2022

Eu só li porque a escola mandou e não gostei muito não, é muito difícil ler poema e eu não entendi nada
comentários(0)comente



MLuíza 27/10/2022

Romanceiro da Inconfidência
Romanceiro da Inconfidência é uma das maiores obras brasileiras e se entende a razão disso ao se lê seu contexto e sua história. Não é apenas um livro que compõe a segunda geração do Modernismo, ele transcende isso ao trazer em versos e estrofes um dos acontecimentos mais marcantes da história brasileira desde o cenário onde se passa a figuras muito conhecidas ou não e junto disso tem um sentimento muito forte.

É uma leitura bem rápida por sua estrutura de poema, a autora a fez bem rítmica e é importante você ter ideia do que foi o acontecimento abordado, das pessoas que são citadas para ter um entendimento dela.
comentários(0)comente



melmelmelmel 24/10/2022

Pois o amor não é doce,
Pois o bem não é suave,
Pois amanhã, como ontem,
É amarga, a liberdade.

Eu fiquei completamente apaixonada por esse livro, eu sempre tive uma quedinha por poesia no geral, mas o fato da Cecília escrever poesias que contam uma história real, a história da inconfidência mineira, nesse tipo de estrutura me deixou encantada.
Alguns poemas foram um pouco confusos de entender no começo, porém essa edição contém no final muitas páginas que dão um contexto histórico da obra e a idéia original da Cecília, coisa que facilitou ainda mais a leitura. A escrita dela me pareceu bem leve, até nas partes mais trágicas do livro.
comentários(0)comente



Livia.Riboldi 31/08/2022

Perfeito
Aprendi muito sobre a inconfidência mineira, super indico porque é algo leve e interessante de ler e ajuda muito se você for estudante e não tava entendendo sobre a inconfidência mineira.
comentários(0)comente



Julia 15/05/2022

Leitura obrigatória
Li esse livro em dois dias comentando com uma amiga por motivos de escola.
O começo foi insuportável e repetitivo, mas impressionantemente acabei gostando dos poemas finais e até tenho meus preferidos (LXXIV foi o top 1).
Muito satisfatório acabar um livro e ter várias anotações, ainda mais sendo um mto importante pra literatura brasileira que eu nunca leria por vontade própria.
comentários(0)comente



Miguel.Moreira 21/04/2022

Romanceiro da Inconfidência
Esta obra se trata de um livro de história, mas também podemos considerar um livro de poesia, já que são diversos poemas que relatam o Brasil desde a sua descoberta até o exílio dos inconfidentes da conjuração mineira.

De forma geral é um livro difícil por conta de seus poemas serem fragmentos de alguns acontecimentos específicos. O foco maior da narrativa é a idéia de libertação da Colônia portuguesa, e independência, tendo como o mártir mais sagrado para Cecília Meireles, Joaquim José, um alferes das forças armadas, mais conhecido como Tiradentes. Acho a comparação com Jesus Cristo algo um tanto forçado do apoio popular que ele tomou, mesmo ele realmente ter sido um patrono para a proclamação da República, compará-lo ao símbolo mais forte do cristianismo é um pouco desrespeitoso.
Tiradentes foi um dos responsáveis por introduzir a idéia de liberdade no povo mineiro, mas foi traído e o único a ser executado, pois se tratava de um movimento de elite, então todas as sentenças foram anuladas de réu de morte para exílio, apenas Tiradentes foi condenado ao enforcamento, esquartejado, exposto em praça pública, e mais uma lista de punições aos seus familiares, que perderam direito a herança do pai.
Então Tiradentes de fato foi uma figura que merece ser lembrada (inclusive hoje é o feriado dele em todo o Brasil), pois ele lutou contra a corrupção de uma minoria que se olharmos para o cenário político hoje, está praticamente igual.

O livro pode ser lido como um tratado histórico ou como uma poesia por si só. Pelo fato de muitos dos poemas estarem como fragmentos, classifico como um bom livro, acredito que poderia haver uma ligação mais clara entre cada poema.
comentários(0)comente



Lilo 22/12/2021

Gostei da forma como a Cecília Meireles escreve e descreve sobre a inconfidência mineira. Os personagens e os locais. Muito bom.
comentários(0)comente



Reiko 09/12/2021

Muito bom
Leitura com conteúdos excelentes, faz alusão a história e, não apenas, mas conecta com acontecimentos como não contam no livro de história. Ela nos faz sentir e refletir os fatos, como se estivesse acontecendo naquele momento e nos fazendo a pergunta "isso está certo?".
Amei a experiência de ler o livro e estudá-lo (mesmo que tenha sido ainda vago, ao meu ver).
comentários(0)comente



@andressamreis 26/10/2021

Patrimônio
Sabemos o quanto esta obra é um clássico de valor inestimável ao nosso patrimônio literário.
Sabemos que há muito material crítico e analítico da obra.

Aqui neste espaço exporei a minha relação com esta obra.

Cecília Meireles, nascida em 1991, órfã de pai e mãe aos 3 anos e a única filha do casal que sobrevive, foi criada pela avó materna. Passa com distinção em todos os seus níveis de Educação formal. Torna-se professora universitária de renome internacional. Ganha inúmeros prêmios no Brasil e no mundo. Foi mãe de 3 meninas, todas ainda vivas!

Penso nessa mulher que aos 50 anos encantou-se com Ouro Preto e Diamantina e com a memória histórica dos inconfidentes.
Penso nessa mente tão racional, focada e competente com a própria Educação formal e das crianças.
E, ao mesmo tempo tão sensível, tão delicada e prodigiosa na arte de transformar impressões, fatos e ideais em versos.

Ler os versos do Romanceiro foi muito especial pra mim, quando estive em Ouro Preto em 2016, senti a força da História em suas ladeiras, tudo o que se toca e vê é História. Cecília transformou este sentimento em arte, em obra-prima. Correr os olhos em seus versos é sentir sua emoção, seu empenho, a paixão que a moveu pelos arquivos públicos e bibliotecas.

Sente-se sua indignação que mesmo 150 anos depois da Inconfidência as injustiças, a hipocrisia, a inveja e a calúnia repetem-se.
??"Direi quanto for preciso, tudo quanto me inocente... Que alma tenho? Tenho corpo! Os E o medo agarrou-me o peito... E o medo me envolve e obriga... Todo coberto de medo, juro, minto, afirmo, assino. Condeno. (Mas estou salvo!) Para mim, só é verdade aquilo que me convém.

Sempre aprendi sobre a Inconfidência de forma científica, mas enxergar o ambiente, o contexto, os personagens por sua ótica foi muito significativo.

??"Que tempos medonhos chegam, depois de tão dura prova? Quem vai saber, no futuro, o que se aprova ou reprova?
De que alma é que vai ser feita
essa humanidade nova?"

Além, do trabalho imenso de pesquisa, condensar e transformar em métrica me parece um trabalho impossível, limitado a um pequeno número de gênios.
Em síntese, a obra contextualiza as origens da Inconfidência Mineira, os personagens, tentando até mesmo mapear a psique de cada um, os eventos centrais, a delação, a condenação e o cumprimento das penas, com as consequências amargas na vida dos principais envolvidos.

Super indico esta edição, a Global Editora incluiu mais de 100 páginas de fortuna critica, com textos de Alfredo Bosi, Paulo Ronai, entre outros. Cronologia e as impressões da própria Cecília sobre sua obra-prima.
Marta Skoober 26/10/2021minha estante
Um dos livros favoritos de Mindlin.


@andressamreis 26/10/2021minha estante
Imagino. Não é fácil fazer poesia épica. Imagine uma imensa pesquisa de História condensada em métricas perfeitas, com Cecília derretendo-sr em versos. É um monumento. Já leu?


Marta Skoober 26/10/2021minha estante
Ainda não, estou aprendendo ainda a ler poesia.


@andressamreis 26/10/2021minha estante
Eu também ainda estou aprendendo. Não entendo nadinha, só sinto




25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR