Romanceiro da Inconfidência

Romanceiro da Inconfidência Cecília Meireles

Resenhas -

Everton Vidal 27/03/2021

Libertas quae sera tamen
A história da conjuração mineira contada desde uma perspectiva lírica (não documental), pelas lentes de uma das maiores poetas brasileiras. Está dividida em quatro grandes partes, ou cenários:

1) Descreve os precedentes, a febre do ouro, as primeiras lutas, algumas histórias (Felipe dos Santos, Chica da Silva, Chico-Rei) e o nascimento de Tiradentes.
2) Retrata Vila Rica ("país das arcádias"), o desenvolvimento da rebelião, se centra em Tiradentes, Claudio Manuel e o traidor Joaquim Silvério, arquétipo dos traidores de todos os tempos.
3) Expõe as consequências da conjuração, as execuções dos principais representantes, e as aflições de Tomás Antônio Gonzaga e Maria Joaquina (Marília).
4) Relata a atitude dos portugueses castigadores e honra os rebeldes na “Fala aos Inconfidentes Mortos”.

A poesia desse livro, e a do seu irmão "Amor em Leonoreta", difere bastante do grosso da produção da autora. Ambos são poesias narrativas, com alicerces no trovadorismo. O Romanceiro possui 85 romances e outros poemas que estão compostos em sua maioria por redondilhas com rimas imperfeitas. Cecília usa muitos elementos do arcadismo, para situar o romanceiro no tempo e homenagear os poetas que participaram da conjuração. Mas apesar de usar a Inconfidência como fundo, a obra é transcendente, e trata sobre a busca continua por justiça e liberdade, convidando os leitores a refletir sobre o lado que desejam ocupar na história.

Clara 30/09/2020

Romanceiro da inconfidência
Leitura obrigatória da FUVEST. Particularmente, não gosto de poesia, mas me surpreendeu a partir da segunda metade

Rodrigo 26/11/2022

A história em poesia
Acompanhar um período tão importante da história de nosso país através dos versos da inigualável Cecília Meireles é uma experiência inenarrável.

Quanto cuidado e mimo com cada poema.
Amei!

Lilo 22/12/2021

Gostei da forma como a Cecília Meireles escreve e descreve sobre a inconfidência mineira. Os personagens e os locais. Muito bom.

Bárbara_22 21/11/2022

Eu só li porque a escola mandou e não gostei muito não, é muito difícil ler poema e eu não entendi nada

Biblioteca Álvaro Guerra 27/01/2023

Com a imaginação a adivinhar o que não se mostra claro ou não está nos documentos, Cecília Meireles recria poeticamente um pedaço de tempo, e ao lhe reescrever poeticamente a história, dá a uma conspiração revolucionária de poetas, num rincão montanhoso do império português, a consistência do mito".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526021907

Miguel.Moreira 21/04/2022

Romanceiro da Inconfidência
Esta obra se trata de um livro de história, mas também podemos considerar um livro de poesia, já que são diversos poemas que relatam o Brasil desde a sua descoberta até o exílio dos inconfidentes da conjuração mineira.

De forma geral é um livro difícil por conta de seus poemas serem fragmentos de alguns acontecimentos específicos. O foco maior da narrativa é a idéia de libertação da Colônia portuguesa, e independência, tendo como o mártir mais sagrado para Cecília Meireles, Joaquim José, um alferes das forças armadas, mais conhecido como Tiradentes. Acho a comparação com Jesus Cristo algo um tanto forçado do apoio popular que ele tomou, mesmo ele realmente ter sido um patrono para a proclamação da República, compará-lo ao símbolo mais forte do cristianismo é um pouco desrespeitoso.
Tiradentes foi um dos responsáveis por introduzir a idéia de liberdade no povo mineiro, mas foi traído e o único a ser executado, pois se tratava de um movimento de elite, então todas as sentenças foram anuladas de réu de morte para exílio, apenas Tiradentes foi condenado ao enforcamento, esquartejado, exposto em praça pública, e mais uma lista de punições aos seus familiares, que perderam direito a herança do pai.
Então Tiradentes de fato foi uma figura que merece ser lembrada (inclusive hoje é o feriado dele em todo o Brasil), pois ele lutou contra a corrupção de uma minoria que se olharmos para o cenário político hoje, está praticamente igual.

O livro pode ser lido como um tratado histórico ou como uma poesia por si só. Pelo fato de muitos dos poemas estarem como fragmentos, classifico como um bom livro, acredito que poderia haver uma ligação mais clara entre cada poema.

clichesliterarios 08/04/2021

máquina do tempo brasileira.
Eu geralmente não sou muito fã de poemas (ainda vou tentar descobrir o por quê), mas gostei muito desse romanceiro. Logo de início a sonoridade dos poemas já me cativou. Não apenas as rimas, mas o uso de figuras de linguagem, como aliterações e assonâncias. Eu até acabei lendo um ou outro poema em voz alta e preciso admitir que foi uma experiência muito satisfatória (recomendo rsrs).

Além disso, acho uma das partes que mais me impressionou na obra foi seu fundo histórico. A partir do momento que um livro se transforma em uma máquina do tempo e consegue me teletransportar para outra época já ganha um pontinho no meu coração. Assim, o "Romanceiro da Inconfidência" te leva a Ouro Preto (uma das minhas cidades históricas favoritas) de 1789 e te apresenta esse lindo ambiente de uma maneira tão carinhosa e pessoal. Enquanto eu lia os poemas, conseguia claramente visualizar aquelas ruelas de paralelepípedo, a casa de Tomás Antônio Gonzaga e as douradas igrejas barrocas.

Mas além do cenário, os poemas revelam todos os detalhes que não foram escritos nos livros de História. Dessa maneira, é apresentado um olhar minucioso de todas as intrigas, acordos, traições e amores que envolveram a Inconfidência Mineira. Mostrando muito além do mártir Tiradas e do traidor Joaquim Silvério. Assim, todos os personagens que antes não eram considerados dignos de terem seus nomes gravados na História brasileira, desde os escravos e tropeiros até mesmo os cavalos, tiveram a oportunidade de ganhar uma voz.

Lena 03/09/2021

Poesía encantadora
Confesso que nunca fui uma pessoa que gostava de poesia, mas este livro mudou um pouco a minha opinião. Mal posso imaginar o trabalho que deve ser escrever uma só estrofe, quem dirá um livro todo! A escrita é muito bela e, por mais que eu não soubesse muito sobre a inconfidência mineira, me interessei sobre o assunto e creio que vou buscar saber mais. Cecília Meireles sem dúvidas é uma grande poetisa e esse seu livro, uma obra de arte.

Leticia 21/09/2021

Muito bem escrito, me senti burra
Informativo, maravilhoso, me entreti, mensagem linda e gostei até (to surpreendida com isso), mas não tenho capacidade cognitiva o suficiente para entender alguma coisa.

Julia 15/05/2022

Leitura obrigatória
Li esse livro em dois dias comentando com uma amiga por motivos de escola.
O começo foi insuportável e repetitivo, mas impressionantemente acabei gostando dos poemas finais e até tenho meus preferidos (LXXIV foi o top 1).
Muito satisfatório acabar um livro e ter várias anotações, ainda mais sendo um mto importante pra literatura brasileira que eu nunca leria por vontade própria.

kau4.core___ 26/02/2024

É a segunda que vez que leio esse livro, e pela segunda vez me encantei.
A forma como a Cecília contou a história de Minas do século XVIII, principalmente em relação à Inconfidência Mineira, é extremamente cativante. Mesmo o livro todo sendo composto de poemas, eles tem um ritmo e se conectam, criando uma história com começo, meio e fim muito bem trabalhados.

Elisa.Aguiar 10/11/2020

Comecei a ler Romanceiro da Inconfidência por conta da fuvest mais me apaixonei pela escrita de Cecília Meireles, ela conseguiu trazer assuntos tão sérios de uma forma simples de se entender mais com uma certa graça também. É um livro que me surpreendeu totalmente.

MaSantana 15/11/2020

Cecília Meirelles possui um jeito único de contar histórias.
Nessa obra Cecília retrata a inconfidência mineira por meio de poemas.
O livro é incrível. A autora divide a história de forma que fique de fácil entendimento ao leitor e retrata os episódios de modo a fazer conexões que são facilmente percebidas no decorrer do livro.
A leitura exige um certo ritmo para se ter um fácil entendimento, mas isso não é um problema. Ademais, episódios importantes, mas que normalmente não aprendemos na escola, são retratados na obra, deixando uma visão ainda mais ampla e interessante sobre o processo. As explicações finais e outras adições do livros são ótimas pro entendimento do leitor.
Uma edição ótima.

@andressamreis 26/10/2021

Patrimônio
Sabemos o quanto esta obra é um clássico de valor inestimável ao nosso patrimônio literário.
Sabemos que há muito material crítico e analítico da obra.

Aqui neste espaço exporei a minha relação com esta obra.

Cecília Meireles, nascida em 1991, órfã de pai e mãe aos 3 anos e a única filha do casal que sobrevive, foi criada pela avó materna. Passa com distinção em todos os seus níveis de Educação formal. Torna-se professora universitária de renome internacional. Ganha inúmeros prêmios no Brasil e no mundo. Foi mãe de 3 meninas, todas ainda vivas!

Penso nessa mulher que aos 50 anos encantou-se com Ouro Preto e Diamantina e com a memória histórica dos inconfidentes.
Penso nessa mente tão racional, focada e competente com a própria Educação formal e das crianças.
E, ao mesmo tempo tão sensível, tão delicada e prodigiosa na arte de transformar impressões, fatos e ideais em versos.

Ler os versos do Romanceiro foi muito especial pra mim, quando estive em Ouro Preto em 2016, senti a força da História em suas ladeiras, tudo o que se toca e vê é História. Cecília transformou este sentimento em arte, em obra-prima. Correr os olhos em seus versos é sentir sua emoção, seu empenho, a paixão que a moveu pelos arquivos públicos e bibliotecas.

Sente-se sua indignação que mesmo 150 anos depois da Inconfidência as injustiças, a hipocrisia, a inveja e a calúnia repetem-se.
??"Direi quanto for preciso, tudo quanto me inocente... Que alma tenho? Tenho corpo! Os E o medo agarrou-me o peito... E o medo me envolve e obriga... Todo coberto de medo, juro, minto, afirmo, assino. Condeno. (Mas estou salvo!) Para mim, só é verdade aquilo que me convém.

Sempre aprendi sobre a Inconfidência de forma científica, mas enxergar o ambiente, o contexto, os personagens por sua ótica foi muito significativo.

??"Que tempos medonhos chegam, depois de tão dura prova? Quem vai saber, no futuro, o que se aprova ou reprova?
De que alma é que vai ser feita
essa humanidade nova?"

Além, do trabalho imenso de pesquisa, condensar e transformar em métrica me parece um trabalho impossível, limitado a um pequeno número de gênios.
Em síntese, a obra contextualiza as origens da Inconfidência Mineira, os personagens, tentando até mesmo mapear a psique de cada um, os eventos centrais, a delação, a condenação e o cumprimento das penas, com as consequências amargas na vida dos principais envolvidos.

Super indico esta edição, a Global Editora incluiu mais de 100 páginas de fortuna critica, com textos de Alfredo Bosi, Paulo Ronai, entre outros. Cronologia e as impressões da própria Cecília sobre sua obra-prima.
Marta Skoober 26/10/2021minha estante
Um dos livros favoritos de Mindlin.

@andressamreis 26/10/2021minha estante
Imagino. Não é fácil fazer poesia épica. Imagine uma imensa pesquisa de História condensada em métricas perfeitas, com Cecília derretendo-sr em versos. É um monumento. Já leu?

Marta Skoober 26/10/2021minha estante
Ainda não, estou aprendendo ainda a ler poesia.

@andressamreis 26/10/2021minha estante
Eu também ainda estou aprendendo. Não entendo nadinha, só sinto