O Caso de Charles Dexter Ward H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - O Caso de Charles Dexter Ward

Marcos.Leste 26/01/2024

Uma boa história de terror.
A história é contada em forma de relato e narra a investigação do jovem estudante de arqueologia Charles Dexter Ward sobre as experiências macabras realizadas no século XVIII pelo alquimista Joseph Curwen.
Cada um dos personagens é imensamente cativante e complexo, desde o problemático Charles, seu tetravô Curwen e seus estranhos amigos, e até mesmo o Sr. e a Sra. Ward.
O livro tem toda uma aura de mistério sufocante, quanto mais lemos, mais nos perdemos em divagações e especulações sobre o que está acontecendo. Quanto mais páginas são viradas e Charles se aprofunda nos mistérios em que se envolveu seu tetravô, mais o vemos afundar em escuridão, e ser consumido pelo passado e pelo estranho.
AndrAa58 11/02/2024minha estante
Tenho uma certa dificuldade em gostar de algo do Lovecraft. Tem alguma sugestão?

Marcos.Leste 03/03/2024minha estante
Foi o primeiro que li, tenho que procurar um outro para poder ajudar kkkk

Cintia264 24/01/2024

Um horror puxado para o suspense
Charles Dexter ward é um jovem que se vê atraído por seus antepassados e acaba se envolvendo com magia e ocultismo, o que acaba trazendo para ele, mais energias e uma espécie de loucura.
     Escrito por H.P. Lovecraft, este mine romance (que não tem nada de romance) traz uma história que demora um pouco para se desenvolver e traz um tom sombrio.
     Como toda história de terror, temos aqui uma espécie de maldição ancestral e um pouco de mistério ao redor do motivo pelo qual nosso personagem ficou tão obcecado pelo sobrenatural e a necromancia.
       Eu acredito que essa é uma história bacana para quem está querendo começar a leitura do gênero terror por ser um terror leve, mais puxado para um suspense.
   Acredito que por conta desse tom de mistério é que o H.P. Lovecraft foi citado algumas vezes em episódio da série animada Scooby-Doo mistério S.A.

laurasdiary 04/01/2024

Me decepcionei
Pela grande fama das obras de lovecraft eu esperava muito, mas MUITO mais. queria sentir medo mesmo, comprei por vontade de ler TERROR, mas a única emoção q tive foi tédio. achei previsível demais, era óbvio o que estava acontecendo desde o princípio para mim, nada nem um pouco assustador. só me lembro de uma única parte que pode ter causado um ?medinho? pelo suspense que foi criado, mas nada de mais MESMO. comecei a ler com expectativas demais. me decepcionei.

emawnuelle 13/12/2023

Pra um ?romance?, incrível!!
Tudo que lembro é de ter sido minha leiturinha de férias do ano passado e de eu ter travado um pouco no começo do livro por estar muito abituada à leitura de contos rápida do Lovecraft, mas depois de um tempo vai engatando e me prendeu. Apesar de ser grande, ele o escreveu incrivelmente bem sendo uma das minhas obras favoritas dele!

Kevin Reys 12/12/2023

O Caso de Charles Dexter Ward
"Os sais essenciais dos animais podem ser preparados e preservados de modo que um homem engenhoso pode ter toda a Arca de Noé em seu próprio escritório e fazer surgir a bela forma de um animal das cinzas des te a seu bel-prazer; e, pelo mesmo método, dos sais es senciais do pó humano, sem criminosa necromancia, um filósofo pode fazer reviver a forma de qualquer an- cestral falecido das cinzas em que seu corpo se tomou".

Alana_Gomes 24/10/2023

A história me intrigou e me manteve interessada e curiosa durante toda a leitura porém, achei a narrativa um pouco arrastada e até cansativa

MaurAcio1 22/10/2023

Mais ou menos....
O livro conta a história de um menino curioso que resolve estudar o passado de um parente que manipulava um tipo de magia com mortos e ocultismo.

O ritmo é lento. Particularmente não curti muito. Achei a leitura bem mediana para um clássico do Lovecraft, até o final achei que poderia ser melhor...

Ellen 13/10/2023

Será que o leitor não tem imaginação?
O livro busca construir uma atmosfera bem aterradora, e até tem uma investigação interessante, mas desgostei bastante da forma como o autor segura o suspense do que aconteceu com o personagem do título.
Na minha opinião, o autor tenta esconder por muito tempo algo que já dá para ser deduzido logo no início com os elementos que ele já mostrou para nós leitores. Para piorar, ele força a gente a pensar conforme a visão limitada do protagonista. Será que o autor acha que ninguém acredita em coisas sobrenaturais?
De uma forma ou de outra, me deixou a impressão de que os personagens não eram tão inteligentes assim como a história quer que a gente acredite, ou que o autor subestima demais a imaginação dos seus leitores.

Franciele.Puhl 20/08/2023

Caso Ward
Um livro denso e palavras difíceis, onde a história se dá início no futuro, com o passar dos capítulos estamos de volta ao passado, onde é explicada toda a história. Charles descobre que é parente de um certo bruxo do passado e começa a pesquisar e estudar sobre ele, faz viagens e experimentos, alguns um tanto bizarros, quando então começam a acontecer coisas bizarras.

chadee 17/08/2023

Achei o livro bem devagar no começo, o que torna algumas partes meio chatas, mas depois q a historia pega embalo ela começa a fluir bem, achei o enredo e o desenvolvimento extremamente interessantes, gostei demais

isolivsg 24/06/2023

Esperava mais....
Eu acho que coloquei muitas expectativa e me decepcionei um pouco. Não é ruim e de fato muitas partes da história te prendem bastante mas em muitas partes senti a leitura bem repetitiva e um pouco entediante.
Eu gostei e achei bem interessante a história em si, fiquei mega curiosa pra saber o desfecho entre outras coisas mas infelizmente não me impressionei com o final, em questão de terror eu esperava só um pouco mais mas em si a história é boa. Acho que meu maior problema foi com a escrita, a minha leitura foi bem lenta e me deu uma ressaca literária enorme mas soube que provavelmente eu goste mais de outros contos.

Bianca.- 13/06/2023

O Caso de Charles Dexter Hard.
Foi o primeiro livro do autor H.P Lovecraft que eu li,e foi também o primeiro desse gênero literário.
Devo dizer que foi uma primeira experiência interessante e o autor me surpreendeu com o desenvolvimento da história e o final que para mim foi o ápice da obra. O suspense, mistério, os personagens, a trama, os temas envolvidos deixaram o caso de Charles complexo e mostrou o que se pode acontecer quando uma pessoa se envolve com algo que fora oculto e suspenso por motivos sombrios e que não deveriam ser descobertos.
Esse é um livro que eu recomendo para as pessoas que gostam de um terror mais ?leve?.

Foxye~ 08/06/2023

O Caso de Charles Dexter Ward
Charles era um estudante obcecado pelos estudos do passado que, por destino ? ou azar ? acaba por encontrar documentos que comprovavam seu parentesco com um homem sombrio e esquecido pela história, Joseph Curwen.

Movido por sua curiosidade e pelo seu amor pela história, Charles acaba envolvido em uma trama de horror, mortes e magia negra que o arrastam para o fundo do poço ocasionando seu desaparecimento mais que suspeito investigado por seu antigo psiquiatra e amigo da família doutor Willet que acaba também envolvido nessa trama horrível.

Cara, sinceramente acho que só fiquei presa assim quando tava lendo Robin Hood. Que livro cansativo pra se ler, misericórdia. Claro, no fim valeu a pena porque, quando eu achei que o final ia ser aberto, o autor me mostrou uma reviravolta que não era tão imprevisível, mas que se tornou quase inacreditável de se acontecer devido aos acontecimentos anteriores.

Foi um livro longo psicologicamente falando. Ele tem muitas informações complexas e algumas são até inúteis pra história, só estão ali pra cansar mesmo e isso torna a história completamente irritante. O mistério é magnífico e as descobertas vão te deixando curioso pra ver o que pode acontecer, mas o texto é tão corrido que cansa.

Por mais que eu ficasse muito curiosa, só de pensar no tanto de coisa inútil que entraria na minha cabeça, já dava preguiça de abrir o livro. Confesso que cheguei a desconfiar do Willet por um tempo, mas a maior parte dos momentos eu sequer entendia o que tava rolando. Tinha que reler a página quinhentas vezes pra poder entender metade do capítulo.

Não vou me estender muito porque esse foi o primeiro livro com uma história completa do LoveCraft que eu li e não quero só falar mal e acabar estragando a expectativa de outras pessoas com o autor, gosto muito de Lovecraft e sempre estive curiosa para ler os livros dele, acho que só não estava pronta pra o que viria no livro.

É uma leitura que vale a pena se você tiver paciência pra terminar porque eu quase desisti muitas vezes. É uma experiência muito singular, assumo. Cada um interpreta essa leitura de maneiras diferentes mas, sem dúvidas, intelectuais em todos os aspectos. É um livro complexo, mas com um final muito legal.

3,5 ? só por esse cansaço mental que eu senti.

skuser02844 29/05/2023

MUITO BOM, sinceramente o livro é bem massante, chega a ser bem chato em alguns momentos mas quando o livro embala ele fica muito bom, o plot do final me surpreendeu muito, finalmente acabei de ler essa desgraça ??

Bruno.Eyes 02/05/2023

Impactante até a última página. Não imaginei que fosse acabar dessa forma, me vi muito no Charles no fato de gostar de assuntos voltados à arqueologia e outros. Jamais no entanto me aprofundaria em temas sombrios e que demandassem esforços além do que conhecemos.
Vale a pena, o final me deixou revoltado, por esse mesmo motivo quero ler outros dele rs.